Eluveitie: Como foi o show da banda em São Paulo
Resenha - Eluveitie (Estúdio Emme, São Paulo, 20/01/2012)
Por José Antonio Alves
Postado em 26 de fevereiro de 2012
São Paulo foi a cidade escolhida para receber o último show da segunda turnê do Eluveitie por terras brasileiras. Após uma ótima primeira passagem, a banda suíça arrumou um espaço na agenda para realizar três apresentações por aqui e divulgar seu novo trabalho, "Helvetios". Prova de que o país, o público e a caipirinha caíram no gosto destes europeus que trazem a mistura do folk e death metal com grande qualidade e competência.
O local escolhido para o show foi o mesmo da turnê passada, o Estúdio Emme, que além do Eluveitie, já teve apresentações do Týr e também da banda The Iron Maidens (banda cover norte-americana composta por mulheres, que faz tributo à banda inglesa Iron Maiden), mostrando que o local está se inserindo aos poucos nos roteiros de shows das bandas internacionais, com certeza futuramente outros acontecerão por lá. Por volta das 16h15, a banda chegou ao local para passagem de som, mas nem a chuva que caia na hora impediu alguns fãs de se aproximarem da entrada lateral do local para saudar os músicos.
Desta vez sem bandas de abertura, os fãs puderam entrar e aguardar o show ouvindo como trilha sonora bandas como FINNTROLL, EQUILIBRIUM, KORPIKLAANI e AMON AMARTH, já empolgando alguns dos presentes. Enquanto isso, no lado de fora, Chrigel Glanzmann (vocalista), Kay Brem (baixista) e Simeon Koch (guitarrista) se preparavam para o show tomando um café cercado por alguns fãs, que tiravam fotos com os mesmos, sem qualquer objeção. Tivemos antes do show a apresentação do grupo Hednir, que faz encenações de batalhas, aliás, apresentações essas que estão sempre presentes em shows e eventos do estilo.
A introdução "Otherworld" começou e os fãs já se empolgavam para a faixa título de abertura do último álbum, "Everything Remains (As It Never Was)". "Nil" também do último álbum, foi a próxima, e além de comprovar o quão boa é a banda ao vivo, levou os fãs às agitadas primeiras rodas da noite. Era hora de deixar a noite mais "metal", conforme as palavras do vocalista Chrigel, e então os fãs foram convocados para um circle pit na execução de "Kingdom Come Undone".
"Calling The Rain", faixa não executada na última turnê da banda pelo Brasil foi a próxima, uma das grandes músicas da noite, por sinal, com belo trabalho de flauta de Chrigel. "Thousandfold", música que ganhou videoclipe em "Everything Remains (As It Never Was)" levou todos a cantarem seu ótimo refrão em uníssono, no final da música a bandeira do nosso país acompanhou Chrigel.
Estava na hora de mostrar as novas composições de "Helvetios", novo álbum da banda e e a primeira delas foi "Meet The Enemy". Antes, Chrigel explicou que naquela noite a banda não tocaria "A Rose For Epona", música cantada por Anna Murphy, que acabou tendo alguns problemas na voz que a impossibilitaram de executá-la em São Paulo. Mesmo assim um pedaço da frustração dos fãs foi embora quando "Havoc" foi anunciada, esta é uma das melhores composições de "Helvetios", e tem tudo para se tornar um marco nas composições da banda e sempre estar presente nos setlists.
Dando uma passada no álbum "Slania", de 2008, "Tarvos" foi a próxima, e a noite poderia ficar ainda mais metal, depois dos circle pits, era hora de um "Wall of Death" para a ótima
"(Do)minion". "The Song Of Life", presente no álbum "Spirit" incrementou ainda mais aquele ar mais agressivo ao show, até pela ausência vocal de Anna. "Your Gaulish War" levantou de vez o público, confesso que não esperava que esta faixa fosse tocada neste show, realmente uma das melhores da noite!
Como tudo que é bom dura pouco, chegava a hora da última música do set regular, "Inis Mona", que teve seu refrão cantado com força por todos; Chrigel ainda fez o público cantar esta parte sozinho no final da canção.
E quando uma pessoa subiu ao palco para dizer que era só, já que o Eluveitie tinha que viajar para o México logo após o show, quase acreditei que o show acabaria em Inis Mona. Mas uma grande notícia foi passada ao público: ARKONA (finalmente!) e Korpiklaani (de volta ao país) farão shows no Brasil em 2012! Não é necessário dizer que o público ficou maravilhado pela notícia, inclusive este que vos fala, afinal são bandas que estão em alta no folk/pagan metal e que raramente excursionam pelo Brasil.
E eis que a banda volta ao palco, para executar uma das canções que melhor representa o espírito folk que o Eluveitie passa em suas canções: TE-GER-NA-KÔ! Não deve ter havido uma alma que não tenha se empolgado nesta música, pudemos presenciar uma verdadeira roda folk que se tornou um grande momento para todos, gerando agradecimentos da banda para com o público.
Na saída, alguns fãs se aglomeravam na lateral do local, aguardando a saída da banda para mais algumas fotos. Mais uma vez, um show que ficará marcado na memória de muitos, resta agora aguardarmos uma próxima tour por aqui, com a banda tendo mais tempo e com Anna cantando a pleno pulmões novamente.
Setlist – São Paulo – 20/01/2012
1. Otherworld
2. Everything Remians (As it Never Was)
3. Nil
4. Kingdom Come Undone
5. Calling The Rain
6. Thousandfold
7. Meet The Enemy
8. Havoc
9. Tarvos
10. (Do) minion
11. Song Of Life
12. Your Gaulish War
13. Inis Mona
Bis
14. Tegernakô
Resenha: Eluveitie Brasil
http://www.eluveitiebrasil.com/
Outras resenhas de Eluveitie (Estúdio Emme, São Paulo, 20/01/2012)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
Contra-baixo: as melhores introduções do Heavy Metal
A canção clássica do Iron Maiden que alguns fãs consideram "fraca" mas está sempre presente
A música do Angra de álbum clássico que Fabio Lione confessa que não gosta por nada


Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



