Vênus: 30 anos depois, festival marca o retorno triunfal da banda
Resenha - 1º Theresina B. B. Rock (Teresina, PI, 08/07/2017)
Por Igor Soares
Postado em 17 de julho de 2017
O Theresina B.B. Rock reuniu 10 nomes do rock n’ roll piauiense em um festival que há muito não se via por essas bandas. Dois palcos, uma super estrutura de som e luz, organização impecável e o público comparecendo pra valer.
Nomes mais recentes e verdadeiros dinossauros da cena piauiense uniram forças para o evento que definitivamente trouxe a capital do Piauí de volta ao circuito dos festivais e que reuniu, 30 anos depois, uma verdadeira lenda dos primórdios do Heavy Metal nacional, o Vênus.
A maratona de mais de 10 horas de shows começou no finalzinho da tarde com a MODSTOCK, primeira banda a subir ao palco e que mandou ver com seu instrumental retrô. Uma verdadeira viagem no tempo para os anos 60 e 70, misturando blues, jazz, mod e fusion em um set composto por músicas de "Mod is back", o primeiro álbum do grupo. Um prato cheio pra quem gosta do som alucinante dos lendários órgãos Hammond.

Estreante em festivais, os garotos do BLACK TIES vieram na sequência e se saíram muito bem diante da responsabilidade de encarar seu primeiro grande palco. Destaque para "Your Game" e "Something to You" lançadas como single nas plataformas digitais e que dão a deixa para o futuro promissor desta jovem banda.
O parnaibano TEÓFILO LIMA veio logo depois, e ele que já há algum tempo se apresenta no formato power trio, levantou o público com um rock n’ roll mais direto e bem mais agressivo em relação ao início da carreira. Com o público na mão e quase todas as letras na ponta da língua da galera, o cara fez um ótimo show.
Depois foi a vez dos RADIOFÔNICOS, com seu rock pra cima e bastante influenciado por nomes dos anos 60, os caras que já são bem experientes nessa praia fizeram um bom show, tocando músicas dos álbuns "Esse som é radiofônico" e "E aí, Broto", a banda aproveitou o show para também divulgar o documentário "Ame o rock" que conta a trajetória de 20 anos do grupo. Mas esse é um papo pra outro texto.

O blues rock do guitarrista ANDRÉ DE SOUSA também esteve no festival, o músico mostrou as composições de seu recém lançado álbum, "Mojo, Blues e Patuá". Destaque para o repertório autoral, técnica e presença de palco do músico, além de uma excelente versão rock n’ roll para o clássico "Respeita Januário" de Luiz Gonzaga, que também está no disco do guitarrista. Showzaço!
Mais uma troca de palco e foi a vez do MAVERICK 75. Tocando os sons de seu disco de estreia, a banda conseguiu empolgar o público com uma ótima performance e músicas como "Shuddering Fear" e "Walking Alone". Rock n’ roll pra cima e empolgante como deve ser.
O COJOBAS, que é uma espécie de "supergrupo do rock piauiense", conta com músicos experientes e acostumados aos grandes espetáculos, são famosos pelos mega tributos aos deuses do rock e agora começam a trilhar o caminho da música autoral após o lançamento de um excelente EP com três faixas autorais. Muito bom conferir esse timaço tocando o seu próprio som.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Era chegado então o momento mais esperado da noite! O VÊNUS, banda piauiense considerada uma das pioneiras do metal nacional, subia pela primeira vez ao palco após um hiato de 30 anos. Fundada em 1982, a banda se separou após o lançamento de seu primeiro e único disco em 1986. O LP, o primeiro do estilo lançado no nordeste, foi responsável por colocar o Piauí no mapa do metal nacional dos anos 80 e hoje é um raríssimo item de colecionador, ocupando lugar de destaque na história e sendo considerado por muitos como um dos discos mais influentes do heavy metal brasileiro.
João Filho (voz); Thyrso Marechal (guitarra); Ico Almendra (guitarra), Carlos Pincel (baixo) e Kinha (bateria) subiram ao palco e iniciaram o show com uma música nova chamada "Medo Medonho". Lá estavam todos os elementos que fizeram do Vênus a lenda que todos esperaram décadas para ver, e como foi bom ouvir o verdadeiro som daquelas guitarras e do vocal da banda. Músicas como "Existência", "Misticismo", "Elos de Nossa Utopia", "Solta o Vírus" e "Babão" foram um verdadeiro desfile de clássicos, dos quais o público tinha as letras na ponta da língua. Na plateia, gente que esperou uma vida inteira pra ver aquela banda reunida outra vez, gente que veio de outras cidades e outros estados para ver o show, que foi emocionante do começo ao fim!

A noite poderia acabar ali, mas os últimos dois shows seguraram o público até o fim na arena montada no Theresina Hall. O ANNO ZERO veio na sequência e fez um set curto, mas muito empolgante. A banda de "dark metal" é uma das mais importantes do cenário piauiense e sempre atrai muita atenção do público por onde passa. Destaque para músicas como "Deceptions", "Relief" e "Fool" que mantiveram o peso nos PAs e fizeram o gancho para o outro nome de peso que viria logo depois.
O MEGAHERTz teve a missão de fechar a noite e o fez com chave de ouro! A banda de thrash metal que é contemporânea do Vênus e está na ativa desde a década de 1980, também era uma das grandes homenageadas da noite e tocou no palco que levava o nome de seu guitarrista, Kasbafy.

Entre músicas mais recentes e que estarão em seu próximo disco de inéditas, lá estavam hinos como "Mr. Lorpa", "Technodeath" e "Celebration" que levaram o público ao delírio com direito a mosh pits durante todo o show.
Foi uma noite memorável, que deixou a promessa de que o festival se repetirá em 2018. Que venha o próximo Theresina B.B. Rock!

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Como Lobão conquistou respeito dos presos: "Depois disso, comecei a ganhar autoridade"
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
Jerry Lee Lewis: o dia em que ele quase matou John Lennon
O pior álbum dos Beatles para os próprios integrantes dos Beatles
A opinião de Raul Seixas sobre o Led Zeppelin e a cena do rock brasileiro nos anos 1980

O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista

