Black Sabbath: Um show nota 1000 no Rio de Janeiro
Resenha - Black Sabbath, Megadeth (Praça da Apoteose, RJ, 13/10/2013)
Por João Paulo Linhares Gonçalves
Postado em 18 de outubro de 2013
Outubro de 2013. Dia treze. Domingo. Oito horas da noite. Foi quando presenciamos um dos melhores shows de toda a história do rock no Rio de Janeiro. Foi o dia e a hora que o Black Sabbath tomou a Praça da Apoteose de assalto e promoveu uma catarse coletiva para os 35 mil presentes. Um show fantástico que ficará para sempre na nossa memória!!
Black Sabbath - Mais Novidades
Antes de mergulhar na apresentação do Black Sabbath, vou falar um pouco do Megadeth, que abriu a noite e nos trouxe um show enxuto, tocando somente algumas das mais importantes canções de sua vasta discografia. Aqui no Rio de Janeiro, a banda teve seu som um pouco prejudicado - pelo menos esta foi a minha impressão da arquibancada. O som estava um pouco embolado e baixo demais. Ainda assim, a banda mandou ver, com destaques para "Sweating Bullets", "Symphony Of Destruction" e a arrasa-quarteirão "Holy Wars... The Punishment Due", que fechou o show. Uma pena a banda não ter tido um som mais cristalino que nos permitisse ouvir o trabalho dos dois guitarristas adequadamente - eles merecem. Dave Mustaine se mostrou muito simpático e fez questão de agradecer bastante o público. A plateia teve uma recepção morna, principalmente a galera da pista premium; o pessoal da pista mais atrás agitou bem mais e gritou bastante o nome da banda.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Respeitando os horários como bons britânicos, pouco antes das 20:15 um pano negro foi baixado no palco, gerando uma enorme expectativa no público. Esta expectativa só aumentou quando Ozzy começou a puxar o coro "ô ô ô". Alguns instantes depois, as luzes se apagaram completamente e as sirenes começaram a soar em toda a Apoteose, um prelúdio da catarse que falei acima: rapidamente, os pais do heavy metal assumem seus lugares e os primeiros acordes de "War Pigs" ecoaram absolutos, gerando uma comoção geral: percebia-se nos olhares, nas reações, nos abraços nos amigos mais próximos, que o sonho de ver a banda dos sonhos tinha se tornado realidade. Particularmente, fiquei em um estado de catarse catatônica: segurava a câmera para tirar fotos e mal consegui ligar o equipamento (felizmente passei a câmera para minha esposa, que tirou as fotos que ilustram este post); meus olhos marejaram, meu coração deu uma disparada, um arrepio subiu minha espinha e tudo o mais. Só voltei ao normal no meio da música seguinte, "Into The Void", e foi então que me atentei melhor ao show. O som havia melhorado uma enormidade: a guitarra de Tony Iommi parecia uma orquestra de trovões atordoantes, despejando os melhores riffs da história do rock diretamente em nossos tímpanos. Geezer Butler complementava esta sonoridade apocalíptica com seu baixo distorcido cuspindo notas de forma alucinante. Ozzy Osbourne foi o mestre da cerimônia macabra, na verdade uma celebração aos 40 anos de história desta instituição do heavy metal. Ozzy regia todos, puxava e exigia de toda a plateia a máxima vibração possível (e sua voz aguentou as duas horas de show muito bem, obrigado!). Tommy Clufetos era ao mesmo tempo a fagulha e o combustível que movia a banda, explodindo numa adrenalina absurda, surrando seu kit como se não houvesse amanhã. Uma grata revelação esta performance de Clufetos (claro que Bill Ward teria deixado a coisa toda ainda mais especial, mais Tommy fez muito bonito!).
Outras músicas que me deixaram em estado de catarse, e que tiveram uma reação incrível do público, foram "Black Sabbath", o clássico assustador que transformou a Apoteose num gigantesco culto ao heavy metal; "N.I.B.", com Geezer e seu baixo arrasando na tradicional introdução, e todo aquele coro de pessoas cantando quase todos os versos; "Iron Man" e a plateia cantando em coro, lindamente, o riff da canção; e "Paranoid", com o começo falso de "Sabbath Bloody Sabbath" e a conversão para o clássico, gerando uma empolgação impressionante em todos. Final apoteótico muito apropriado, uma apresentação divina, que ficará marcada para sempre em nossas memórias. Compartilharemos estas lembranças com nossos familiares e amigos por muito tempo, tentando passar a emoção que sentimos neste dia. Poderia eu escrever mais cem parágrafos e não conseguiria ser objetivo na tentativa de tal descrição. Só quem esteve lá sabe o que foi ver aqueles senhores no palco. Indescritível!!
Alguns vídeos:
"War Pigs":
"N.I.B.":
"Iron Man":
"Paranoid":
Nota 1000 para o show!! Depois desse show, minha vida se fez muito mais completa!!
Outras resenhas de Black Sabbath, Megadeth (Praça da Apoteose, RJ, 13/10/2013)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Iron Maiden passou perrengue para gravar a lendária demo "The Soundhouse Tapes"
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
Os erros e acertos do Bangers Open Air 2026, segundo canal Detector de Metal
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
Rob Dukes lembra idiotices antes da sobriedade: "um mix de David Lee Roth e Hulk Hogan"
Keith Richards descarta shows dos Rolling Stones ainda em 2026
Eddie Vedder anuncia atrações do Ohana Festival 2026
Banda iraniana foi condenada pela Lei da Sharia por tocar metal e caso chocou o mundo do rock
Heavy Metal: 25 bandas que fizeram o gênero ser o que é
Aerosmith e Guns N' Roses: O acordo sobre drogas em 1988
David Gilmour diz o que achou de assistir O Mágico de Oz com "Dark Side of the Moon"

Qual foi a sensação de Rob Halford ao ouvir o Black Sabbath pela primeira vez
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
A pergunta bizarra que médico fez para Ozzy Osbourne em hospício
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista
