Eluveitie: Uma noite aguardada pelos fãs em São Paulo
Resenha - Eluveitie (Estúdio Emme, São Paulo, 20/01/2012)
Por Julio Feriato
Postado em 23 de janeiro de 2012
A noite de 20 de janeiro de 2012 estava marcada como uma das mais aguardadas para os fãs de viking/folk metal, afinal de contas, o ELUVEITIE se tornou uma das bandas mais populares do estilo aqui no Brasil desde o lançamento de "Evocation I - The Arcane Dominion" (2009). Antes, porém, o grupo já era popular na Europa por causa dos álbuns "Spirit" (2006) e "Slania" (2008). E quem enfrentou o velho e conhecido trânsito de São Paulo em plena sexta-feira para comparacer ao Estúdio Emme e conferir a apresentação dos Suíços, com certeza não se arrependeu nem um pouco.
O espetáculo estava marcado para ter inicio às 21h, mas horas antes uma boa quantidade de fãs já se aglomerava em frente ao local, e muitos nem perceberam que alguns integrantes do ELUVEITIE estavam no maior sossego tomando um café numa padaria que fica logo em frente ao Emme. Lógico que uma galera os reconheceu e foi lá fazer sua tietagem, no qual foram atendidos de boa pelo vocalista Chrigel Glanzmann, e pelos guitarristas Ivo Henzi e Sime Koch (se tinha algum outro membro da banda, confesso que não percebi), que se mostraram mega simpáticos.
Pouco antes do show, ainda teve uma performance especial com encenação de uma batalha viking. Ok, é legal assistir esse tipo de coisa, mas confesso que achei tudo muito fake, e as encenações me lembraram mais as lutinhas sem graça do Jaspion. Mas valeu a intenção.
Pouco depois, uma introdução começa a rolar e os integrantes do ELUVEITIE sobem ao palco ovacionados pelo público, que ficou enlouquecido. A satisfação na face dos músicos era latente, e começam a tocar a estupenda "Everything Remains As It Never Was" faixa titulo do álbum homônimo de 2010. A qualidade do som estava perfeita, dava para ouvir todos os instrumentos, inclusive os mais "complicados" como flautas, violino e o hurdy gurdy (um instrumento musical de corda friccionada usado pela vocalista Anna Murphy).
A ótima "Nil" veio em seguida e já deu para sacar que esta seria uma apresentação voltada às músicas mais extremas do grupo. Do citado Everything Remains As It Never Was, ainda rolou "Kingdom Come Undone", seguida de "Calling the Rain" (excelente canção do petardo "Slania", de 2008).
Antes de anunciar a próxima do setlist, Chrigel Glanzmann fez questão de dizer o quanto estava feliz com o público de São Paulo, e disse que o calor do país era ruim para os intrumentos acústicos, principalmente para o hurdy gurdy de Anna Murphy, que fez um sinal de "ok" dando a entender que estava tudo bem. Logo a banda começou os primeiros acordes de "Thousandfold", ovacionada e cantada em uníssomo pela plateia.
Até então, Anna Murphy só havia cantado em um trecho da música de abertura, e todos estavam ansiosos para ver o grupo executar canções como "Omnos" e "A Rose for Epona". Mas o balde de água fria veio quando Glanzmann anunciou que Anna havia perdido sua voz no show anterior, e que iriam se concentrar nas músicas de Helvetios, novo álbum do ELUVEITIE; no qual prosseguiram com "Meet the Enemy" e "Havoc".
O fato de Anna não poder cantar fez com que o show fosse pedrada atrás de pedrada. Prosseguiram com "Tarvos", "The Song of Life", até finalmente chegar à uma de minhas favoritas, a maravilhosa "Your Gaulish War". Fecharam o set com "Inis Mona", e deixam o palco quase sem se despedir do público.
Mas não acabava por aí! Um funcionário da casa foi ao microfone e informou que a banda estava de viagem marcada para o México naquela mesma noite, e anunciou mais dois shows que irão acontecer no local: ARKONA e KORPIKLAANI. Nem preciso dizer que o público ficou louco pela noticia!
Poucos minutos após o anúncio, os suíços retornam ao palco e executam "Tegernakô" (do debult Spirit, de 2006), finalizando sua memorável passagem por São Paulo. Aí sim, foi quando se despediram e cumprimentaram os presentes com bastante entusiasmo e simpatia.
Programa Heavy Nation:
http://www.radio.uol.com.br/programa/heavy-nation
Outras resenhas de Eluveitie (Estúdio Emme, São Paulo, 20/01/2012)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Rush: A banda alternativa noventista que restaurou a fé de Geddy Lee no rock
A resposta de Renato Russo quando tentavam diminuir o Barão Vermelho, segundo Frejat
O dia que Zé Ramalho detonou Paulo Coelho após escritor o proibir de gravar Raul Seixas


Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



