Phil Anselmo: resenha e fotos do show em Porto Alegre
Resenha - Philip H. Anselmo and The Illegals (Bar Opinião, Porto Alegre, 29/01/2019)
Por Luciano Schneider
Postado em 05 de fevereiro de 2019
Fotos por Liny Oliveira
O clima em janeiro na cidade de Porto Alegre é algo absurdo, beirando o insuportável. E ainda mais para quem usa roupas pretas. Mesmo assim, no final de tarde e começo da noite do dia 29/01, quem passasse na frente do bar Opinião veria uma multidão trajando preto, a maioria bebendo cerveja numa tentativa de combater o calor implacável. Mas havia um motivo especial para se vestir a caráter nesse dia: o show de Phil Anselmo e seu mais recente projeto, The Illegals.
O consagrado vocalista, do alto de seus 50 anos de idade, alcançou a fama com a banda Pantera, um dos grupos que definiram o metal nos anos 90. Após o final da banda, Anselmo não ficou parado, tendo sido vocalista de outros grupos musicais conhecidos, como Down e Superjoint Ritual. Atualmente lidera a banda The Illegals, que, segundo me informaram, declara fazer "anti-música". Mas seja como for, a maior parte dos presentes estava ali para ouvir Pantera, o que compõe metade das músicas tocadas nessa turnê.

Pontualmente às 21 horas, horário anunciado para o show, a banda sobe ao palco. O último a entrar é obviamente o vocalista. Um veterano dos palcos, Phil Anselmo tem um carisma natural, que se reflete em sua atitude. Mesmo sendo recebido com gritos ensurdecedores, demonstra a tranqüilidade de quem encara isso como rotina, mascando seu chiclete e cumprimentando as pessoas da primeira fila.
Porém, assim que os vocais entram na primeira música, Bedridden, o clima esquenta, com cerveja voando e muita bateção de cabeça. A idéia da banda é um som pesado, com uma mistura de metal e hardcore e mudanças bruscas de clima e andamento. As primeiras cinco músicas do show eram do repertório do Illegals e o público fez o possível para acompanhar, mas são músicas complexas de entender em uma primeira audição.

De qualquer maneira, verdade seja dita, poucos ali estavam interessados em ouvir as músicas novas. A grande atração era ver Phil Anselmo cantando as músicas que o consagraram, do Pantera, e a segunda metade do show era dedicada à isso. Portanto, quando a hora chegou, aqueles que já sabiam o repertório começaram a pedir em coro por Mouth For War, e foram prontamente atendidos. Nesse momento é que o show começou realmente para a maior parte dos presentes, com todos em massa cantando a música a plenos pulmões. Essa tendência continuou, geralmente com Phil Anselmo cantando as estrofes e deixando os refrões para o público. E assim seguiram, com Becoming, This Love, Fucking Hostile e Hellbound.

Depois de um medley de Domination e Hollow, a banda se despede e sai do palco. Um show muito curto, de apenas 55 minutos. Mas claro que logo voltaram, após pedidos incessantes de bis. Phil Anselmo aproveita para elogiar a empolgação do público e pergunta o que querem ouvir. O povo pede e é atendido, com Walk.

Ainda houve tempo para I'm Broken e para ver Phil Anselmo levantando a camiseta para fazer uma dancinha do ventre, uma desculpa para mostrar a sua conhecida tatuagem, que diz "Unscarred". Após a saideira, com A New Level, e uma última brincadeira do vocalista, que chamou o público para cantar a última frase de Stairway To Heaven, Anselmo agradece, faz o popular "mic drop" e sai do palco, dessa vez definitivamente. Um show que foi realmente curto demais. Mas não estou reclamando. Afinal, creio que todos saíram satisfeitos após ver de perto esse ícone do metal.







Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
A clássica banda prog que Dave Grohl nunca curtiu; "hippie demais pra mim"
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
15 músicas que o Megadeth nunca tocou ao vivo - e dificilmente tocará
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Geddy Lee comenta tour que Rush fará no Brasil em 2027
Família de Neil Peart apoia a turnê "Fifty Something", que marca o retorno do Rush




A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
O melhor vocalista da história da era moderna, segundo Phil Anselmo
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985


