Cerimonial Fest: Clima de irmandade em festival no Amapá
Resenha - Cerimonial Fest (Sintracom, Macapá, Amapá, 15/11/2014)
Por Bruno Blackened
Postado em 21 de novembro de 2014
O alerta para serem trazidas mais bandas de Metal Tradicional parece ter surtido efeito! No final de semana último (15), o Cerimonial Fest teve o prazer de apresentar aos headbanguers amapaenses a banda THUNDERSPELL, de Belém-PA. O conjunto surgiu em 2010 e tem a demo Thunderspell na bagagem, depois de diversos contratempos, como trocas constantes de músicos e nomes.
Composta por Hugowar Andrey e Bruno Tavares (guitarras), Leonardo Rodrigues (vocal), Junior (bateria) e Bruno Gibson (baixo), o grupo tem como principais influencias JUDAS PRIEST, IRON MAIDEN, HELLOWEEN e MANOWAR, praticando Metal bastante pesado e energético, tal qual as bandas citadas. Uma enxurrada de riffs cortantes, agudos estridentes e "cozinha" bem entrosada foi o que se viu e ouviu. Excelente show!
Antes da headliner, houve as performances das bandas locais, sendo a HIDRAH a primeira delas. Com o set composto por um mix de covers e autorais, Another Way, Mankind, Desert Fields e Reign of Fire dividiam as atenções e os ouvidos do metalheads com Nothing to Say, Heroes of Sand, Nova Era (ANGRA covers), Power (HELLOWEEN cover) e Flight of Icarus (IRON MAIDEN).
Por causa de uma lesão em uma das pernas, o guitarrista Daniel Abreu não pôde tocar, mas isso não impediu a HIDRAH de fazer uma ótima performance. Melhoras ao músico!
Após uma pausa, CERIMONIAL SOMBRIO sobe ao palco para fazer a plateia continuar bangueando com seu Symphonic/Black/Doom Metal, subgêneros pouquíssimo explorados pelas bandas locais, mas bem vinda desde a primeira apresentação.
Formada por Luana Moura (vocal lírico), Del Almeida (bateria/vocal gutural), Lincon Figueiredo e André (guitarras), Danilo Monteiro (baixo) e Anderson (teclado), o sexteto também contou com a participação especial de Ygor Valente em uma das composições do set.
"P... que pariu, hoje tá dando tudo errado!", comentou Luana, quando o suporte do teclado de Anderson caiu, interrompendo uma das músicas no meio. Neste ponto, isso não aconteceu somente com CERIMONIAL SOMBRIO.
Uma explosão estava prestes a detonar tudo! Era a VISCERAL SLAUGHTER que estava exalando seu Death Metal! A banda executou, sem dó dos pescoços alheios, faixas do CD Caedem (Human Wreckage, Search for Power, Open your Grave e Scars of Tyranny) e um cover do BRUJERIA (La Migra). Senti falta de Carnal (VADER).
Victor Figueiredo, assim como os demais músicos, é bastante performático e comanda os banguers a fazerem moshes (que duraram, praticamente, toda a apresentação) e walls of death brutais, combinando com o som do conjunto.
Hora da headliner do Cerimonial Fest mostrar a que veio! Tal qual o caso da VISCERAL SLAUGHTER, a banda mostra bastante desempenho e entrosamento. O vocalista Leonardo Rodrigues principalmente: atiçava com gritos de "Hey!" e o coro "Ooooh!" nos momentos necessários, conversava, brincava, etc.
Um dos pontos altos do show foi quando Leonardo vestiu um colete jeans de cabeça para baixo, arrancando gargalhadas gerais! Outro foi quando a correia da guitarra de Hugowar soltou, fazendo o instrumento cair com um baque de dar dó!
Faixas da demo Thundespell (Link of Steel, Wild Spirit, Battle Scream, Shadow Zone e Thunderspell) uniram-se a outras como Lady in Black (em homenagem as mulheres), fazendo os cabelos do público esvoaçarem como se uma ventania tivesse vinda do palco, uma verdadeira e intransponível parede sonora.
Aprovado e ovacionado do início ao fim! E a recíproca foi verdadeira: Leonardo e cia. parabenizaram os demais grupos locais pelas ótimas apresentações! Ponto para o Metal amapaense e para o Cerimonial Fest, que, apesar do atraso, ocorreu sem desentendimentos e briguinhas. Tudo no maior clima de irmandade, como deve ser.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Sepultura anuncia último show na Europa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Paulo Ricardo e a loucura em hotel nos anos 1980: "Eu já tinha perdido o pudor!"
Internet vai à loucura com versão de "Toxic", da Britney Spears, no estilo Korn
O guitarrista que recusou entrar nos Rolling Stones; "eu poderia ter feito uma fortuna"
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Poppy - Uma psicodelia de gêneros no primeiro show solo da artista no Brasil
Festival Índigo cumpre a promessa em apostar no Alternativo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



