Dream Theater: um show quase perfeito em Porto Alegre
Resenha - Dream Theater (Pepsi On Stage, Porto Alegre, 16/03/2010)
Por Sabrina Ruggeri.
Postado em 17 de março de 2010
Mesmo depois de poucas horas de sono, a energia do espetáculo presenciado parece continuar a mesma, a adrenalina ainda é recorrente. A abertura do Bigelf, banda convidada por Portnoy, foi sensacional: excêntricos na medida certa, ótimos vocais e uma boa comunicação com o público, embora desconhecidos. (Isso sem falar no bonequinho Yoda sobre os sintetizadores de Damon Fox, também vocalista).
E finalmente, o Dream Theater subiu ao palco para marcar a história de Porto Alegre. É com a já aguardada "A Nightmare to Remember", primeira faixa do álbum desta turnê, que a apresentação se inicia. O que pude ver dos dois metros de distância do palco em que me encontrava (aliás, palco pequeno), é que todos ao meu redor cantavam juntos e a energia foi muito grande e seguiu sempre num crescendo.
Dream Theater - Mais Novidades
Destaco como pontos altos: o solo de Petrucci antes de "Hollow Years", e a música em seguida, claro, que me arrancou algumas lágrimas, "The Spirit Carries On", cantada forte pelo público principalmente nos belos versos do refrão "If I die tomorrow, I’d be allright because I believe..." e o encerramento do show com "The Count of Tuscany", onde não tive outra escolha a não ser abaixar a cabeça e deixar o resto das lágrimas rolarem.
Como ponto baixo, aponto "Voices", não muito bem executada por James LaBrie, mas que manteve o pique durante toda a apresentação. Myung teve alguns problemas com o baixo, Rudess deu seu show em alguns solos com teclados diferentes, mas não deixou de errar, mesmo assim, ele estava ótimo, com a expressão que eu esperava vê-lo: transpirando um quê hipnotizador de "Yes". Confesso que quanto ao Portnoy, não pude ver muita coisa, a não ser ter ouvido o que já esperava, qualidade. Petrucci me comoveu em seu solo e encerrou lindamente com "The Count of Tuscany", se emocionando de verdade. Gostaria de ter ouvido algo mais dos álbuns "Scenes from a Memory" e "Six Degrees of Inner Turbulence", mas fica para a próxima.
Como marca especial aos presentes na noite de ontem, a ousadia de Petrucci em, num intervalo entre duas músicas, tocar o conhecidíssimo princípio do riff de "Sweet Child o’Mine" dos "adversários" de data de show na cidade, Guns N’ Roses. A resposta do público? Vaias seguidas de gritos clamando: "Dream Theater, Dream Theater...". Foi deveras divertido.
Ainda sinto-me anestesiada, saída de um sonho. É claro que o show não foi perfeito, mas em se tratando das lendas que estes homens já são e da possibilidade de suas carreiras estarem se aproximando do fim, tudo muda. Para encerrar, pude ver o palco de uma visão um pouco mais alta enquanto eles cumpriam a cerimônia de despedida, faço um coração com as duas mãos e olho para Petrucci, ele bate no peito. Eu não quero mais nada por hoje.
Set-List:
A Nightmare to Remember
A Rite of passage
Hollow Years
Constant Motion
Pequeno Solo Rudess
Erotomania/ Voices
The Spirit Carries On
As I Am
Pull Me Under / Metropolis
Duelos
The Count of Tuscany.
Outras resenhas de Dream Theater (Pepsi On Stage, Porto Alegre, 16/03/2010)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
A explicação de Frejat sobre como Raimundos não se dobrava perante gravadora

Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
O álbum do Dream Theater que foi mais difícil compor as letras, segundo John Petrucci
John Petrucci relembra "You Not Me", música do Dream Theater escrita com Desmond Child
Mike Portnoy lamenta a morte da atriz Catherine O'Hara
Filha de Mike Portnoy detalha sua participação em "Six Degrees of Inner Turbulence"
John Petrucci fala sobre os desafios de apresentar "Parasomnia" na íntegra ao vivo
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



