A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de abril de 2022
Ao longo de sua aclamada discografia, a Legião Urbana já falou sobre diversos temas que vão de amor até política. Na música "Feedback Song For A Dying Friend", que Renato Russo escreveu ainda em 1985, mas que saiu em 1989 no disco "As Quatro Estações", a inspiração veio de vários lugares.
Legião Urbana - Mais Novidades
O assunto foi comentado por Júllio Ettore em seu canal no YouTube. Segundo ele, a canção "Feedback Song For A Dying Friend" teve participação direta do dramaturgo e humorista Millôr Fernandes.
"O título pode ser traduzido como ‘Canção resposta para um amigo que está à beira da morte’. Essa letra foi feita pelo Renato Russo e traduzida pelo Millôr Fernandes. O Renato sempre sonhou em ter um texto traduzido pelo Millôr. Quando o Millôr foi contatado, aceitou, porque gostava da Legião Urbana. Outra curiosidade é que na introdução a Legião usou o recurso de gravar as guitarras ao contrário. Segundo Dado Villa-Lobos, esse efeito era para remeter a uma sonoridade indiana", disse.
Em outro trecho, Júlio Ettore diz que a música teria outro título quando foi concebida e entre as inspirações para a letra está o fotógrafo americano Robert Mapplethorpe – figura central no combate a AIDS nos EUA – e Cazuza, que também lutou com a doença.
"Essa música ia se chamar ‘Rapazes Católicos’ e ia narrar episódios de confronto sobre muçulmanos e árabes. A banda achou que não poderia pegar bem, então o produtor pediu para mudar o tema. Foi aí que o Renato Russo sacou da gaveta essa letra, que foi escrita ainda em 1985. Outra inspiração para essa música é o fotógrafo americano Robert Mapplethorpe, conhecido por seu trabalho com casais homossexuais. Ele foi uma vítima da AIDS e morreu em 1989. O mundo debatia muito nessa época sobre isso. Quando foi gravar a música em 1989, Renato Russo viu que ao invés de focar na história do Robert, essa música poderia ser dedicada a Cazuza. Ele contou isso em uma entrevista e disse que o que escreveu poderia ter sido para o Cazuza, principalmente porque ele fala ‘Ao meu único rival, eu devo obedecer’ e ‘Vai comandar nosso duplo renascer’", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Como Rodolfo saiu do Raimundos e montou o Rodox: "Essa música que fiz fala sobre o cão"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu


A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989


