Andre Matos: Apresentação curta, improvisada mas agradável
Resenha - Andre Matos (Quintal Rock Bar, Teresina, PI, 14/11/2014)
Por Renato Filho
Postado em 20 de novembro de 2014
Este final de semana no qual foi celebrado a Proclamação da República, Andre Matos fez uma breve, porém inesquecível incursão pelo nordeste brasileiro, região que possui uma de suas bases mais fieis de fãs não só no Brasil, como em todo o mundo. O músico que já se aproxima dos seus 30 anos de carreira foi o vocalista de bandas como Viper, Angra, Shaman e participou de centenas de projetos paralelos que vão desde Pop Rock até Música clássica e Óperas. Falar de Andre Matos e sua importância para o Heavy Metal brasileiro é chover no molhado. O músico esteve em Teresina(PI) no dia 14 de Novembro e no dia seguinte(15/11) em Fortaleza no Ceará com a tour comemorativa dos 20 anos de Angels Cry, debut do Angra e clássico absoluto do Power Metal mundial. Porém foi divulgado músicas do seu último álbum The Turn of The Lights de 2012, além de várias outras músicas de toda a sua carreira.
Em Teresina, a banda Andre Matos foi anunciada como apresentação no festival Planeta Brazuca, a única banda de Heavy Metal no meio de várias atrações de nomes como Frejat, Nando Reis e Raimundos. Porém devido a uma polêmica e conturbada situação envolvendo um organizador do festival o evento foi cancelado na véspera de sua realização.
De qualquer forma uma parte da banda e equipe, incluindo o próprio Andre Matos se deslocaram para Teresina, apesar de terem sidos informados através de boatos nas redes sociais e com as notas oficias das outras bandas que iriam se apresentar sobre o consequente cancelamento do festival.
Uma vez aqui em Teresina, a banda não obteve nenhum contato e foram negligenciados pela produção do festival, tendo que desembolsar por conta própria os custos por hospedagem, alimentação e para viagem a Fortaleza para o show no dia seguinte.
Em meio a tamanha desventuras foi organizado um encontro com os fãs para uma sessão de autógrafos e fotografias. Uma atitude nobre de ambos os lados que foram igualmente prejudicados devido a incompetência dos responsáveis pela organização do festival. Andre chegou a ser entrevistado por diversas emissoras locais e esclareceu sobre a situação e mostrou que apesar das turbulências iria compensar seus fãs, vários destes que se deslocaram de cidades vizinhas e até de outros estados para ver a apresentação da banda.
Eis que o evento foi divulgado durante a própria sexta e contou com a presença de vários de seus fãs, que apesar do acontecido ficaram bastantes satisfeitos com a oportunidade de ver um show mais intimista e reservado. O evento veio acontecer no Quintal Rock Bar no mesmo dia que Andre deveria se apresentar no festival e atraiu uma legião de fãs para o local.
Inicialmente o evento foi divulgado, como já mencionado para ser um Meet & Greet com a banda, mas após algumas conversas foi concebido a ideia de um pocket show improvisado, apesar da ausência dos dois guitarristas da banda, Hugo Mariutti e Andre Hernandez que ainda não haviam se deslocado por uma decisão estratégica da banda. Apesar disso, após algumas horas de espera Andre chegou junto com Bruno Ladislau e Rodrigo Silveira e se apresentaram de forma totalmente improvisada no local com o apoio de alguns músicos locais na guitarra.
A banda apresentou clássicos como Fairy Tale, Lisbon e Living for the Night e alguns covers como Breaking The Law, Wasted Years e Flight of Icarus. Uma apresentação bastante curta mas muito agradável aos presentes devido ao clima minimalista da apresentação.
Após o show, Andre, Bruno e Rodrigo fizeram o prometido meet & greet com uma grande quantidade de fãs que se encontravam no local (inclusive este que vos escreve que teve a oportunidade de autografar seus vinis do Theater of Fate e Angels Cry).
Apesar do pesares, foi uma noite compensadora e só mostrou a humildade de Andre para com seu público ficando até uma promessa voltar em breve a capital piauiense. Espero que não demore mais cinco anos como foi o hiato entre seu último show que aconteceu no Bueiro do Rock e este descrito. No dia seguinte a banda viria a se apresentar em Fortaleza onde eu também fui prestigiar um do shows mais completos que já vi na minha vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Slayer e Metallica se odiavam, segundo vocalista do Machine Head
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
A banda que nunca gravou disco e virou o "Black Sabbath brasileiro", segundo Regis Tadeu
A banda em que um brasileiro apostou: "Tive tendinite de carregar mala com dinheiro"
Quem criou o vocal gutural? Alex Webster fala das origens do death metal e cita Lemmy
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que lançou o "Master of Puppets" do novo milênio; "James disse que curtiu, pronto!"
A música do Guns N' Roses em que Axl Rose queria algo de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana

Sander Gommans (After Forever, HDK, Trillium) presta homenagem a Andre Matos
Produtor gringo opina sobre Andre Matos: "Se você não gosta, é porque é true demais"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


