Porão do Rock: Suicidal Tendencies encerra o primeiro dia do festival
Resenha - Porão do Rock (Estádio Mané Garrincha, Brasília, 01/08/2008)
Por Maurício Gomes Angelo
Fonte: Porão do Rock
Postado em 02 de agosto de 2008
A 11º edição do Porão do Rock começou ontem com casa cheia até o fim e uma organização praticamente impecável. Shows no horário, tranqüilidade, estrutura exemplar e ótimas condições para todos os presentes neste que é um dos maiores festivais do país. O dia heavy do evento mesclou nomes do hardcore e do metal como MUKEKA DI RATO, ALMAH, BLACK DRAWING CHALKS, MACAKONGS 2099, MQN, DFC e MATANZA, numa apresentação eficaz o suficiente para ter o público na mão, cantando "clássicos" como "A Arte do Insulto", "Ressaca Sem Fim", "Ela Roubou Meu Caminhão", "Clube Dos Canalhas", "Eu Não Gosto de Ninguém" e "Bom É Quando Faz Mal". O melhor show nacional da noite naquela que provavelmente é uma das bandas brasileiras mais felizes em criar uma identidade conceitual aprovada e adorada pelos fãs. A exemplo, em escala mundial, dos headliners.
Suicidal Tendencies - Mais Novidades
Aliás, foi preciso esperar até as 02:20 h da manhã para ver Mike Muir (vocal), Mike Clark (guitarra), Dean Pleasants (guitarra), Steve Brunner (baixo) e Dave Hidalgo Jr. (bateria) entrarem no palco. Mas o hino "You Can’t Bring Me Down" mandado logo de cara deu o tom da celebração coletiva que o show do SUICIDAL TENDENCIES se tornou.
Um dos poucos nomes que conseguiram alcançar o status de se tornarem não só um grupo, mas uma instituição – influenciando diretamente o comportamento, as idéias e o vestuário de seus fãs, além de fincarem os pés com o quase inquestionável título de melhor banda de crossover da história, o SxTx mostrou uma vitalidade impressionante para quem tem mais de 25 anos de carreira.
Se a idade pesa e a forma física já não é a de antes, Mike Muir não dá a mínima e continua com a presença monstruosa que o consagrou como um dos frontmans mais carismáticos (e respeitados) que se têm notícia. O duo de Clark e Pleasants nas guitarras entregou uma execução limpa e inspirada, com os solos certeiros e riffs explosivos que puxavam rodas insanas de pogo entre os 15 mil presentes. Steve Brunner já está adaptado e não compremete o difícil posto de baixista do Suicidal, tendo entrosamento satisfatório com o recém-integrado Dave Hidalgo Jr. na bateria.
Com toda a discografia bem representada no set-list, os clássicos dominaram. Apresentação old-school sem cheiro de naftalina: "Subliminal", "War Inside My Head" – inesquecível – e "I Hate You Better" confirmaram a ótima forma, sendo a mistura perfeita, e genuína, de metal, hardcore e funk.
Na última, "Pledge Your Allegiance", Muir começou a chamar alguns fãs para subir ao palco, o que acabou se transformando rapidamente numa invasão, surpreendentemente bem sucedida. A visão, no mínimo curiosa, é símbolo da "atitude" – palavra que no caso deles pode ser usada sem receio – que sempre os caracterizou, e continua presente.
Difícil imaginar um final mais apropriado para uma banda que consegue transformar um show em uma arena de grandes proporções numa celebração intimista entre amigos. Que venha o novo CD – o primeiro após 8 anos.
O Porão do Rock continua hoje com uma programação mais pop, culminando no aguardado encerramento dos britânicos do MUSE.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
Wacken Open Air está próximo e confirma 172 atrações em 4 dias de shows
Festival de metal é interrompido pelas autoridades por estar "barulhento demais"
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A reação de Charles Gavin, dos Titãs, ao encontrar seu grande ídolo do rock inglês
A opinião de Chorão sobre o virtuosismo do Angra, segundo Rick Bonadio
Ian Anderson (Jethro Tull) volta a citar brasileiros como público desrespeitoso em shows


Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida



