RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

A única música do Metallica que todos os integrantes que passaram pela banda tocaram ao vivo

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Comitiva
Stamp

Roger Waters: Arranjos fieis do clássico "Dark Side of The Moon"

Resenha - Roger Waters (Morumbi, São Paulo, 24/03/2007)

Por Daniel Takata Gomes
Postado em 26 de março de 2007

Roger Waters definitivamente está mudado. Se na última vez que passou pelo Brasil, há cinco anos, por ocasião da turnê "In The Flesh", o ex-mentor do Pink Floyd não economizava nos disparos contra os membros remanescentes de sua antiga banda (o guitarrista David Gilmour, o tecladista Richard Wright e o baterista Nick Mason), as recentes entrevistas mostram que nada melhor que o tempo para curar antigas feridas. Agora, ao contrário de antigamente, ele se refere ao Pink Floyd atual com respeito e se coloca no mesmo patamar do ex-desafeto Gilmour - a recíproca, aparentemente, não é verdadeira.

Roger Waters - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

O show da turnê "Dark Side of the Moon" que Waters apresentou no Morumbi dá mostras claras disso. Em 2002 os membros de sua banda se preocupavam em dar um toque pessoal aos antigos clássicos. Agora, Waters se preocupa em reproduzir fielmente os arranjos das canções originais. Ele se deu conta que o público quer ver o Roger Waters do Pink Floyd, e não apenas um artista solo fazendo cover de seus velhos sucessos.

Tanto isso é verdade que, no final da canção "Wish You Were Here", o guitarrista Dave Kilminster reproduziu o solo executado por David Gilmour que aparece na versão da canção do álbum "PULSE", de 1995 - ou seja, do Pink Floyd sem Waters. O mesmo Pink Floyd que há alguns anos Waters costumava execrar em qualquer declaração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O mesmo artifício se repetiu durante todo o espetáculo. Apoiado por músicos de primeira linha (entre eles Snowy White, guitarrista de apoio do Pink Floyd nas décadas de 70 e 80, Andy Fairweather-Low, guitarrista que já trabalhou com The Who, Eric Clapton e Joe Satriani, e Jon Carin, tecladista de apoio do Pink Floyd na década de 90 - e que participou do último álbum de quem? Sim, David Gilmour!), às vezes era impossível distinguir se era apenas Roger Waters ou o Pink Floyd inteiro que tocava no palco.

Tudo no espetáculo foi grandioso. A começar pelo palco, ideal para um grande fã de futebol como Roger Waters. Ele chegava a faltar a algumas sessões de gravações quando fazia parte do Pink Floyd para ver jogos do Arsenal. Então, nada melhor que ter como palco o estádio do São Paulo Futebol Clube, tricampeão mundial e um dos maiores times do mundo. O telão gigantesco também era imponente. Para completar, as águas de março que fechavam o verão de São Paulo há dias deram uma trégua. O terreno estava pronto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Depois do começo com duas músicas do álbum "The Wall" - "In The Flesh" e "Mother" -, uma homenagem aos antigos companheiros em "Set The Controls For The Heart Of The Sun", com imagens da banda no telão ainda contando com o ex-guitarrista e fundador, o diamante louco Syd Barett, morto ano passado. Na seqüência, três do álbum "Wish You Were Here" - "Shine On You Crazy Diamond" (nova homenagem a Barrett), "Have a Cigar" e "Wish You Were Here" - e talvez o momento mais sonolento, duas músicas do Final Cut ("Southampton Dock" e "The Flecther Memorial Home"), último álbum de Waters à frente do Floyd. Surpreendentemente, a seqüência com "Perfect Sense" partes 1 e 2, de seu trabalho solo, foi em boa parte cantada pela platéia. A quase inédita "Leaving Beurit" veio a seguir, com uma grande idéia: a letra da canção, praticamente desconhecida por todos, aparecendo no telão, fazendo com que até aqueles que não conhecem bem o músico cantassem junto com Waters. O final da primeira parte foi matador, com "Sheep", do álbum Animals. Sendo um álbum totalmente politizado, baseado no livro "A Revolução dos Bichos" de George Orwell, a apresentação foi digna. Um gigante porco inflável apareceu sobre o estádio com dizeres como "Ordem e Progresso?", "O Brasil está sendo vendido" e "Salvem a Amazônia". Uma crítica ácida que não poderia faltar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

15 minutos de intervalo depois para o mais esperado. Todos estavam prontos para ver Waters no lado escuro da lua. Depois da introdução "Speak to Me", os músicos desarrolam "Breathe" como se estendessem um tapete de veludo para a seqüência de clássicos que já fazem parte da história da cultura ocidental. "On The Run" é uma viagem em som surround e telão lisérgico. "Time" é cantada em uníssono pelos presentes.

Roger Waters declarou em entrevista para a Revista BIZZ que é difícil alguma cantora chegar ao nível de execução da cantora Clare Torry em "Great Gig in the Sky", no álbum "Dark Side of the Moon". Ainda disse que a versão do "PULSE" não é satisfatória - e ele tem toda razão - e que sua backing vocal Carol Kenyon faz um excepcional trabalho na música. Pois foi exatamente a performance de Kenyon o ponto alto do show. A música, que com suspiros e gritos desesperados leva a uma fatigada aceitação da missão da morte, fez arrepios percorrerem as arquibancadas. Com certeza uma das melhores performances da história!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

"Us and Them", com Jon Carin reproduzindo fielmente os vocais originais de Gilmour e os teclados de Wright, foi outra performance matadora. Em "Any Colour You Like" foi a vez dos músicos mostrarem virtuosismo na canção que mais parece uma jam bem comportada. "Brain Damage" e o grand finale "Eclipse" levaram o público ao delírio total. Nos shows no exterior, muitos disseram que a performance de "Dark Side of the Moon" de Roger Waters é superior à versão do disco "PULSE". Eu achava difícil de acreditar. Mas agora vejo que os elogios não eram exagerados.

No bis, apenas músicas do álbum "The Wall", o preferido de Waters. Primeiro, "Another Brick in the Wall" (com direito a som de helicóptero executado com perfeição pelo sistema de som que fez todos procurarem algo no céu!), com presença de crianças do Projeto Guri. As músicas "Vera" e "Bring the Boys Back Home" abriram terreno para a "bala de prata" do Pink Floyd, "Comfortably Numb". Sim, eu disse do Pink Floyd, não de Roger Waters. Porque, apesar da música ser talvez o maior clássico da banda e de ter levantado o público e tudo mais, na minha opinião não faz o menor sentido essa música ser tocada sem David Gilmour. É a única música em que o vocal de Jon Carrin e o solo de guitarra de Dave Kilminster, apesar do esforço, não chegam aos pés de Gilmour. Para mim foi como um anti-clímax no final do show.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

É verdade que não foi um show perfeito, afinal isso não existe. Mas o mais próximo que poderia chegar disso, Roger Waters chegou. Com "Dark Side of the Moon" tocado com rigor cirúrgico, grandes performances de grandes músicos e Waters ainda mostrando um domínio vocal muito bom, será uma passagem que ninguém irá esquecer. Waters cantou na música "Amused to Death", do álbum homônimo: "it was the greatest show on earth". Ele não estava se referindo a esta turnê, mas bem que poderia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Outras resenhas de Roger Waters (Morumbi, São Paulo, 24/03/2007)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air
Pierce The Veil


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS