Return's Festival: como foi o evento em Mauá, SP
Resenha - Return's Festival (Mauá, SP, 26/05/2012)
Por Eduardo Vieira
Postado em 02 de junho de 2012
Return´s festival ocorreu no sábado, 26/05/2012, no Mossoró Rock Bar, na cidade de Mauá, região do grande ABC. Para quem não conhecia o Mossoró Rock Bar, ficou impressionado com o local, a princípio um simples bar, que possuí uma área aberta que comportou tranquilamente cerca de 200 headbangers ali presentes além de uma ótima estrutura de palco.
Após a apresentação do evento o festival inicia com uma rápida queima de fogos e assim a banda da casa LEUCÓCITOS no palco, com o seu thrash / crossover cantado em português, faz um show recheado de energia, enquanto o publico agitava no moshpit, seu set baseado em músicas novas e algumas mais antigas como o hino dos bêbados "Alcolatra" a qual foi cantada por muitos ali presentes, mandou também um cover do EXODUS "Bonded by Blood" finalizando com "O Ódio", o LEUCÓCITOS fez uma excelente apresentação aquecendo a galera preparando-os para o que viria a seguir.
A segunda banda a se apresentar foi o INFECTED mandando um thrashão que incendiou o publico insano por metal, provocando vários moshes enquanto o moshpit virava como um liquidificador. O INFECTED era uma banda até então desconhecida por mim, porém tem em sua formação duas figuras já conhecidas na cena paulista, Bodão e Hugo Golon, ambos que já participaram de várias bandas da cena paulista, tocaram diversas músicas de sua autoria cheias de passagens velozes e o destaque vai para a clássica música "Dirth Bitch", dá lendária banda do ABC Paulista MX cover fantástico, coisa rara de se ver, atitude exemplar !
Após alguns minutos eis que surge ao palco a banda COMANDO NUCLEAR a qual este que vos escreve estava um tanto quanto curioso para conferir uma apresentação ao vivo da referida banda " Unidos pelo metal" deu inicio a apresentação, com um set que variou entre músicas dos dois discos o debut "Batalhão infernal" e "Guerreiros da noite", cantada por muitos a música "Batalhão infernal" foi a primeira e logo de cara nota-se uma impressionante segurança no palco, um grande entrosamento entre os músicos e não faltou carisma com o público, conversavam e agradeciam entre os intervalos das músicas, "Vingança metal" que teve a participação especial de Jean Praelli (Resistência Metal) entre diversas músicas executadas e alguns pedidos do público, não poderia faltar a excelente " Resistir" , o refrão dessa música é um convite para participar e cantar com a banda, enfim o COMANDO NUCLEAR executa um Heavy Metal cantado em português cheio de energia, com veia OldSchool reverenciando o metal nacional dos anos 80!
Um pouco antes da meia noite o BYWAR sobe ao palco, de volta a Mauá como nos velhos tempos e após retornarem da tour no norte/nordeste do país, já iniciam com " The poltergaist time", do mais recente álbum Abduction e muitos dos headbangers ali presentes já estavam frente ao palco para presenciar este show de Thash metal, agitando sem parar em "Broken Witchcraft" do seu Debut "Invincible War", fizeram a galera bangear de forma insana dentro do moshpit, destilando músicas de sua discografia, "Toward the Unreal", "Slaved By Dream", a clássica, "Heretics signs" que foi cantada em coro, entre outras músicas que fizeram a história do BYWAR e a apresentação se encerra com o hino "Thrasher’s Return", uma apresentação segura executada de forma precisa que mostrou que o BYWAR merece o respeito que tem hoje no underground brasileiro.
O festival acabou cedo, porém em um bom horário, perfeito para quem dependia de condução pública para voltar para casa, uma vez que o Mossoró Rock Bar fica bem próximo da estação de Oníbus / Trem da cidade de mauá o que facilitou bastante para muita gente, e com certeza esse foi um grande evento, todos os headbangers estavam alí para saudar o metal nacional, muito bem representado pelas bandas, produção perfeita e organizada, boa estrutura, bandas e público bem recebidos, parabéns a todos envolvidos com o Return´s Festival, e ao público que compareceu em peso neste evento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Jimi Hendrix: De Seattle para a eternidade
A música agitada que nasceu como balada romântica e se tornou um hit dos anos 90
A comovente homenagem de David Gilmour em forma de música ao filho que foi preso
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Poppy - Uma psicodelia de gêneros no primeiro show solo da artista no Brasil
Festival Índigo cumpre a promessa em apostar no Alternativo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



