Fanzine Rock Bar: JackDevil, Alchmist, Gallo Azhuu. School Thrash
Resenha - JackDevil, Alchimist, Gallo Azhuu (Fanzine Rock Bar, São Luis, MA, 22/04/2017)
Por Rogério Sousa
Postado em 26 de abril de 2017
No último sábado, 22 de abril, o Jackdevil deu o pontapé inicial em solo maranhense para sua turnê europeia, fazendo um show memorável em São Luís.
Com o Fanzine Rock Bar lotado, a Gallo Azhuu subiu ao palco às 21hs, mostrando logo porque foi escolhida para a abertura da festa. Com uma sonoridade pesada e inspirada por estilos que vão do stoner ao metal clássico, a banda tocou músicas de seu mais recente trabalho de estúdio, "Totem".
Na sequência foi a vez da Alchimist entrar apresentando um fullset de puro Power Metal Progressivo, com músicas de seu primeiro EP, o álbum "Ritual". As canções já são bem conhecidas pelo público e algumas faixas como "Beyond Darkness" e "Narcissus" foram cantadas com o público, no mais alto volume. A banda que é atualmente uma revelação para o maranhense, fez um show impecável e levantou os fãs que aguardam aquela apresentação após alguns meses do lançamento do EP. Destaque para o baterista Dã Carneiro, que fez um solo de deixar os espectadores hipnotizados e também para o desenvolvimento técnico do conjunto.
A velocidade e energia das canções é o que transformou a terceira banda a subir no palco em algo relevante na cena local. A School Thrash deu início ao seu show com duas músicas inéditas e o anúncio do lançamento de um próximo disco que será realizado por uma gravadora do exterior, mais precisamente da Indonésia. Em seguida vieram as canções que consagraram a banda no EP "Evil Attack". Daí em diante o ataque sonoro foi realmente maldito, no bom sentido, pois quem estava presente conseguiu absorver a força musical do grupo. a School Thrash, em resumo, fez questão de preparar o terreno para os seus companheiros de estrada do Jackdevil que, logo em seguida subiriam ao palco.
O público estava eletrizado com todos os shows até então e poucas vezes foi visto um evento com tantas pessoas enpolgadas em ver bandas autorais da capital maranhense. São Luís parece se preparar realmente para um novo momento e talvez, o show de prévia da turnê europeia do JackDevil tenha sido o início dessa nova fase.
Para encerrar a noite, às 00:40, o Jackdevil surgiu no palco do Fanzine Rock Bar. Ovacionado pelo público e exalando adrenalina, o grupo abriu as portas de sua apresentação com uma introdução na voz do Zé do Caixão e emendou com o clássico "Faster Than Evil", música de seu segundo EP, e logo se formou um mosh pit devastador, energizado pelo Thrash Metal rápido e feroz que a banda apresenta.
O Jackdevil, que segue para a sua primeira turnê pelo velho continente, mostrou o porque é um dos grandes nomes do metal brasileiro da atualidade, desenvolvendo um verdadeiro espetáculo capaz de convencer até quem não gosta do seu tipo de música. O show, diga-se de passagem, foi o mais eletrizante até hoje que já vi. Em diversos momentos o vocalista André Nadler fez questão de interagir com os fãs, que por sua vez, fizeram sua parte, lotando a casa, cantando todas as músicas em coro, criando os famosos cicle pit e deixando o show com uma energia incrível. Outra marca carimbada da banda também se fez presente: o stage dive ensandecido da galera, uma verdadeira chuva de gente se jogando do palco para os braços dos outros que assistiam ao concerto.
A banda ainda fez a estreia de seu mais novo integrante, o baterista Fernando "Hellboy", que fez jús à grande responsabilidade de assumir as baquetas. Executando com perfeição todas as musicas do set, Hellboy agitou até mesmo os mais tímidos.
Foi um tiroteio sonoro para ninguémbotar defeito. Poucas bandas brasileiras têm coragem de arriscar um repertório 100% autoral e o Jackdevil é uma delas. Músicas como "Under The Metal Command", "Flashlights" , "Bastards in the Guilhotine" , além da versão em espanhol "Rito de Satán" ( Satan´s Rite) fizeram parte da noite. Por fim, a banda encerrou sua apresentação com "Thrash Demons Attack" , e selando assim essa grandiosa partida para a Europa em turnê por 5 países.
Para o publico que, assim como eu, aguardava um grande show, a sensação de satisfação foi muito maior do que o que se fazia dd expectativa. Bandas alinhadas e com intensos , casa cheia, publico a mil e a noite terminou para todos da melhor forma possível. Com a sensação de dever cumprido.
Jackdevil é:
André Nadler – Screams and Guitars
Ric Mukura – Guitars
Speedwolf Renato – Bass
Fernando Hellboy – Drums
Setlist:
Faster Than Evil
Devil Awaits
Age of Antichrist
Flashlights
Bastards In Guillotine
Under The Metal Command
Evil Strikes Again
Vixen of Satan
Rito de Satán (Satan´s Rite)
Thrash Demons Attack










Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Fotografia: Rogério Sousa
Agradecimentos à Fanzine Rock Bar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
A decisão que Phil Collins considerou "o último prego em seu caixão" nos anos 80
Ney Matogrosso reflete sobre difícil relação com pai militar que se chocou ao ver seu show
As dez piores músicas lançadas pelo Led Zeppelin durante sua carreira


O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


