Tears For Fears: Ripando o Rock dando espaço para o Pop

Resenha - Tears For Fears (Citibank Hall, Rio de Janeiro, 08/10/2011)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por João Paulo Linhares Gonçalves
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Há um longo tempo atrás (uns 20, 25 anos, década de 80), nesta mesma galáxia, neste mesmo planeta, havia bandas que faziam música popular. Por incrível que pareça, esta música, popular, tinha muito boa qualidade. Sim, isto sempre foi possível!! E dentre estas bandas, tínhamos o Tears For Fears, da Inglaterra, que tiveram grandes sucessos na década de 80. Ontem, o Rio de Janeiro reverenciou-os, lotando o Citibank Hall para assistir a um desfile de sucessos.

5000 acessosDeath Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOL5000 acessosSexo e rock n' roll: banda grava e vende pornô para bancar despesas

O Tears For Fears é formado pela dupla Roland Orzabal (guitarra, vocal, o cabeludo) e Curt Smith (baixo, vocal), acompanhados de uma banda de primeira. Pra começar o show, a ultra-conhecida "Everybody Wants To Rule The World", cantada em uníssono por toda a platéia. Smith começa o show apenas cantando o mega-sucesso, para logo a seguir pegar seu baixo para as próximas canções. Depois de uma canção menos conhecida, outro grande sucesso, "Sowing The Seeds Of Love". Desta forma, intercalando grandes sucessos com canções menos conhecidas, a banda vai conquistando totalmente o público. Público este que sofreu com alguns problemas: primeiro, um calor infernal tomou conta da casa, acredito que o ar condicionado tenha pifado ou algo parecido; segundo, o som falhou feio diversas vezes, a banda até deu uma parada e chegou a perguntar se todos estavam escutando. Mesmo com estes problemas, a platéia demonstrou entusiasmo em cada canção, até mesmo nas menos conhecidas.

A banda aproveitava as músicas menos conhecidas para nos deleitar com belos arranjos, enriquecendo canções que originalmente tinham formas mais eletrônicas. Aproveitaram também e arriscaram uma versão inusitada e mais intimista para "Billie Jean", de Michael Jackson, obtendo um bom resultado. Mas eles sabiam que o público queria mesmo era ouvir os mega-sucessos, então guardou uma penca deles para o final do show. Na sequência, tocaram "Pale Shelter", "Break It Down Again", "Head Over Heels" e voltaram para um bis consagrador com "Woman In Chains" (a voz originalmente feita por Oleta Adams na gravação foi muito bem mandada pelo vocalista canadense de apoio Michael Wainwright) e a ultra-requisitada "Shout". Fim de festa, um grande sorriso no rosto de cada fã que compareceu e relembrou grandes sucessos de uma época em que o pop flertava com a qualidade. Com resultados excelentes!

Eis o set list tocado pela banda aqui no RJ:
1 - "Everybody Wants To Rule The World"
2 - "Secret World"
3 - "Sowing The Seeds Of Love"
4 - "Change"
5 - "Call Me Mellow"
6 - "Everybody Loves A Happy Ending"
7 - "Mad World"
8 - "Memories Fade"
9 - "Closest Thing To Heaven"
10 - "Billie Jean"
11 - "Advice For The Young At Heart"
12 - "Floating Down The River"
13 - "Badman's Song"
14 - "Pale Shelter"
15 - "Break It Down Again"
16 - "Head Over Heels"
Bis:
17 - "Woman In Chains"
18 - "Shout"

Veja dois vídeos com as músicas tocadas no bis:

"Woman In Chains":

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"Shout":

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Blog Ripando a História do Rock (http://ripandohistoriarock.blogspot.com/), dando espaço para o pop de qualidade!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Tears For Fears"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Tears For Fears"

Death MetalDeath Metal
As 10 melhores bandas de acordo com a AOL

Sexo e rock n rollSexo e rock n' roll
Banda grava e vende pornô para bancar despesas

Por poucoPor pouco
15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhor

5000 acessosMetallica: noiva toca "Master..." na bateria no casamento5000 acessosMegadeth: Electra mostra para Kiko como está fera no Português5000 acessosEm 08/03/1995: Ingo Schwichtenberg, baterista do Helloween, comete suicídio5000 acessosEurope: confissões de Tempest sobre excessos dos anos 805000 acessosRush: o discurso mais criativo e engraçado da música4768 acessosBlack Sabbath: Ozzy seguirá em carreira solo após última turnê

Sobre João Paulo Linhares Gonçalves

Roqueiro convicto, de carteirinha, desde os treze anos de idade. Já tive diversas bandas preferidas: de Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath a The Who, Pink Floyd e Rolling Stones. O heavy metal sempre me atraiu muito, mas o rock praticado nos anos 60 e 70 é fascinante e estou sempre escutando. De vez em quando, dou chance ao punk, rock alternativo, blues, até ao jazz e MPB, pra variar.

Mais matérias de João Paulo Linhares Gonçalves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online