Soulfly: tudo o que é pesado, ao-vivo e direto
Resenha - Soulfly (Crazy Donkey, Long Island, NY, 23/03/2010)
Por Nacho Belgrande
Fonte: CWG Magazine Americana
Postado em 04 de abril de 2010
A voz dos vocais 'death' crus bomba através de um microfone numa casa de shows local de Long Island enquanto a plateia comprometidamente canta junto com a letra de um clássico do Soulfly, "Prophecy". Quando o refrão está pra tocar, o vocalista Max Cavalera joga seus braços pra cima no ar e se move em direção à plateia. O público envolto num delírio fervoroso canta em uníssono "This is the prophecy!" e é claro que as coisas estão prestes a ficar loucas! O Soulfly levou muita pancada ao longo da última década e ainda assim, quando a banda entra no palco, não se faz de rogada por seu som de bater cabeça, heavy metal, música para abrir o mosh... e eles certamente não fazem prisioneiros.
Abaixo, resenha da apresentação do Soulfly no clube The Crazy Donkey, realizada na noite do último dia 23 de Março. O texto original é de Kristin Tully, da revista CWG.
A banda, liderada pelo frontman e guitarrista Max Cavalera, passou por diversas mudanças na formação mas é claro, a julgar pela reação da plateia, a atual formação é a galinha dos ovos de ouro. Enquanto a voz pesada de Max é geralmente o ponto de foco do som da banda, e certamente um dos traços mais reconhecíveis do Soulfly, o resto da atual formação definitivamente prova a que veio ao vivo. Esmerilhando sua B.C. Rich Stealth Pro, Marc Rizzo dá um trato em sua guitarra, tocando como se sua vida dependesse disso, enquanto o baixista Bobby Burns poderia matar os espectadores com seu olhar maligno. E apoiando o resto da banda está o baterista, Joe Nunez, que não economiza quando o assunto é arrancar uma batida matadora por detrás do instrumento.
O Soulfly tocou favoritas como "Back To The Primitive" e "Seek N Strike" que, claro, deixaram a plateia louca enquanto abriam o mosh e gritavam junto em êxtase metálico. A banda também resgatou suas raízes com faixas mais velhas como "Fire" de seu disco de estreia de 1998. Mas eles certificaram-se de trazer algumas canções mais atuais como "Doom" e "Mars". Foi uma boa mistura de novas, velhas e conhecidas favoritas do Soulfly para um público que variava de adolescentes punks até amantes do metal de meia-idade.
No fim das contas, se você não experimentou o Soulfly ao vivo, você não experimentou o Soulfly. A banda, cuja discografia abrange sete discos, soa melhor ao vivo do que qualquer um dos discos deles possa sugerir. A energia deles da canção de abertura, "Blood Fire War Hate" até a última nota de seu set é tudo que é o Metal. É duro, é alto, é pesado... é o Soulfly e é algo que você tem que ver.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
Guns e Sabbath: semelhança entre "Zero the Hero" e "Paradise City"
O estilo musical que George Israel não curte: "Sem conexão com o Rio de Janeiro"


Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Max Cavalera diz que há um "verso contraditório" em "Chama", novo disco do Soulfly
A música do Soulfly que Max Cavalera não deu atenção, mas agora considera "monstruosa"
Max Cavalera conta como os primeiros discos do Soulfly inspiraram a criação de "Chama"
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



