In Flames: O único show na capital paulista foi avassalador
Resenha - In Flames (Santana Hall, São Paulo, 15/02/2009)
Por Erick Tedesco
Postado em 19 de fevereiro de 2009
A primeira turnê sul-americana da banda sueca In Flames quase não passou pelo Brasil. Quase, mas passou e o único show na capital paulista foi avassalador. Apesar da irritante chuva que caía sobre a fila que dobrava quarteirões, e também sobre outras pessoas que se acomodaram em bares nas proximidades ou debaixo de toldos, o atraso para a apresentação da Claustrofobia foi tolerável. E o show da banda lemense burocrático. Funcional, mas nada mais do que usual thrash metal de sempre.
Então pouco ou nada conhecida pelo público da música pesada, o Santana Hall engana à primeira impressão. Simplório na faixada, mas com uma excelente estrutura interna. A qualidade da aparelhagem que viabilizou a propagação do som, para ambas as bandas, foi nítida. Um espaço adequado para acomodar os aproximadamente três mil presentes naquela noite. Sem empurra empurra, sem brigas e sem aglomeração.
E de fato tudo contribuiu para o esperado espetáculo satisfatório. Ao fim do set da Claustrofobia, que tocou por quase uma hora, a equipe técnica e o bom senso funcionaram e a atração principal, a In Flames, já estava prestes a aparecer no palco. Na bagagem, os suecos, sem Jesper Stromblad (se tratando do alcoolismo) substituído na turnê latino-americana por Niclas Engelin (que já tocara no In Flames e lançou dois álbuns com a banda Gardenian), estão com nove álbuns e uma notável popularidade na Europa. Banda de porte grande, mesmo!
O que foi comprovado na primeira apresentação da banda em terras brasileiras. Um show profissional, não apenas pela técnica e domínio dos músicos com seus respectivos instrumentos, mas pelo carisma. Principalmente do vocalista Anders Friden e também do guitarrista Björn Gelotte. À parte do ofício musical, Friden mostrou que se daria bem como comediante de stand up comedy, em evidência no Brasil.
A primeira canção do show foi a agitada "Delight And Angers", do último lançamento, "Sense of Purpose". Para legitimar a emoção de muitos fãs que há tempos esperavam por este dia, a clássica "Pinball Map" é executada vigorosamente. E, após "Leeches", do penúltimo "Come Clarity", "Episode 666", umas das primeiras músicas que de fato pavimentou o sucesso de hoje. Em seguida, "Drifter" e "Colony", do álbum homônimo, cujo ritmo cadenciado, em meio a camadas de riffs, ao vivo funciona absurdamente bem.
Outra do "Whoracle", "The Hive", fez a festa dos saudosistas, enquanto "Cloud Connected", da "fase nova", fez grande parte do público pular. E outra do novo álbum, "Alias", que não é balada, mas possui balanço e é uma das preferidas entre as novas canções. Mas "Behind Space" novamente remete aos primeiros álbum da In Flames com muito peso. Muito, mesmo. Já a seguinte, "Only For The Weak", outro clássico do Clayman, foi muito cantada.
Já nos momentos finais do show tocaram a "Disconnected", a balada "Come Clarity" e a contagiante "The Quiet Place", do "Soundtrack To Your Escape". Sucesso após sucesso, outro hit do "Sense of Purpose", "The Mirror´s truth", seguida de "Trigger" e "Take This Life". A derradeira foi "My Sweet Shadow", que finalizou a apresentação da banda, que optou por não fazer ceninha para "bis" e encerrar de forma respeitosa com os fãs. Sim, fãs, porque mesmo quem foi ao evento com indiferença, ao final do set, penso eu, o sentimento geral foi de ter assistido ao show de uma "banda e tanto".
Outras resenhas de In Flames (Santana Hall, São Paulo, 15/02/2009)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
O tema interessante abordado em "Cloud Connected", clássico do In Flames
A música do In Flames que é uma reflexão poderosa sobre empatia e dor
Layne Staley foi uma grande inspiração para Anders Fridén, vocalista do In Flames
5 discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


