Soulfly: tudo o que é pesado, ao-vivo e direto
Resenha - Soulfly (Crazy Donkey, Long Island, NY, 23/03/2010)
Por Nacho Belgrande
Fonte: CWG Magazine Americana
Postado em 04 de abril de 2010
A voz dos vocais 'death' crus bomba através de um microfone numa casa de shows local de Long Island enquanto a plateia comprometidamente canta junto com a letra de um clássico do Soulfly, "Prophecy". Quando o refrão está pra tocar, o vocalista Max Cavalera joga seus braços pra cima no ar e se move em direção à plateia. O público envolto num delírio fervoroso canta em uníssono "This is the prophecy!" e é claro que as coisas estão prestes a ficar loucas! O Soulfly levou muita pancada ao longo da última década e ainda assim, quando a banda entra no palco, não se faz de rogada por seu som de bater cabeça, heavy metal, música para abrir o mosh... e eles certamente não fazem prisioneiros.
Abaixo, resenha da apresentação do Soulfly no clube The Crazy Donkey, realizada na noite do último dia 23 de Março. O texto original é de Kristin Tully, da revista CWG.
A banda, liderada pelo frontman e guitarrista Max Cavalera, passou por diversas mudanças na formação mas é claro, a julgar pela reação da plateia, a atual formação é a galinha dos ovos de ouro. Enquanto a voz pesada de Max é geralmente o ponto de foco do som da banda, e certamente um dos traços mais reconhecíveis do Soulfly, o resto da atual formação definitivamente prova a que veio ao vivo. Esmerilhando sua B.C. Rich Stealth Pro, Marc Rizzo dá um trato em sua guitarra, tocando como se sua vida dependesse disso, enquanto o baixista Bobby Burns poderia matar os espectadores com seu olhar maligno. E apoiando o resto da banda está o baterista, Joe Nunez, que não economiza quando o assunto é arrancar uma batida matadora por detrás do instrumento.
O Soulfly tocou favoritas como "Back To The Primitive" e "Seek N Strike" que, claro, deixaram a plateia louca enquanto abriam o mosh e gritavam junto em êxtase metálico. A banda também resgatou suas raízes com faixas mais velhas como "Fire" de seu disco de estreia de 1998. Mas eles certificaram-se de trazer algumas canções mais atuais como "Doom" e "Mars". Foi uma boa mistura de novas, velhas e conhecidas favoritas do Soulfly para um público que variava de adolescentes punks até amantes do metal de meia-idade.
No fim das contas, se você não experimentou o Soulfly ao vivo, você não experimentou o Soulfly. A banda, cuja discografia abrange sete discos, soa melhor ao vivo do que qualquer um dos discos deles possa sugerir. A energia deles da canção de abertura, "Blood Fire War Hate" até a última nota de seu set é tudo que é o Metal. É duro, é alto, é pesado... é o Soulfly e é algo que você tem que ver.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Por que Dave Grohl fez 430 sessões de terapia em 70 semanas, segundo o próprio
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Sepultura toca nova música, "The Place", durante show na Austrália
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula
Cinco curiosidades sobre Teemu Mäntysaari, o novo guitarrista do Megadeth
Os 10 melhores álbuns de heavy metal de todos os tempos, segundo o RYM
O único estilo musical que Fabio Lione confessou que não curte nem um pouco


Soulfly é furtado na estrada e perde backdrops e equipamento antes de turnê com o Gwar
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
O disco pelo qual Max Cavalera gostaria de ser lembrado; "Foi o mais difícil"
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



