Michael Angelo Batio: "Stand-up comedy" com guitarras
Resenha - Michael Angelo Batio (E M & T, São Paulo, 17/04/2012)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 23 de abril de 2012
Famoso por ser considerado um dos guitarristas mais velozes do mundo, MICHAEL ANGELO BATIO (ex-NITRO) passou pela quarta vez pelo Brasil, para workshops em diversas cidades do país. Em São Paulo foram duas datas agendadas e o Whiplash.net pôde conferir a segunda dessas apresentações, realizada no auditório da Escola de Música e Tecnologia – E M & T, no bairro do Jabaquara.
Fotos por Monica Lima.
O acesso ao evento foi feito por meio de troca de convites por quilos de alimento e teve patrocínio da Dean Guitars (marca endossada pelo guitarrista) e da loja de instrumentos Made In Brazil, que desde novembro de 2011 está instalada também no piso térreo da E M & T do Jabaquara.
Em 1 hora de apresentação, MICHAEL proporcionou muita diversão aos presentes, que se dividiram entre apreciar seu estilo único de tocar guitarra e dar muitas risadas com suas brincadeiras e relatos engraçados.
BATIO se mostrou um cara bastante divertido e soube entreter todos os fãs durante o tempo que esteve em cima do pequeno palco do auditório da E M & T. Extremamente simpático, o guitarrista foi muito aplaudido e foi direto ao ponto: ao entrar, perguntou se todos falavam inglês e avisou que a melhor maneira de se fazer um workshop era tocando o instrumento que lhe fez tão famoso.
Com uma guitarra Dean, MICHAEL fez um tributo a músicos e bandas que o influenciaram e dos quais ele se disse um grande apreciador. Tocou PANTERA, em homenagem ao falecido guitarrista Dimebag Darrell, fez medleys com canções executadas originalmente por Randy Rhoads, LED ZEPPELIN e METALLICA, sempre deixando bem claro que estava aplicando o seu estilo de tocar às canções executadas.
Como não podia faltar, BATIO também mostrou uma composição própria, a música "No Boundaries", oportunidade em que brincou que muitas pessoas ficam se perguntando o motivo de tocar com tanta velocidade e rapidez. A justificativa veio com muito bom humor: disse que ele gosta de tocar assim e esse é seu estilo.
Para fechar a apresentação, MICHAEL homenageou Eddie VAN HALEN e depois fez questão de mencionar que a guitarra, os cabos e os amplificadores que usava naquela noite eram todos brasileiros, mas que havia um instrumento criado por ele que não. A referência era à guitarra de dois braços em "V", chamada de "Double V-Neck", sua invenção.
BATIO então pegou o instrumento que estava exposto no fundo do palco e fez sua clássica demonstração de como tocar a Double V-Neck, demonstrando rara habilidade. Como se sabe, BATIO é ambidestro e é realmente impressionante ver ao vivo a maneira como toca essa guitarra de dois braços. Para quem desconhece, vale conferir uns vídeos na Internet do guitarrista com a sua criação.
Certamente os presentes no auditório da E M & T saíram de lá felizes com o que viram. Divertiram-se quase como se estivessem em um espetáculo de "stand-up comedy", ouviram relatos e fatos da vida de BATIO e, é claro, muita guitarra, em alto e bom som. Simpático e atencioso que é, alguns minutos depois da apresentação MICHAEL atendeu fãs para autógrafos e fotos no piso térreo da Escola, em frente à loja Made In Brazil.
Agradecimentos a Vanessa pelo credenciamento e a Monica Lima (www.territoriodamusica.com) pelas fotos gentilmente cedidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
Pra tocar no Dream Theater, não dá pra estar no modo "deixa a vida me levar", segundo Rudess
Sebastian Bach reafirma ter sido convidado para se juntar ao Mötley Crüe
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
O significado do trecho do "Pai Nosso" que batiza "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden
O dia que Mayrton Bahia partiu para cima de Renato Russo e botou dedo na cara dele
O álbum dos Rolling Stones "superior ao Sgt. Pepper's", segundo Frank Zappa

O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



