Eric Martin: shows diferentes em Santa Catarina
Resenha - Eric Martin (Pomerode e Florianópolis, 14 e 19/06/2008)
Por Carolina Brand
Postado em 29 de junho de 2008
Não... não é do Rick Martin que estamos falando, definitivamente! Parece mentira, mas muitos não conhecem Eric Martin pelo nome. Eric quem? Eric Martin, ex-vocalista do Mr. Big, famosa banda de hard rock dos anos 90 que acabou em 2002.
Marcelo Raupp tem 25 anos e é professor de história. No caminho em direção a Pomerode para o primeiro show em Santa Catarina, Marcelo me mostrou o quanto conhece sobre o assunto. Sendo assim, eis a percepção dele sobre os shows: "Conheci o Mr. Big e Eric Martin entre 1992 e 1993, em meio a onda de bandas de hard rock oriundas dos Estados Unidos, lideradas pelos grupos Bon Jovi e Guns n' Roses. Como jovem apreciador do estilo, então com onze anos de idade, também aprendi a gostar das excelentes músicas do Mr. Big, já reconhecendo suas melodias e refrões absolutamente grudentos (entretanto, espetaculares!). Considero-me alguém interessado e familiarizado com os discos do grupo (sobretudo da formação original), mas não me vejo como um fã exagerado como passei a ser de Aerosmith e Van Halen (os 'veteranos') na mesma época."
Já que estávamos a caminho de mais dois capítulos dessa história (os shows de Pomerode em 14 e Florianópolis em 19 de junho) tivemos o privilégio de assistir atentamente a cada um deles. Eric apresentou-se ao lado dos músicos da "The Road Vultures" da Argentina. Especialmente criada para acompanhar Eric, a banda mostrou muita afinidade e ligação com o músico. Christian Vidal (guitarra), Charlie Giardina (baixo e backing vocal) e Pablo Garrocho (bateria) tiraram as músicas em apenas dois dias e foi o suficiente para ser a banda escolhida por Eric. Com ele já fizeram shows pelo Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Índia.
Assim como muitos do público, principalmente em Florianópolis, Marcelo era o mais "interessado". Com uma camiseta feita especialmente para a estrela da noite e um vinil antigo embaixo do braço, ele comenta: "Celebrei os anos que venho curtindo o estilo. Eric veio apresentar o seu trabalho como um todo, sendo sua passagem pelo Mr. Big um belo capítulo (mas como ele destaca, já encerrado). Seus shows deixaram alguns sucessos do grupo de lado, como a importante "Green-tinted sixties mind" do álbum "Lean into it" de 1991 (segundo do grupo e meu favorito), talvez por se tratar de uma composição assinada exclusivamente pelo guitarrista Paul Gilbert, que saiu do grupo de forma pouco amigável.
No show de Pomerode, por ser um show aberto para outros públicos, percebi uma falta de sintonia entre a platéia e a banda, mas para mim foi uma apresentação competente e intensa... A eletricidade foi fundamental. Em Floripa, o público foi especialmente conferir o espetáculo e a apresentação acústica foi bastante intimista. Para quem assistiu as duas, uma complementou bem a outra!".
Mas ninguém melhor para falar do assunto do que o próprio Eric Martin que, simpaticamente, recebeu a todos os fãs e entre autógrafos e flashes revelou: "Gostaria de ter feito mais shows no Brasil. O show que fiz em São Paulo foi o mais marcante, pois após cerca de 10 horas de viagem de Pomerode a São Paulo, achei que não teria forças pra subir no palco. Entretanto, ao fazê-lo, fui energizado pelo público."
Os shows de Florianópolis e Curitiba (20) foram adiados em uma semana devido a problemas burocráticos com o visto na passagem pelo Paraguai, antecedente ao Brasil. Sobre o incômodo desses cancelamentos Eric comenta: "De fato isso tem ocorrido com freqüência durante toda a turnê. Após ter tido o problema com o visto, só vim para o Brasil em consideração aos fãs mesmo. Mas valeu a pena. É até uma pergunta boba, está na minha cara, eu amei o show em Florianópolis."
Não é a toa que essa passagem por Santa Catarina deixou boas impressões ao público, como confirma Marcelo: "Minha impressão do Eric foi das melhores. Carismático nas apresentações, foi também atencioso com os fãs. Ele percebe claramente que aqui no Brasil valoriza-se muito o seu passado com sua antiga banda, mas sua carreira solo ainda é pouco conhecida. Pelos dois motivos, espero que ele possa voltar em breve... principalmente para Floripa que precisa de ícones para o fortalecimento da nossa cena."
Por Carolina Brand
Jornalista - SC 02162 JP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Power Metal: 10 álbuns essenciais do estilo
Filmes sobre rock: A história do gênero no cinema
A reação de filha de Elvis Presley ao descobrir que Michael Jackson era virgem aos 35 anos


Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Poppy - Uma psicodelia de gêneros no primeiro show solo da artista no Brasil
Festival Índigo cumpre a promessa em apostar no Alternativo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



