Eluveitie: Uma noite aguardada pelos fãs em São Paulo
Resenha - Eluveitie (Estúdio Emme, São Paulo, 20/01/2012)
Por Julio Feriato
Postado em 23 de janeiro de 2012
A noite de 20 de janeiro de 2012 estava marcada como uma das mais aguardadas para os fãs de viking/folk metal, afinal de contas, o ELUVEITIE se tornou uma das bandas mais populares do estilo aqui no Brasil desde o lançamento de "Evocation I - The Arcane Dominion" (2009). Antes, porém, o grupo já era popular na Europa por causa dos álbuns "Spirit" (2006) e "Slania" (2008). E quem enfrentou o velho e conhecido trânsito de São Paulo em plena sexta-feira para comparacer ao Estúdio Emme e conferir a apresentação dos Suíços, com certeza não se arrependeu nem um pouco.
O espetáculo estava marcado para ter inicio às 21h, mas horas antes uma boa quantidade de fãs já se aglomerava em frente ao local, e muitos nem perceberam que alguns integrantes do ELUVEITIE estavam no maior sossego tomando um café numa padaria que fica logo em frente ao Emme. Lógico que uma galera os reconheceu e foi lá fazer sua tietagem, no qual foram atendidos de boa pelo vocalista Chrigel Glanzmann, e pelos guitarristas Ivo Henzi e Sime Koch (se tinha algum outro membro da banda, confesso que não percebi), que se mostraram mega simpáticos.
Pouco antes do show, ainda teve uma performance especial com encenação de uma batalha viking. Ok, é legal assistir esse tipo de coisa, mas confesso que achei tudo muito fake, e as encenações me lembraram mais as lutinhas sem graça do Jaspion. Mas valeu a intenção.
Pouco depois, uma introdução começa a rolar e os integrantes do ELUVEITIE sobem ao palco ovacionados pelo público, que ficou enlouquecido. A satisfação na face dos músicos era latente, e começam a tocar a estupenda "Everything Remains As It Never Was" faixa titulo do álbum homônimo de 2010. A qualidade do som estava perfeita, dava para ouvir todos os instrumentos, inclusive os mais "complicados" como flautas, violino e o hurdy gurdy (um instrumento musical de corda friccionada usado pela vocalista Anna Murphy).
A ótima "Nil" veio em seguida e já deu para sacar que esta seria uma apresentação voltada às músicas mais extremas do grupo. Do citado Everything Remains As It Never Was, ainda rolou "Kingdom Come Undone", seguida de "Calling the Rain" (excelente canção do petardo "Slania", de 2008).
Antes de anunciar a próxima do setlist, Chrigel Glanzmann fez questão de dizer o quanto estava feliz com o público de São Paulo, e disse que o calor do país era ruim para os intrumentos acústicos, principalmente para o hurdy gurdy de Anna Murphy, que fez um sinal de "ok" dando a entender que estava tudo bem. Logo a banda começou os primeiros acordes de "Thousandfold", ovacionada e cantada em uníssomo pela plateia.
Até então, Anna Murphy só havia cantado em um trecho da música de abertura, e todos estavam ansiosos para ver o grupo executar canções como "Omnos" e "A Rose for Epona". Mas o balde de água fria veio quando Glanzmann anunciou que Anna havia perdido sua voz no show anterior, e que iriam se concentrar nas músicas de Helvetios, novo álbum do ELUVEITIE; no qual prosseguiram com "Meet the Enemy" e "Havoc".
O fato de Anna não poder cantar fez com que o show fosse pedrada atrás de pedrada. Prosseguiram com "Tarvos", "The Song of Life", até finalmente chegar à uma de minhas favoritas, a maravilhosa "Your Gaulish War". Fecharam o set com "Inis Mona", e deixam o palco quase sem se despedir do público.
Mas não acabava por aí! Um funcionário da casa foi ao microfone e informou que a banda estava de viagem marcada para o México naquela mesma noite, e anunciou mais dois shows que irão acontecer no local: ARKONA e KORPIKLAANI. Nem preciso dizer que o público ficou louco pela noticia!
Poucos minutos após o anúncio, os suíços retornam ao palco e executam "Tegernakô" (do debult Spirit, de 2006), finalizando sua memorável passagem por São Paulo. Aí sim, foi quando se despediram e cumprimentaram os presentes com bastante entusiasmo e simpatia.
Programa Heavy Nation:
http://www.radio.uol.com.br/programa/heavy-nation
Outras resenhas de Eluveitie (Estúdio Emme, São Paulo, 20/01/2012)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
A opinião de Jimmy Page sobre o saudoso Syd Barrett, cantor do Pink Floyd
A música em que Bob Dylan copiou acordes de clássico dos Beatles, mas inverteu a letra
Kiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica

Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



