B.B. King: Uma noite de reverência ao Blues em São Paulo
Resenha - B.B. King (Via Funchal, São Paulo, 06/10/2012)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 07 de outubro de 2012
O Rei: B.B. KING. Os súditos: milhares de pessoas que lotaram por completo a Via Funchal, palco escolhido para a festa. Em noite de reverência ao Blues, o guitarrista B.B. KING trouxe sua música e sua alegria para algumas apresentações no Brasil, três delas em São Paulo (Via Funchal, 05 e 06 de outubro e Bourbon Street dia 07 de outubro).
Fotos por Leandro Anhelli (www.anhelli.com.br)
Esse segundo show da capital paulista estava marcado para 22h, mas antes mesmo de começar uma das atrações para o público era admirar e fotografar Lucille, a guitarra do mestre do Blues. Lucille, como B.B. KING chama seu instrumento de trabalho desde a década de 50, estava "descansando" ao centro do palco, aguardando para ser acolhida pelas mãos do Rei.
Com pouco mais de 15 minutos de atraso, as luzes se apagaram e a banda do guitarrista entrou em cena. Ainda não era hora de se ouvir o som de Lucille, pois nas duas músicas iniciais B.B. KING ficou de fora. Apenas sua banda esquentou o público, com direito a solos de praticamente todos os integrantes.


O velho mestre apareceu algum tempo depois sob forte aplauso de um público em pé para recebê-lo. Acomodado em uma cadeira e já com sua guitarra no colo, B.B. KING tocou algumas rápidas notas e agradeceu o público, brincando que a única palavra que sabe em português é "obrigado". Passou então a apresentar os oito integrantes de sua banda, sempre com bom humor e arrancando risos da plateia.
Ao final da apresentação dos músicos, B.B. KING brincou que era o mais velho deles e dedicou a música seguinte aos fãs. "I Need You So" foi tocada e KING pôde então mostrar seus dotes com a guitarra.


Assim como B.B. KING, os demais músicos estavam trajados com ternos e muito elegantes. O Rei vestia um paletó brilhante e gravata borboleta. Com 87 anos recém completados em setembro, o bluesman mostrou que ainda tem disposição para tocar para seu público, formado por pessoas de todas as idades e fãs dos mais diversos gêneros musicais.
"Everyday I Have The Blues" foi a próxima da noite, seguida por "Key To The Highway". Nos intervalos entre as canções, o guitarrista não perdia o bom humor e a oportunidade de sorrir e brincar com o público, como quando prontamente respondeu a um fã que gritou "eu te amo". "Eu te amo também" foi a resposta imediata de KING, antes de tocar "When Love Comes To Town" e "Rock Me Baby".
Para o final, B.B. KING guardou mais momentos especiais. Primeiro com "You Are My Sunshine", para fazer a plateia cantar junto, enquanto tocava o famoso acorde da música mundialmente conhecida. Depois foi a vez de "The Thrill Is Gone" e KING pediu para o público levantar as mãos e acompanhá-lo.


O fechamento veio com "When The Saints Go Marching In", um hino da música gospel americana que divertiu muito o público, que a essa altura já se encaminhava para o frente das mesas.
Muitos fãs se aglomeraram em pé ao centro do palco nessa parte final do show e B.B. KING aproveitou para distribuir palhetas, autografar alguns itens que lhe eram entregues e posar para fotos, antes de sair de cena de vez, escoltado por sua equipe.
Vai deixar saudade, depois de mais essa emocionante e alegre apresentação. Vá com Deus mestre e até a próxima!
Agradecimentos a Maria Inês Costa (MAIC Comunicação) e Miriam Martinez (Via Funchal) pela atenção e credenciamento.










Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
O único que pode ser tão reconhecível quando B. B. King, segundo Joe Bonamassa
A crítica de B.B. King a Yngwie Malmsteen que explica ódio de Lobão por Iron Maiden
Os melhores guitarristas de rock de todos os tempos, segundo o lendário B. B. King
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


