Norte Extremo Fest: como foi o evento em Macapá
Resenha - Norte Extremo Fest (Disco Gloss, Macapá, Amapá, 11/05/2013)
Por Bruno Blackened
Postado em 17 de maio de 2013
Para alegria dos fãs de Metal em sua mais pura brutalidade, sujeira e ríspidez, um evento dedicado ao Metal Extremo foi realizado neste final de semana: o Norte Extremo Fest, em parceria com o Cerimonial Fest. A celebração ocorreu em um local incomum, mas já familiar para os metalheads: a boate Disco Gloss. Apesar de sediar festas Disco e de música eletrônica, o espaço para o público é amplo, climatizado e tem uma ótima estrutura de som. O ponto negativo fica por conta do palco, reduzido a um canto onde, espremidos, ficam os músicos, o que diminui a performance de qualquer grupo.
Enquanto o pessoal se "aquecia" com bebida e Metal em carros estacionados perto da boate ou numa praça perto dali chamada Largo dos Inocentes (mais conhecida como Formigueiro), os membros da MENTAL CAOS afinavam os instrumentos e passavam o som para abrirem os shows.
Depois dela, o Black Metal da banda BLACK AEON (projeto dos membros da OPUS PROFANUS) tomou conta do local e chamou a atenção do público para dentro da casa. Em seguida, tivemos a destruição Thrash Metal do grupo CARNNYVALE, que vem chamando atenção do underground por sua música rápida, agressiva e visceral. Um mar de moshes, stages dives e cabelos esvoaçantes em cada faixa executada. Além de detonarem com suas músicas autorais, o vocalista, nos intervalos, discursa sobre a importância da união na comunidade Heavy Metal e ainda houve os covers para Piranha (EXODUS) e Mad Butcher (DESTRUCTION). Destruidor!
A seguir, OBTHUS. Comandado pelo vocalista Diego e composto por alguns músicos já conhecidos na cena (como Andrey Góes e André Reis, ambos da HIDRAH), o grupo colocou a casa abaixo em um repertório composto por músicas autorais (Crucificados e Deixe Queimar, ótimas, por sinal) e covers de TORTURE SQUAD (Generation Dead), DEATH (The Philosopher e Bite the Pain), KREATOR (All of the Same Blood e Enemy of God) e SEPULTURA (Beneath the Remains e Troops of Doom).
O público pedia por um cover do SLAYER em homenagem a Jeff Hanneman (falecido no dia 2 deste mês), mas o tempo da banda havia esgotado. Assim como a CANNYVALE, a OBTHUS destruiu tudo a cada nota despejada, assim como fez os metalheads agitarem pra valer. Matador! Só faltam mesmo os discos de estréia de ambas as bandas.
Encerrando o Norte Extremo Fest, mais Black Metal soturno e viajante com a OPUS PROFANUS. Celebração arrasadora! Meus parabéns aos organizadores do evento e fico na torcida para que haja outras edições do Norte Extremo Fest. O Heavy Metal amapaense precisa de iniciativas como esta!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Andreas Kisser diz que Xororó podia tranquilamente cantar no Helloween
O único membro do Iron Maiden que recusou convite para banda e único a ter 2ª chance
O cantor que para Bruce Dickinson poderia superar qualquer vocalista de Metal

O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



