Ratos de Porão e Surra: Noite de celebração e protesto
Resenha - Ratos de Porão e Surra (SESC Pompeia, São Paulo, 01/08/2019)
Por Alexandre Veronesi
Postado em 06 de agosto de 2019
Agosto já começou em ritmo de festa para os amantes do Crossover e do Hardcore em São Paulo: RATOS DE PORÃO e SURRA, lenda e revelação, criador e criatura, lotaram as dependências do Sesc Pompeia nas 2 primeiras noites do mês, com apresentações marcadas por tons contrastantes de celebração e protesto.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Passados poucos minutos das 21h30, após uma breve introdução mecânica, os santistas do SURRA subiram ao palco para dar início à agressão sonora. O trio, formado por Leeo Mesquita (vocal e guitarra), Guilherme Elias (baixo e vocal) e Victor Miranda (bateria), disponibilizou há alguns meses o seu novo trabalho de estúdio, intitulado "Escorrendo Pelo Ralo", sendo este um de seus shows de lançamento. Ao vivo, a banda justifica a enorme notoriedade que vem obtendo dentro da cena underground nestes últimos anos, com um show conciso e altamente enérgico. O entrosamento entre os músicos é invejável, e os sons, de andamentos muito rápidos (em sua maioria), foram executados com alto nível de precisão. Em pouco mais de 30 minutos de atuação, o grupo despejou pauladas como "Escorrendo Pelo Ralo", "O Mal Que Habita A Terra", "Tamo Na Merda", "Embalado Pra Vender, "Mais Um Refém', "Virou Brasil Pt. 2", "Caso Isolado", "Parabéns Aos Envolvidos" e "7 a 1", todas recebidas com entusiasmo pelo público, que cantou junto e não economizou nos 'circle pits'.
Já o RATOS DE PORÃO é uma banda que dispensa maiores apresentações. Trata-se de uma verdadeira instituição do Metal/Hardcore/Punk brasileiro, com 38 anos de atividades ininterruptas e inabalável prestígio nacional e internacional. Em comemoração aos 30 anos do álbum "Brasil", provavelmente o mais aclamado de sua carreira (e um dos mais importantes da história da música pesada nacional, na opinião deste redator), o grupo formado por João Gordo (vocal), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria) vem, desde o mês de Abril, contemplando seus fãs com a apresentação do clássico na íntegra. O Sesc Pompeia se tornou um verdadeiro pandemônio durante a execução de petardos como "Amazônia Nunca Mais", "Aids, Pop, Repressão", "Lei Do Silêncio", "Beber Até Morrer" e "Plano Furado Pt. 2".
Como de praxe, o quarteto entregou uma performance de altíssima qualidade, exatamente da forma que os fãs esperam. João Gordo sempre foi um frontman de presença imponente, e mesmo em processo de recuperação de uma forte pneumonia, cantou / berrou a plenos pulmões, e brincou com a galera, entregando celulares perdidos no 'mosh' aos seus donos. Jão e Juninho fazem a linha de frente e agitam o público, enquanto o pobre kit de bateria de Boka é brutalmente espancado.
Da segunda metade do "Brasil", os destaques ficaram por conta de "Crianças Sem Futuro", "Farsa Nacionalista", "Porcos Sanguinários", "Vida Animal" e "Máquina Militar", esta última 'gentilmente' dedicada ao General Mourão. Aliás, vale citar que não faltaram referências e 'alfinetadas' ao nosso 'digníssimo' presidente Jair Bolsonaro, entre e durante as canções. Ao término do disco homenageado, a banda sai do palco, e a música "Se Gritar Pega Ladrão" (bastante sugestiva, diga-se de passagem), do lendário sambista Bezerra da Silva, passa a rolar nos PAs da casa. Esta foi a deixa para o 'bis', que contou exclusivamente com sons do disco de estréia, de 1984: "Morrer", "F.M.I.", a faixa-título "Crucificados Pelo Sistema" e "Só Pensa Em Matar", com direito a uma pequena 'jam' dos instrumentistas ao final, encerrando assim mais este excelente show do RxDxPx, após cerca de 45 minutos de puro caos.
SETLISTS
RATOS DE PORÃO
01. Amazônia Nunca Mais
02. Retrocesso
03. Aids, Pop, Repressão
04. Lei Do Silêncio
05. S.O.S. País Falido
06. Gil Goma
07. Beber Até Morrer
08. Plano Furado Pt. 2
09. Heroína Suicida
10. Crianças Sem Futuro
11. Farsa Nacionalista
12. Traidor
13. Porcos Sanguinários
14. Vida Animal
15. O Fim
16. Máquina Militar
17. Terra Do Carnaval
18. Herança
Se Gritar Pega Ladrão (Bezerra da Silva) (vinheta)
19. Morrer
20. F.M.I.
21. Crucificados Pelo Sistema
22. Só Pensa Em Matar
SURRA
Intro
01. Escorrendo Pelo Ralo
02. O Mal Que Habita A Terra
03. Do Lacre Ao Lucro
04. Não Escolha
05. Peso Morto
06. Tamo Na Merda
07. Embalado Pra Vender
08. Anestesia
09. Mais Um Refém
Virou Brasil Pt. 1 (vinheta)
10. Virou Brasil Pt. 2
11. Não Entendi
12. Caso Isolado
13. Arquitetos Da Desgraça
14. Madeira E Sangue
15. Cubatrinta
16. Parabéns Aos Envolvidos
17. 7 a 1
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
João Gordo e Asteroides Trio em clipe encapetado
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
O navio que vinha da Austrália e acabou fazendo Ratos de Porão inventar o crossover
Por que Ratos de Porão e Cólera saíam do Brasil e Inocentes não, segundo Clemente
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


