Claustrofobia: O Metal Malóka machucou pescoços em Santa Catarina
Resenha - Claustrofobia (Jardim Botânico, Timbó, 10/11/2007)
Por Clóvis Eduardo
Postado em 14 de novembro de 2007
Ninguém tinha dúvida de que o show do Claustrofobia em Santa Catarina seria dinâmico e com muita energia. Mas esses caras conseguiram fazer o resultado final ficar ainda mais insano.
O Estado recebe os paulistas do Claustrofobia pela segunda vez, sem ter ao menos esquecido das dores no pescoço graças à passagem em 2001 em Guaramirim. Mas a volta não poderia ser em melhor estilo, pois após a consolidação de "Fulminat" (2005) uma verdadeira preciosidade do metal brasileiro, a fúria do quarteto está ainda mais em alta. Depois da turnê européia ao longo de quatro meses - passaram por Alemanha, Áustria, Holanda, Suíça, Bélgica e Polônia - nada melhor do que passar por Timbó no sábado (10 de novembro), para mostrar que as rodas e as dores no pescoço precisam continuar por muito mais tempo.
Claustrofobia - Mais Novidades
A organização do festival (92 Metal Fest - com apoio de uma Rádio local) levou o desafio de fazer uma festa à altura do que o Estado merece. Com boa estrutura de iluminação e som, o Salão de Eventos do Jardim Botânico não deixou nada a desejar e foi eficiente para comportar algo em torno de 500 pessoas. Mais felizes ainda foram os organizadores em diversificar o cast da noite que tinha ainda algumas bandas diferentes e relativamente "desconhecidas" para o público do Sul.
A surpresa foi grande desde o abrir da casa, com a apresentação de um quinteto feminino mandando ver no Heavy Metal tradicional. A banda Panndora mostrou muita energia no palco, com músicas próprias de incrível bom gosto e alguns covers. A impressão que ficou é que além de merecer participar da noitada metálica, elas sabem realmente colocar muita banda de marmanjo no chão. Uma boa revelação das meninas que vêm de Maringá (PR) e estão com um CD auto-intitulado já na boca do forno.
Ainda tão "desconhecida" para os catarinenses, Ariel n´ Caliban (SP), manteve o pique da banda anterior e colocou o pé no acelerador. O que sobrou foi Thrash Metal veloz, técnico e vigoroso, com destaque para a voz de uma jovem vocalista que faz o melhor estilo "Angela Gossow". A diferença é de que Taty Kanazawa agita dezenas de vezes mais do que a vocalista do Arch Enemy. Ariel n´ Caliban é outra banda promissora. E que novamente, a galera soube contribuir pelo espetáculo.
Mas a atração principal ainda estava por vir. Marcus D´angelo (guitarra e vocal), Alexandre De Orio (guitarra) Caio D´angelo (bateria) e Daniel Bonfogo (baixo) trouxeram de volta o Metal Malóka auto intitulado pelo grupo. Sem frescuras ou estrelismos, os quatro subiram ao palco e literalmente botaram fogo no show. Era clássico atrás de clássico e ninguém ficou parado, inclusive com a formação de algumas rodas. Foi mais de uma hora e meia de apresentação, envolvendo as principais composições do quarteto, desde as explosivas "Disorder and Decay", "Reality Show" e "Terror and Chaos". Houve tempo ainda para "Natural Terrorism", música nova e muito bem aceita pela turma que não aguentava mais esperar por "Paga Pau" e "Eu Quero Que Se Foda", cantada como hinos pelos fãs mais ardorosos.
O Claustrofobia além de muito eficiente na composição de suas músicas, exibe imensa técnica instrumental, sem deixar de agitar um minuto sequer no palco. Sem espaço para o cansaço ou baladas, chega a vez de "Beneath The Remains" do Sepultura. Cover que Caio colocou todo mundo pra balançar a cabeleira impulsionado pela velocidade no caixa, enquanto Alexandre e Marcus arrancam um dos riffs mais incríveis do Death Metal mundial. Daniel além de mandar bem no baixo, deixa um pouco da raiva para os backing vocals, fazendo o show ficar ainda melhor.
A parte final do show do Claustrofobia foi de tirar o fôlego. "Thrasher", música título do aclamado álbum de 2002 e a rápida Enemy fecharam a apresentação e fizeram reviver novamente a agitação que foi no show de 2001. Palmas para os paulistas, sempre muito sorridentes e simpáticos com os fãs, distribuindo autógrafos, tirando fotos e conversando com a turma antes e depois do show.
No entanto, o 92 Metal Fest ainda não havia acabado. Era tempo para a Perpetual Dreams (Blumenau - SC) mostrar que também mereciam atenção. Com alguma experiência em shows, o grupo trouxe o típico Heavy Metal melodioso e cadenciado para Timbó, com destaque para algumas músicas do CD "Arena" lançado em 2005. Em seguida, e até como um contraste, Lusferus (SP), trouxe Black Metal para quem ainda estava disposto a agitar tamanha velocidade instrumental e no vocal.
A última apresentação coube ao Vulkro, de São José (SC). Apesar do ritmo mais lento, não há dúvidas de que o grupo é extremamente caprichoso em seu Doom Metal. Outra banda formada por jovens revelações e que com certeza mostra que Santa Catarina tem do que se orgulhar do metal local.
Foi um ótimo festival, com bandas excelentes. Se o primeiro 92 Metal Fest trouxe Tuatha de Dannan, Claustrofobia foi a melhor escolha para 2007. Um show que dificilmente será esquecido, ainda mais pela qualidade das outras bandas que se apresentaram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Fernanda Lira revela que irmã é jogadora profissional de futebol e já foi pra Seleção
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O guitarrista brasileiro que compôs frevo inspirado em Yngwie Malmsteen
A música solo que Gilmour se arrependeu de escrever por causa do Pink Floyd
O clássico do U2 que tem "os versos mais cafonas" já escritos por Bono segundo ele próprio
5 clássicos do rock brasileiro que são versões de músicas internacionais
O motivo pelo qual Slash não quer saber de filme sobre o Guns N' Roses
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



