Celebrando o Fim do Mundo: Bandas extremas em Itabira
Resenha - Celebrando o Fim do Mundo (Clube do Valério, Itabira, MG, 26/02/2012)
Por Gisela Cardoso
Postado em 03 de março de 2012
Conhecida por ser o berço de um dos maiores poetas da literatura brasileira, a cidade mineira de Itabira também vem sido o palco de eventos mais agressivos e insanos da região. Apesar do forte sol, o público não se rendeu para prestigiar as grandes bandas que se apresentaram no "Celebrando o Fim do Mundo Festival". Destacando a banda theca Pigsty, que teve o festival como rota de sua tour brasileira.
No domingo do dia 26 de fevereiro, aconteceu na cidade de Itabira (MG), o festival "Celebrando o fim do Mundo" que contou com um cast impecável de bandas nacionais e internacionais: God Pussy (Rio de Janeiro/RJ), Godcay (Belo Horizonte/MG), Martyrizer (Belo Horizonte/MG), Shatter Dead (Belo Horizonte/MG), Hutt (São Paulo/SP) e Pigsty (República Tcheca).
Os eventos que investem em vertentes mais extremas do Metal, como as das terminações "core" e "gore", já são tradicionais em Itabira. Mas, este ano, o evento surpreendeu todas as expectativas.
O sol estava infernal. Mas isto não foi motivo para que o público descartasse o seu tradicional visual: roupas pretas e pesados coturnos. Era preciso estar no estilo para contemplar os grandes nomes da música pesada.
O carioca da God Pussy foi o responsável pela abertura do festival. O seu instrumental Power Eletronics/Harsh Noise chamou a atenção de diversas pessoas devido ao seu som eletrizante e hipnótico.
Para God Pussy, o evento foi muito interessante devido à presença do público e o maior espaço para o Harsh Noise. Entretanto, o seu estilo no Brasil ainda sofre uma imensa limitação.
"Em todo o Brasil, o som é bem limitado porque o estilo é mais 'barulhento' e isso faz com que as pessoas não o aceite muito bem. E aceito ele nunca será. Geralmente, o que faz mais sucesso é o som mais experimental".
Em seguida, a banda oriunda de Belo Horizonte, Godcay, foi a responsável pelo delírio dos fanáticos por Grindcore. Com seus rostos e braços "ensanguentados", os membros do grupo executaram canções próprias e covers de aclamadas bandas do gênero, como Napalm Death.
De repente, o show parou. Mas não acabou. A parada foi devido a uma troca de integrantes. Agora, subia ao palco a banda Martyrizer, contando com a presença dos membros, Vitor Monteiro(Baixo/Vocal), Gustavo Abrantes(Guitarra), Pedro Nicolsky( Guitarra solo/Vocal), Hector(Bateria). Assim que assumiram suas posições novamente, os mineiros do Martyrizer iniciaram a segunda parte da apresentação.
"Na verdade tudo foi uma coincidência", explicou o frontman sobre a troca de integrantes durante o show, "Aqui no interior, o povo agita mais, valoriza o som mais underground. Em Belo Horizonte, o Grind faz mais sucesso no Punk do que no Metal."
Para dar continuidade, o Old School subiu ao palco. Também belo-horizontina, a banda Shatter Dead passou ao público o verdadeiro sentido do Grindcore. Apesar de contar com apenas dois integrantes, Shatter Dead foi o suficiente para causar uma tremenda destruição com suas músicas próprias.
"Nossa, foi muito bom! É a terceira vez que a gente se apresenta aqui.Os shows aqui enchem mais do que em Belo Horizonte", disse o baterista,"Na verdade, a gente tinha começado como um trio. Era o João na guitarra, eu na batera e o Leo era o vocal. Mas o Leo saiu da banda, e como minhas ideias batem bem com as do João, decidimos que não precisaríamos mais de um novo integrante. O baixo não faz falta".
Mais ao final da noite, a aguardada banda paulista Hutt deu prosseeguidade. Devido ao palco muito pequeno, o vocalista Appezzato se juntou ao "mosh" para realizar sua apresentação. Com toda sua agressividade e interação ao público, sua performance levou as pessoas à total loucura.
"Animal! A gente já tinha vindo tocar aqui no ano passado, já conhecíamos a galera. E a galera vai ficando mais velha, ano passado havia um monte de 'molequinhos' com a gente", disse o vocalista, "Eu não me interajo muito não, o meu barato é fazer som. Paulistano é meio 'bunda-mole', sempre há muitos shows por lá, a galera é mais velha. Aqui o pessoal agita mais."
E finalmente, para fechar o "Celebrando o fim do Mundo" com chave de ouro, a aguardada banda tcheca Pigsty realizou um show histórico. Como mencionado anteriormente, o palco do local era pequeno, o que favoreceu a uma interação incrível entre banda e público. O vocalista Topi Pig's se mostrou simpático com a plateia, ainda mais quando falava em português.
"O pessoal foi bem 'doidão', foi muito bom. Apesar do palco ser muito pequeno, consiguimos dar um jeito. A galera aqui é bem mais louca do que a da Europa, agita muito mais. Na Alemanha, o pessoal é meio 'paradão'. Aqui, o público brasileiro lembra a galera da Rússia, o povo é bem louco. Na República Tcheca é mais legal porque entendem o que a gente fala (risos)", disse o guitarrista Bormann.
Mais uma vez, a cidade de Itabira surpreendeu a todos com os seus extremos festivais. Com a banda Pigsty sendo a favorita, a qual realizará onze shows pelo Brasil, as pessoas presentes receberam uma verdadeira aula de Grindcore. Com seus extremismos, a região vem recebendo cada vez mais a atenção de todos os amantes da destruição.
Para conferir a galeria de fotos, acesse o link abaixo:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.180269138750691.35064.100003028189933&type=3
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
A banda punk que Corey Taylor diz ter sido fundamental para sua formação musical
Por que Bruce Dickinson nem sempre entende as letras das músicas que escreve
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
As 10 melhores músicas do Kiss na fase sem maquiagem, em lista da Classic Rock
Lynyrd Skynyrd: polêmica envolvendo a bandeira confederada
Andreas Kisser: os álbuns que marcaram o guitarrista
O álbum do U2 que foi considerado o pior erro já cometido por eles, segundo Bono

Iron Maiden - um festival de clássicos embalando o público
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
Black Label Society faz show histórico em Belo Horizonte e emociona fãs
Between the Buried and Me - um show especialmente feito para os metal geeks brasileiros
The Gathering - uma das turnês mais esperadas pelos fãs de vocais femininos
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida



