Maneskin: um show super energético para o público jovem
Resenha - Maneskin (Espaço Unimed, São Paulo, 09/09/2022)
Por Diego Camara
Postado em 13 de setembro de 2022
Depois de fazer grande sucesso em sua apresentação no Rock in Rio, a banda italiana Maneskin veio para São Paulo para fechar sua passagem no Brasil. Sendo um dos destaques na Cidade do Rock, além de grande recepção da crítica especializada realmente gabaritou a banda para uma apresentação de casa cheia no Espaço Unimed. Confira abaixo os principais detalhes do show, com as ótimas imagens de Fernando Yokota.
O público jovem dominava a pista do Espaço Unimed na noite de sexta-feira quando o Maneskin subiu ao palco com 10 minutos de atraso para a sua apresentação. Eles se amontoavam, ansiosos, nas pistas e nos camarotes da casa, muitos inclusive dividindo o espaço com os seus responsáveis. Os fãs chamavam a banda para o palco e gritaram em diversos momentos palavras de ordem contra o governo Bolsonaro.

Quando a banda subiu ao palco, foi uma enorme festa. A gritaria e a cantoria dos fãs foi enorme, deixando o som dos instrumentos se perdendo com os vocais de milhares de pessoas que cantavam "Zitti e Buoni" em conjunto com Damiano David. O som é bem interessante, tendo uma pegada que mistura um estilo meio industrial, com uma pegada eletrônica e uma pitada de gótico.

Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
As batidas transformaram a casa numa grande pista de dança, e o público pulava e se amassava com tanta intensidade que fazia o chão tremer. O público cantou muito todas as músicas, com os vocais inclusive substituindo em vários momentos os de Damiano David. "In Nome del Padre" é um grande exemplo disso, onde em diversos pontos o vocalista simplesmente entregou a tarefa para os fãs cantarem a música, inclusive para a surpresa enorme dele, que elogiou a consistência musical dos fãs e a qualidade vocal dos brasileiros.

O Maneskin é jovem, sensual e extremamente escrachado em seu estilo, o que pega muito com os fãs mais jovens, que gostam dessa versão extremamente visual do rock. O público parecia extremamente vidrado, e o cover de "Beggin’" somente cimentou ainda mais esta relação. A banda tem presença de palco, e o show parece ser extremamente bem coordenado para levar o público a este estado de insanidade e paixão.

Começa um momento, porém, que tudo parece soar meio repetitivo, como um plano bem arquitetado e construído onde nada pode dar errado. As idas constantes da banda até a grade, como que mecanicamente e sem trazer algo novo, parece a tentativa de prosseguir com uma fórmula que deu certo mais do que uma iniciativa fluída da banda. Parece nestes pontos faltar um pouco de traquejo aos integrantes, ainda jovens e com pouca experiência de palco, para tornar a apresentação mais natural.

Tirando isso, porém, há enormes qualidades na banda. O som do baixo de Victoria de Angelis é realmente impressionante e muito forte, especialmente quando ele se sobressai de toda a linha musical e puxa para si o protagonismo. A banda soa incrivelmente bem nos ritmos, e a repetição sonora puxada o estilo eletrônico serve para manter o público atento à performance durante todo o show.

E isso funciona incrivelmente bem. O público cantou durante todo o show rivalizando com os vocais da banda, fazendo com que o som altíssimo da casa não fosse páreo para os pulmões do público. A equipe técnica, por sinal, de parabéns mais uma vez, tanto da casa quanto a Move Concerts conseguiram trazer um show a altura do gênero.

Setlist:
ZITTI E BUONI
IN NOME DEL PADRE
MAMMAMIA
LA PAURA DEL BUIO
Beggin' (cover do Four Seasons)
CORALINE
Close to the Top
SUPERMODEL
FOR YOUR LOVE
Touch Me
My Generation (cover do The Who)
I WANNA BE YOUR SLAVE
I Wanna Be Your Dog (cover do The Stooges)
LIVIDI SUI GOMITI
Bis:
Le parole lontane
I WANNA BE YOUR SLAVE























Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
O temor de Jim Morrison que fez um clássico do The Doors mudar de nome
O guitarrista que James Brown dizia conseguir tocar absolutamente qualquer coisa
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
Quando bandas de Hard Rock lançaram discos "grunge".
Bruce Dickinson assume a culpa por álbum do Maiden que foi terrivelmente mal gravado
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"



Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Covil Brutal recebe Sentence, Pathologic Noise e Critical Fear em Belo Horizonte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista
