Liberdade ao Rock: como foi a edição 2012 do evento
Resenha - Liberdade ao Rock (Praça da Bandeira, Macapá, Amapá, 07/07/2012)
Por Bruno Blackened
Postado em 19 de julho de 2012
Mais um edição do Liberdade ao Rock aconteceu, como de costume, na Praça da Bandeira. Como sempre, publico garantido e em peso para as bandas de Rock e Metal. O único problema do Liberdade ao Rock é o atraso: o que estava previsto para começar as 20h começou duas horas depois. Isso desfalca bandas e fãs. As primeiras ficam com repertório reduzido e alguns fãs, por não possuírem transporte próprio, são obrigados a irem embora mais cedo por dependerem das linhas de ônibus. Problemas com o equipamento de som também atrapalharam os primeiros grupos a tocarem.
Enquanto as bandas apresentavam-se, uma barraca de vendas de camisas foi aberta ao lado do palco, comercializando artigos do próprio evento. Com um nome desses, é claro que as bandas de Pop Rock, Alternativo e Hardcore tocam por mais tempo, mas o Metal também tem seu espaço. E ele começou com a banda THE HIDES, que fez covers de IRON MAIDEN (The Trooper e Fear of the Dark) e METALLICA (Enter Sandman), o que serviu para chamar a atenção dos banguers para as bandas que viriam a seguir.
A MYSTERIAL é a nova banda de Vanessa Rafelly (vocal, ex-SEED FALLS), que chama a atenção por onde passa por alternar vocais líricos e guturais. Completam a formação Wesley Prata (bateria), Iohanes Nascimento e Thiago Dantas (guitarras) e Jaasias Souza (baixo). A MYSTERIAL apresentou três músicas, sendo duas próprias e um cover (Rock the Earth, de ROB ROCK). Glory abriu o show de forma magistral, com Vanessa mostrando toda sua potência lírica logo no início. O destaque fica por conta de Days of Pain, nos quais destacam-se os riffs de guitarra: simplesmente matadores.
Sem deixar a peteca cair, a HELOIM veio logo em seguida, transformando o Liberdade ao Rock num verdadeiro culto ao todo-poderoso com seu empolgante Heavy/White Metal. Apenas um Caminho foi a primeira do set, seguida de Jerusalém. Nesta faixa, Jaasias convidou Michel Arruda (ex-PROFETIKA) para cantar. Há notícias de que o projeto dos antigos membros da PROFETIKA chama-se CARNIFECTOR. A proposta sonora ainda é o Thrash, mas as letras abordam outros temas. Voltando a HELOIM, esta encerrou sua apresentação com Luz do Mundo, mais um petardo White.
Outra banda que chamou a atenção foi a VSEIS!, da vizinha Guiana Francesa. Os caras mandam muito bem e sabem o que estão fazendo, pois o Thrash/Death Metal praticado pelo grupo lembra NERVOCHAOS nos tempos de Pay Back Time (1998). A VSEIS! iria tocar no dia seguinte, no Anime Conection, mas o evento extrapolou o horário cedido pela casa (o Colégio Graziela) e, por isso, não pôde tocar. Os headbanguers gritavam "VSEIS!, VSEIS!, VSEIS!", na esperança de que a banda tocasse pelo menos uma música, mas não rolou.
Parabéns a todas as bandas que tocaram no Liberdade ao Rock, mas em especial a THE HIDES, MYSTERIAL, HELOIM E VSEIS!, que botaram a praça abaixo com seu Metal energético, pesado, empolgante, cheio de riffs marcantes e cozinhas precisas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Battle Beast anuncia a saída da vocalista Noora Louhimo
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Kiss decidirá sobre músicas novas "em um ou dois anos", diz Tommy Thayer
Raul Seixas: qual a origem da música "Gita"?
O método usado por guitarrista para tirar 17 músicas em 20 dias para tocar com Edu Falaschi
A melhor música dos Beatles de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones


Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



