Raimundos: reencontro com o público do Rio de Janeiro
Resenha - Raimundos (Vivo Rio, Rio de Janeiro, 27/03/2010)
Por Flavio Bahiana
Postado em 31 de março de 2010
Dia 27 de março de 2010 será um dia inesquecível para muitos fãs de rock do Rio de Janeiro e para os RAIMUNDOS. Há muitos anos que o público carioca não via a banda em uma apresentação tão empolgante e com casa cheia como esse. Talvez desde o primeiro show com o Digão nos vocais, no Canecão, na turnê do disco "Éramos Quatro", em 2001.
Sim, caro leitor, isso mesmo que você leu, show dos RAIMUNDOS no Rio de Janeiro. Ao contrário do que muitos fãs de rock pensavam, eles não acabaram, andaram sumidos da grande mídia, mas sempre estiveram rodando o Brasil realizando shows em diversas cidades do país e nos circuitos alternativos e independentes, atraindo grandes públicos.
Mas é impossível negar que esse show no Rio de Janeiro não tenha transmitido certa sensação de retorno, até mesmo para os fãs que nunca deixaram de acompanhar o grupo nesses últimos anos. Afinal, desde o início deste ano eles estão divulgando diversos projetos, como a realização de alguns shows com um novo vocalista, Tico Santa Cruz, dos DETONAUTAS; o interesse na gravação de um novo DVD ao vivo e um provável disco de inéditas em 2011. Além disso, eles tem voltado a aparecer na televisão com mais freqüência, em programas como Rock Estrada da Multishow e Big Brother Brasil da Rede Globo; e voltaram a tocar em grandes casas de shows, como o Vivo Rio e HSBC Brasil, em São Paulo.
Tá certo que era um show de abertura para o grupo CHARLIE BROWN JR., mas uma banda com tantos hits e boas músicas, não pode ter sua apresentação encarada como uma simples abertura, ainda mais se tratando de um dos maiores nomes do rock nacional.
Antes mesmo de a casa abrir as portas, dava para perceber que os RAIMUNDOS iriam entrar no palco com o jogo ganho. Uma grande fila se formava em frente ao Vivo Rio, com muitos fãs usando antigas camisas do grupo, que já não são mais tão fáceis de encontrar em lojas de rock. Dava para sentir um grande clima de expectativa e ansiedade para o começo do show dos brasilienses. Além da curiosidade em ver e ouvir como soaria os RAIMUNDOS com Tico Santa Cruz nos vocais.
Já dentro da casa de shows, o público chamava há todos os instantes pela banda, gritando: "RAIMUNDOS, RAIMUNDOS...". Quando as luzes finalmente se apagaram e as cortinas se abriram, muitos não acreditaram quando viram o baterista Fred em pé atrás da bateria, afinal ele não faz mais parte da banda. Uma possível participação dele havia sido anunciada, mas era difícil acreditar que faria todo o show.
Então, logo em seguida, entraram os guitarristas Digão e Marquinho e o baixista Canisso, que executaram os primeiros acordes de "Baile Funky", música muito utilizada para abrir os shows dos RAIMUNDOS na turnê do disco "Lapadas do Povo", de 1997. Foi a deixa para que o Vivo Rio quase viesse abaixo.
Digão começou cantando as primeiras estrofes para logo em seguida Tico entrar e conquistar o público logo de cara, demonstrando uma boa presença de palco e um estilo de cantar que se encaixou muito bem com o grupo, além de mostrar competência em uma das músicas dos RAIMUNDOS mais difíceis de cantar ao vivo.
Poucos são os grupos com um set list quase todo recheado de músicas de sucesso, que são executadas uma após a outra. Na seqüência vieram "Esporrei na Manivela", "Herbocinética" e "Rapante". Nesta última, parecia que o Fred não estava tocando a bateria, mas sim espancado-a, tamanha era a raiva que ele transmitia ao bater nos tambores.
O guitarrista Marquinho era o mais comedido quanto a interação com o público, mas exerce papel fundamental no RAIMUNDOS atual, pois é muito bom guitarrista. Canisso também não costuma ser muito interativo, mas de vez em quando faz algumas brincadeiras, como no momento da apresentação dos músicos ou quando o Fred errou o início de uma das músicas. Digão e Tico eram os que mais se comunicavam com a platéia, mas poucos foram os momentos de interação da banda com o público, que optou em executar as músicas em seqüência, com pouco falatório.
O ponto baixo do show é a insistência em tocar "Reggae do Manero", cantada por Digão. A música tem uma batida legal e o guitarrista e vocalista executa um solo muito bom, mas ela é muito grande e da uma quebrada no show, por ser mais lenta do que a grande maioria das canções. No lugar desta, poderiam ter tocado músicas como "Andar na Pedra", "Nariz de Doze" e "20 e poucos anos", que estavam no set list, mas que acabaram não sendo executadas.
Mas todo esse momento mais lento foi compensado com a seqüência matadora que encerrou o show: "Tora Tora", "Eu Quero Ver o Oco" e "Puteiro em João Pessoa", talvez as três canções que mais caracterizam os RAIMUNDOS: letras sacanas e debochadas e músicas com uma pegada pesada e rápida. Um final matador para um show apoteótico que marcou o reencontro dos RAIMUNDOS com o público carioca. De lavar a alma.
Após o show ficam algumas questões. Será que o Tico Santa Cruz irá mesmo assumir os vocais dos RAIMUNDOS? Vale lembrar que ele não está participando de todos os shows desta atual turnê. Mas não dá para negar que com ele o grupo ganhou um bom vocalista com uma boa presença de palco, o que é fundamental para uma banda com um som rápido como os RAIMUNDOS. E a outra questão é a seguinte: será que se realmente o Tico for o novo vocalista dos RAIMUNDOS, eles conseguirão gravar um disco de inéditas? Afinal, o grupo perdeu o principal letrista em 2001 e as letras das músicas, principalmente no caso dos RAIMUNDOS, são cerca de 70% da identidade da banda.
Sei que são questões um pouco precipitadas, que o momento é de comemorar este "retorno" e esta nova fase dos RAIMUNDOS, mas são questões que devem passar pela cabeça de muitos fãs.
Set-list
1. BAILE FUNKY
2. ESPORREI NA MANIVELA
3. HERBOCINÉTICA
4. RAPANTE
5. OPA PERAÍ CACETA
6. POMPÉM
7. NEGA JUREMA
8. O PÃO DA MINHA PRIMA
9. SEREIA DA PEDREIRA
10. PINTANDO NO KOMBÃO
11. BE A BÁ
12. MULHER DE FASES
13. PALHAS DO COQUEIRO
14. MATO VÉIO
15. ME LAMBE
16. REGGAE DO MANERO
17. AQUELA
18. BONITA
19. I SAW YOU SAYING
20. A MAIS PEDIDA
21. TORA TORA
22. EU QUERO VER O OCO
23. PUTEIRO EM JOÃO PESSOA
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
O clássico do Toto que surgiu na tentativa de compor para Julio Iglesias
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
A melhor faixa de abertura de um disco de Metal, segundo Max Cavalera
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"
A banda que Lennon chamou de "Filhos dos Beatles"; "estão fazendo coisas que nunca fizemos"

O clássico do Raimundos que deixou o baterista Fred chocado
Descontos de até 62% na Amazon em vinil, CDs, acessórios, celulares e outros
O clássico absoluto dos Raimundos que Rodolfo Abrantes não queria gravar
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Rodolfo Abrantes revela sonho em que contratou amigo para matar Digão
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


