Helloween: Uma agradável noite de Heavy Metal com mestres do melódico
Resenha - Helloween (Master Hall, Curitiba, 31/03/2006)
Por Clóvis Eduardo
Postado em 08 de abril de 2006
Curitiba curtiu uma agradável noite de Heavy Metal com a promissora banda Shadowside e os mestres do melódico do Helloween. Mesmo com repertório mais voltado para as três partes da saga "Keeper Of The Seven Keys", o público adorou cada composição executada pela turma de Andi Deris.
Fotos: Makila Crowley (www.makilacrowley.com.br)
Esta foi a quinta apresentação do Helloween em Curitiba, sendo que a banda abriu para o Iron Maiden duas vezes, uma em 1996, no Couto Pereira, com outras duas bandas, o Motorhead e Skid Row. O segundo show foi em 1998, na Pedreira Paulo Leminski, também como abertura para a Donzela. Os outros shows foram em 2001 e em 2003, no Moinho São Roque. Tão diferente quanto as apresentações passadas, está a formação da banda alemã.
O Master Hall estava lotado, com cerca de 2,4 mil pessoas. Peço desculpas ao leitor por atrasos terem me impedido de conferir a apresentação da Shadowside, que na diferenciada voz de Dani Nolden devem ter dado uma grande introdução para a noite de festa. Já que a banda esteve ao lado do Helloween em mais apresentações pelo país, com certeza ótimas retratações podem ser feitas em outros reviews do show. Ainda quero a minha chance de conferir de perto o Heavy Metal do quinteto.
A atração vinda da Alemanha já tomou o gosto do público brasileiro e está entre as bandas mais queridas e populares entre os apreciadores de música pesada. Sob coros e muitas palmas, Andi Deris nos vocais, Michael Weikath e Sascha Gerstner nas guitarras, Marcus Grosskopf no baixo e Dani Löble na bateria sobem ao palco e executam quatro das novas composições do álbum "Keeper Of The Seven Keys – The Legacy", mais seis canções entre as duas partes do Keepers lançada nos anos 80. Como pudemos ver, o Helloween quer mesmo deixar a imagem de que teve momentos brilhantes no passado e mostrar que está muito bem do presente.
Ainda assim foram tocadas mais quatro canções variadas. O restante foi de solos e momentos divertidos. Inusitado foi ver Markus duelar em um kit pequeno de bateria, o solo com Dani. Outra ocasião animada também foi proporcionada pelo novo baterista do grupo – que já teve passagem pelo Rawhead Rexx e pela banda Blaze. Enquanto Sascha teve um momento todo seu para fazer firulas, Dani aparece à frente do palco com uma guitarra bem menor e começa a dedilhá-la. O improviso teria sido soberbo se a "gravação do solo" tivesse sido tocada no momento em que o animado baterista fingisse a ação. Mais engraçado ainda foi ver que, em seguida, quando as velozes notas soavam nos alto-falantes, Dani não estava preparado para tocar, dando a entender o motivo da brincadeira. A solução para os músicos era rir.
Animado como sempre, Andi Deris esbanjava notas altas, baixas e muitos sorrisos ao público que estava enlouquecido. Marcus também foi um dos mais inquietos, deixando clara a boa presença de palco do Helloween. Até Michael Weikath estava mais sorridente do que de costume.
No geral, o show foi muito bom, com destaque para a participação do público em "Future World" e o agito em "I Want Out" e "Dr. Stein" que fecharam a noite. Curitiba foi muito carinhosa com os alemães, que retribuíram com músicas muito bem executadas (algumas em tom abaixo da gravação de estúdio) e bastantes sorrisos ao final do show.
Set-list:
1 - Intro
2 - The King For 1000 Years
3 - Eagle Fly Free
4 - Hell Was Maiden In Heaven
5 - Keeper Of The Seven Keys
6 - A Tale That Was't Right
7 - Solo de Bateria (Dani)
8 - Ocasion Avenue
9 - Mr.Torture
10 - If I Could Fly
11 - Solo de Guitarra (Sascha)
12 - Power
13 - Future World
14 - The Invisible Man
15 - Mrs.God
16 - I Want Out
17 - Dr.Stein
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
A banda dos anos oitenta que mudou a forma como Bono enxergava os Estados Unidos
Jim Root entende que novo álbum do Slipknot irá "magoar algumas pessoas"
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
Derek Riggs levou três meses para concluir capa de "Somewhere in Time"; "Me deixou maluco"
O astro do rock que "deu aula" no Rock in Rio 2026, segundo Gastão Moreira
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Enterro de Raul Seixas fez "Salvador Dalí parecer desenho de Walt Disney", diz Marcelo Nova
Os únicos dois músicos que Humberto Gessinger poupou ao criticar geração do rock nacional
A obscura e "desafiadora" música do Rush que Neil Peart adorava "tanto ouvir quanto tocar"

Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) lança novo single solo, "Wait and See"
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



