Helloween: Uma agradável noite de Heavy Metal com mestres do melódico
Resenha - Helloween (Master Hall, Curitiba, 31/03/2006)
Por Clóvis Eduardo
Postado em 08 de abril de 2006
Curitiba curtiu uma agradável noite de Heavy Metal com a promissora banda Shadowside e os mestres do melódico do Helloween. Mesmo com repertório mais voltado para as três partes da saga "Keeper Of The Seven Keys", o público adorou cada composição executada pela turma de Andi Deris.
Fotos: Makila Crowley (www.makilacrowley.com.br)
Esta foi a quinta apresentação do Helloween em Curitiba, sendo que a banda abriu para o Iron Maiden duas vezes, uma em 1996, no Couto Pereira, com outras duas bandas, o Motorhead e Skid Row. O segundo show foi em 1998, na Pedreira Paulo Leminski, também como abertura para a Donzela. Os outros shows foram em 2001 e em 2003, no Moinho São Roque. Tão diferente quanto as apresentações passadas, está a formação da banda alemã.
O Master Hall estava lotado, com cerca de 2,4 mil pessoas. Peço desculpas ao leitor por atrasos terem me impedido de conferir a apresentação da Shadowside, que na diferenciada voz de Dani Nolden devem ter dado uma grande introdução para a noite de festa. Já que a banda esteve ao lado do Helloween em mais apresentações pelo país, com certeza ótimas retratações podem ser feitas em outros reviews do show. Ainda quero a minha chance de conferir de perto o Heavy Metal do quinteto.
A atração vinda da Alemanha já tomou o gosto do público brasileiro e está entre as bandas mais queridas e populares entre os apreciadores de música pesada. Sob coros e muitas palmas, Andi Deris nos vocais, Michael Weikath e Sascha Gerstner nas guitarras, Marcus Grosskopf no baixo e Dani Löble na bateria sobem ao palco e executam quatro das novas composições do álbum "Keeper Of The Seven Keys – The Legacy", mais seis canções entre as duas partes do Keepers lançada nos anos 80. Como pudemos ver, o Helloween quer mesmo deixar a imagem de que teve momentos brilhantes no passado e mostrar que está muito bem do presente.
Ainda assim foram tocadas mais quatro canções variadas. O restante foi de solos e momentos divertidos. Inusitado foi ver Markus duelar em um kit pequeno de bateria, o solo com Dani. Outra ocasião animada também foi proporcionada pelo novo baterista do grupo – que já teve passagem pelo Rawhead Rexx e pela banda Blaze. Enquanto Sascha teve um momento todo seu para fazer firulas, Dani aparece à frente do palco com uma guitarra bem menor e começa a dedilhá-la. O improviso teria sido soberbo se a "gravação do solo" tivesse sido tocada no momento em que o animado baterista fingisse a ação. Mais engraçado ainda foi ver que, em seguida, quando as velozes notas soavam nos alto-falantes, Dani não estava preparado para tocar, dando a entender o motivo da brincadeira. A solução para os músicos era rir.
Animado como sempre, Andi Deris esbanjava notas altas, baixas e muitos sorrisos ao público que estava enlouquecido. Marcus também foi um dos mais inquietos, deixando clara a boa presença de palco do Helloween. Até Michael Weikath estava mais sorridente do que de costume.
No geral, o show foi muito bom, com destaque para a participação do público em "Future World" e o agito em "I Want Out" e "Dr. Stein" que fecharam a noite. Curitiba foi muito carinhosa com os alemães, que retribuíram com músicas muito bem executadas (algumas em tom abaixo da gravação de estúdio) e bastantes sorrisos ao final do show.
Set-list:
1 - Intro
2 - The King For 1000 Years
3 - Eagle Fly Free
4 - Hell Was Maiden In Heaven
5 - Keeper Of The Seven Keys
6 - A Tale That Was't Right
7 - Solo de Bateria (Dani)
8 - Ocasion Avenue
9 - Mr.Torture
10 - If I Could Fly
11 - Solo de Guitarra (Sascha)
12 - Power
13 - Future World
14 - The Invisible Man
15 - Mrs.God
16 - I Want Out
17 - Dr.Stein
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Foo Fighters se apresentará em Belo Horizonte e São Paulo em fevereiro de 2027
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
O cantor mais importante do que Elvis Presley, segundo Bob Dylan
O dia que o então goleiro do São Paulo Rogério Ceni tocou Pink Floyd na ESPN
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
A banda que arriscou 60 mil dólares em turnê pelos EUA e voltou para casa com lucro
A banda que Axl Rose acusou de só fazer música para ganhar dinheiro
Myles Kennedy fala da pressão de substituir vocal do Guns N' Roses no Rock Hall
Kiko Loureiro, do Angra, relembra o tempo de Dominó



Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Michael Kiske: "Hoje eu entendo que precisava ter saído do Helloween"
Andi Deris entrou no Helloween sem avisar o Pink Cream 69, lembra Dennis Ward
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



