Michael Angelo Batio: "Stand-up comedy" com guitarras
Resenha - Michael Angelo Batio (E M & T, São Paulo, 17/04/2012)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 23 de abril de 2012
Famoso por ser considerado um dos guitarristas mais velozes do mundo, MICHAEL ANGELO BATIO (ex-NITRO) passou pela quarta vez pelo Brasil, para workshops em diversas cidades do país. Em São Paulo foram duas datas agendadas e o Whiplash.net pôde conferir a segunda dessas apresentações, realizada no auditório da Escola de Música e Tecnologia – E M & T, no bairro do Jabaquara.
Fotos por Monica Lima.
O acesso ao evento foi feito por meio de troca de convites por quilos de alimento e teve patrocínio da Dean Guitars (marca endossada pelo guitarrista) e da loja de instrumentos Made In Brazil, que desde novembro de 2011 está instalada também no piso térreo da E M & T do Jabaquara.
Em 1 hora de apresentação, MICHAEL proporcionou muita diversão aos presentes, que se dividiram entre apreciar seu estilo único de tocar guitarra e dar muitas risadas com suas brincadeiras e relatos engraçados.
BATIO se mostrou um cara bastante divertido e soube entreter todos os fãs durante o tempo que esteve em cima do pequeno palco do auditório da E M & T. Extremamente simpático, o guitarrista foi muito aplaudido e foi direto ao ponto: ao entrar, perguntou se todos falavam inglês e avisou que a melhor maneira de se fazer um workshop era tocando o instrumento que lhe fez tão famoso.
Com uma guitarra Dean, MICHAEL fez um tributo a músicos e bandas que o influenciaram e dos quais ele se disse um grande apreciador. Tocou PANTERA, em homenagem ao falecido guitarrista Dimebag Darrell, fez medleys com canções executadas originalmente por Randy Rhoads, LED ZEPPELIN e METALLICA, sempre deixando bem claro que estava aplicando o seu estilo de tocar às canções executadas.
Como não podia faltar, BATIO também mostrou uma composição própria, a música "No Boundaries", oportunidade em que brincou que muitas pessoas ficam se perguntando o motivo de tocar com tanta velocidade e rapidez. A justificativa veio com muito bom humor: disse que ele gosta de tocar assim e esse é seu estilo.
Para fechar a apresentação, MICHAEL homenageou Eddie VAN HALEN e depois fez questão de mencionar que a guitarra, os cabos e os amplificadores que usava naquela noite eram todos brasileiros, mas que havia um instrumento criado por ele que não. A referência era à guitarra de dois braços em "V", chamada de "Double V-Neck", sua invenção.
BATIO então pegou o instrumento que estava exposto no fundo do palco e fez sua clássica demonstração de como tocar a Double V-Neck, demonstrando rara habilidade. Como se sabe, BATIO é ambidestro e é realmente impressionante ver ao vivo a maneira como toca essa guitarra de dois braços. Para quem desconhece, vale conferir uns vídeos na Internet do guitarrista com a sua criação.
Certamente os presentes no auditório da E M & T saíram de lá felizes com o que viram. Divertiram-se quase como se estivessem em um espetáculo de "stand-up comedy", ouviram relatos e fatos da vida de BATIO e, é claro, muita guitarra, em alto e bom som. Simpático e atencioso que é, alguns minutos depois da apresentação MICHAEL atendeu fãs para autógrafos e fotos no piso térreo da Escola, em frente à loja Made In Brazil.
Agradecimentos a Vanessa pelo credenciamento e a Monica Lima (www.territoriodamusica.com) pelas fotos gentilmente cedidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro
Sai, capeta: as 10 bandas mais satânicas do rock e do heavy metal
Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



