A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de abril de 2022
Ao longo de sua aclamada discografia, a Legião Urbana já falou sobre diversos temas que vão de amor até política. Na música "Feedback Song For A Dying Friend", que Renato Russo escreveu ainda em 1985, mas que saiu em 1989 no disco "As Quatro Estações", a inspiração veio de vários lugares.
Legião Urbana - Mais Novidades
O assunto foi comentado por Júllio Ettore em seu canal no YouTube. Segundo ele, a canção "Feedback Song For A Dying Friend" teve participação direta do dramaturgo e humorista Millôr Fernandes.
"O título pode ser traduzido como ‘Canção resposta para um amigo que está à beira da morte’. Essa letra foi feita pelo Renato Russo e traduzida pelo Millôr Fernandes. O Renato sempre sonhou em ter um texto traduzido pelo Millôr. Quando o Millôr foi contatado, aceitou, porque gostava da Legião Urbana. Outra curiosidade é que na introdução a Legião usou o recurso de gravar as guitarras ao contrário. Segundo Dado Villa-Lobos, esse efeito era para remeter a uma sonoridade indiana", disse.
Em outro trecho, Júlio Ettore diz que a música teria outro título quando foi concebida e entre as inspirações para a letra está o fotógrafo americano Robert Mapplethorpe – figura central no combate a AIDS nos EUA – e Cazuza, que também lutou com a doença.
"Essa música ia se chamar ‘Rapazes Católicos’ e ia narrar episódios de confronto sobre muçulmanos e árabes. A banda achou que não poderia pegar bem, então o produtor pediu para mudar o tema. Foi aí que o Renato Russo sacou da gaveta essa letra, que foi escrita ainda em 1985. Outra inspiração para essa música é o fotógrafo americano Robert Mapplethorpe, conhecido por seu trabalho com casais homossexuais. Ele foi uma vítima da AIDS e morreu em 1989. O mundo debatia muito nessa época sobre isso. Quando foi gravar a música em 1989, Renato Russo viu que ao invés de focar na história do Robert, essa música poderia ser dedicada a Cazuza. Ele contou isso em uma entrevista e disse que o que escreveu poderia ter sido para o Cazuza, principalmente porque ele fala ‘Ao meu único rival, eu devo obedecer’ e ‘Vai comandar nosso duplo renascer’", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Os novos detalhes do papo de reconciliação com Rafael Bittencourt, segundo Edu Falaschi
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Judas Priest anuncia coletânea "The Best of", que será lançada em junho
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Blaze Bayley abre o coração e fala sobre luta contra alcoolismo e depressão
Tarja Turunen lança "I Don't Care", que conta com participação de Dani Filth
Edu Falaschi diz que um pedaço dele morreu com Ozzy: "Não superei ainda"
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Por que Michael Schenker se recusou a tocar com Ozzy Osbourne, segundo o próprio

Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Os detalhes do único encontro de Raul Seixas com Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá
Regis Tadeu elogia habilidades de Cazuza e Renato Russo e detona música popular atual


