Focus: o melhor do rock progressivo em Belo Horizonte

Resenha - Focus (Esopo, Belo Horizonte, 05/03/2010)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Pedro Jaued, Fonte: Band News
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Há pessoas que dizem ser impossível viajar no tempo, porém voltamos 41 anos na mais bela retrospectiva da música. As raízes do Rock Progressivo estiveram presentes em Belo Horizonte em um único nome: FOCUS.

379 acessosFocus: banda toca em Porto Alegre em setembro, diz jornalista5000 acessosTico Santa Cruz: algumas análises de músicas que não ouvimos

E não precisa usar a voz, os instrumentos falam pelos musicos, e nas expressões de gramelo, o público responde à altura. E se a fala não aguenta os instrumentos convencionais não tem problema, até um copo vira instrumento.

Thijs Van Leer sabe bem o que é isso. Em meio às virtuosidades de sua flauta e seu orgão, existe a sua personalidade. Essa personalidade que contagia e consegue prender a atenção do público sem precisar de palavras.

E ele não esta sozinho. Ao seu lado, falam juntos com os intrumentos mais três personalidades da música. Na bateria marcante Pierre Van Der. E quando eu digo marcante pode levar ao pé da letra. Pierre buscou momentos inesgotáveis de marcação e ritmos otimizados em solos mirabolantes e marcantes. Ao seu lado, no contra-baixo, Bobby Jacobs não o deixa sozinho. O baixo de Bobby marcou com seu tom grave o peso do coral. Se tem o grave, tem que ter o comtraponto. O agudo fica ao cargo de Niels Van Der e sua guitarra. Solos e mais solos. E não qualquer um. É a musica, é o rock, é o FOCUS.

Se o esopo é um castelo os reis estavam lá esta noite mostrando todo o imperio do rock progressivo e mantendo-o vivo. Se depender do Focus, por muitos anos ainda.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

379 acessosFocus: banda toca em Porto Alegre em setembro, diz jornalista0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Focus"

Rock ProgressivoRock Progressivo
Os 15 maiores guitarristas do gênero

AngraAngra
Líder do Focus: "É um homem cantando? Impressionante!"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Focus"

Tico Santa CruzTico Santa Cruz
Algumas análises de músicas que não ouvimos

PanteraPantera
Veja Dimebag aos 18 anos destruindo em solo

A morte das grandes bandasA morte das grandes bandas
Vá a todo show grande que puder

5000 acessosRob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"5000 acessosQuando shows dão errado: 25 apresentações desastrosas5000 acessosPlanno D: todo metaleiro se envergonha de algo que gosta5000 acessosMulheres no Rock: resistência em um meio machista5000 acessosLed Zeppelin: Page explica o porquê de não haver um "Vol. V"5000 acessosMelhores de 2012: as escolhas do redator Ben Ami Scopinho

Sobre Pedro Jaued

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online