Avenged Sevenfold: Até tocaram música pedida pelos gaúchos
Resenha - Avenged Sevenfold (Casa do Gaúcho, Porto Alegre, 07/04/2011)
Por Lucas Steinmetz Moita
Postado em 11 de abril de 2011
O fenômeno Avenged Sevenfold tem crescido cada vez mais no mundo. Completando doze anos de carreira, os norte-americanos que lançaram no ano passado o álbum "Nightmare" tiveram a oportunidade de visitar, pela terceira vez, o Brasil.
Avenged Sevenfold - Mais Novidades
Quatro shows marcados, sendo o último em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Um estado com uma quantidade volumosa de fãs sedentos por uma visita da banda revolucionária que trouxe o metalcore para o popular, mostrando um rock mais pesado e ‘moderno’ que o usual.
A banda Trill ficou responsável pelo aquecimento do público e não deixou a desejar. A apresentação de abertura durou aproximadamente 40 minutos e contou apenas com canções próprias.
Após a Trill sair do palco, o evento atrasa devido a um problema técnico do qual ouvimos falar, com outra banda, recentemente: assim como na apresentação do Iron Maiden no Rio de Janeiro, a grade de proteção do palco cede. Alguns seguranças tentam improvisar um reforço, mas a produção local afirma que o show só começa após tudo estar perfeitamente seguro. Um momento conturbado onde muitos fãs tiveram que (contrariados) dar alguns passos para trás. Felizmente, o problema foi resolvido em minutos, dando seguimento à visita tão esperada que fez alguns fãs acamparem na fila durante três dias.
A trilha anuncia o início da música título do trabalho mais recente: "Nightmare" traz aos olhos dos espectadores a emoção e a compreensão de que eles realmente estão ali, em carne e osso. Matt Shadows (vocal), Johnny Christ (Baixo), Synyster Gates e Zack Vengeance (guitarras). No ano de 2009, o Avenged sofreu com a triste perda de um amigo de longa data e colega de banda. O baterista Jimmy "The Rev" Sullivan faleceu, aos 28 anos de idade, devido a uma overdose acidental. Atualmente, quem vem ocupando as baquetas do time é Arin Ilejay.
Seguiram com "Critical Acclaim" e deram às boas vindas aos gaúchos, relembrando que é a primeira vez que a banda se apresenta em Porto Alegre, com "Welcome to the Family".
Uma das coisas mais surpreendentes no Avenged Sevenfold é a praticidade com que criam clássicos e hits em tempos extremamente curtos. Com apenas doze anos de carreira (tempo relativamente pequeno no mundo da música), os californianos já tem capacidade de montar um set inteiro com canções significativas e marcantes para fãs que gritam, com todas as suas forças, as letras na ponta da língua. Clássico atrás de clássico, seguiram com "Beast and the Harlot", "Buried Alive", "So Far Away" (homenagem ao baterista The Rev), e um dos grandes pontos altos do show, "Afterlife".
Antes da pausa para o bis, o grupo seguiu com o set list usual da turnê com uma sequencia de músicas pesadas e rápidas, incentivando a prática de moshpits (conhecidos também como "roda punk") e se despediram pela primeira vez.
Aí então, os moradores do sul do país tiveram sua recompensa por tantos anos sem ter sua banda favorita perto de casa. O último show do Brasil contou com um "agrado" inesperado. Com a banda ainda fora do palco, o público clamava por "Piece of Heaven! Piece of Heaven!", referindo-se à música "A Little Piece Of Heaven", que não fez parte do repertório da banda nos shows recentes. Retornando ao palco, Shadows, a voz do Avenged, dá a boa notícia: "Vocês querem a ‘A Little Piece Of Heaven’? Sabem, nós não tocamos mais ela... Mas vamos fazer especialmente para vocês!"
A longa música foi a primeira no único bis com três canções que o Avenged executou durante toda a turnê. Foi seguida por "Fiction" e "Save Me".
O êxtase tomou conta dos fãs. Um dos mais enérgicos shows que a capital gaúcha já presenciou. Uma das platéias mais fanáticas que o próprio Avenged Sevenfold já recebeu! Uma maneira perfeita de se despedir de uma país, deixando todos ansiosos pela próxima visita.
Set list:
1.Nightmare
2.Critical Acclaim
3.Welcome to the Family
4.Beast and the Harlot
5.Buried Alive
6.So Far Away
7.Afterlife
8.God Hates Us
9.Bat Country
10.Unholy Confessions
Encore:
11.A Little Piece Of Heaven
12.Fiction
13.Save Me
Outras resenhas de Avenged Sevenfold (Casa do Gaúcho, Porto Alegre, 07/04/2011)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
"Você já trabalhou com um narcisista?": Chris Holmes lembra relação de trabalho no W.A.S.P.
A música do Rush que faz Geddy Lee ficar sem graça quando ele ouve no rádio
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo

O melhor disco do Avenged Sevenfold, segundo a Metal Hammer
Avenged Sevenfold confirma novas datas de shows no Brasil
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
As bandas que formam o "Big 4" do metal dos anos 2000, segundo a Loudwire
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


