Piabetá Rock: como foi a sexta edição do evento carioca
Resenha - Piabetá Rock 6ª Edição (Magé, RJ, 20/10/2013)
Por Sigried Neutzling Buchweitz
Fonte: Rio de Metal
Postado em 26 de outubro de 2013
Como cheguei cedo desta vez, pude presenciar o momento em que a galera se reunia nas proximidades do bar onde foi o evento. Um monte de gente vestida de preto ao longo do trilho do trem, era até bonito de se ver. Em Piabetá, a galera agita pra caramba e eu sabia que a plateia ia quebrar tudo mais uma vez.
Por motivos alheios à vontade da produção, o local original teve de ser mudado, saindo do Campão do Piabetá para os fundos do Bar do Celestino. Uma das vantagens é que o lugar era bastante amplo, apesar de simples: não havia palco. Uma desvantagem é que essa mudança repentina de lugar impossibilitaria o uso de iluminação especial. Pois é, impossibilitaria, assim, no futuro do pretérito. Isso porque a banda Unmasked Brains gentilmente cedeu todo seu equipamento de luz e estrutura de palco (que em geral é de uso exclusivo deles), da primeira à última banda.
Então, foi montado o suporte para os panos de fundo, canhão laser, luzes giratórias, luzes fixas, fumaça... Bem, olhando as fotos do antes e do depois, dá pra sentir qual foi a diferença!
Lá pelas 19 horas começaram os shows. A primeira banda a se apresentar foi Homúnculo. O trio mostrou a que veio com seu Deth/Hardcore, muito bem recebido pela plateia. Essa banda da baixada fluminense começou em 2012 e atualmente está fazendo seu primeiro trabalho gravado.
Em seguida, apresentou-se Unmasked Brains. Esse foi o segundo show da banda na região, desta vez bem menos corrido, mas com a técnica apurada de sempre. Foi legal ver que uma parte da galera presente já estava um tanto familiarizada com as músicas deles. Durante este show, formou-se uma memorável roda apenas de mulheres. Segundo uns, chegou a ser mais brutal que a dos homens, tamanha a vontade delas de entrar na brincadeira.
O lugar esvaziou um pouco ao fim do show deles. Quem foi embora mais cedo perdeu os ótimos shows das bandas seguintes, além da chance de ganhar CDs das bandas.
A terceira a subir ao palco foi a Syren, com seu consagrado Heavy Metal clássico. Com um bom tempo de estrada, a banda coleciona shows no Brasil e no exterior. Atualmente, estão divulgando seu novo álbum, Heavy Metal, do qual eles sortearam alguns exemplares para a plateia.
Depois, veio a banda ForKill, com seu Thrash Metal puro e pesado no estilo Bay Area. Além de apresentarem as músicas do álbum atual, brindaram o público com uma música já do novo álbum. Também presentearam CDs à platéia.
A banda New Genp fechou o evento fazendo uma cover de Slipknot. Vestidos a caráter, chamavam a atenção da galera desde bem antes do início de seu show. Todos queriam tirar fotos com eles! Parecia até que a banda original tinha saído de São Paulo, onde se apresentaram no Monsters of Rock, e dado um pulinhho ali em Piabetá, nos fundos daquele bar...Tanto eles quanto a plateia agitaram bastante! Foi legal também ver o integrante da percussão trocar de lugar com o da bateria, no meio do show.
Ir a shows em Piabetá é sempre um prazer. Sabe por quê? A platéia é sensacional. Quem mora longe passa um certo perrengue pra chegar, principalmente por não conhecer bem as ruas e estradas da região. Ainda assim, o público é tão divertido e receptivo que vale vencer a distância.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Membro abandonado pela própria banda é salvo por financiamento coletivo
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Adrian Smith e a volta ao Maiden: "queriam o Bruce e já tinham dois guitarristas"
Metallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhação
O álbum punk favorito de Joey Ramone, o disco que ele levaria para uma ilha deserta

Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Poppy - Uma psicodelia de gêneros no primeiro show solo da artista no Brasil
Festival Índigo cumpre a promessa em apostar no Alternativo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



