Helloween: Uma agradável noite de Heavy Metal com mestres do melódico
Resenha - Helloween (Master Hall, Curitiba, 31/03/2006)
Por Clóvis Eduardo
Postado em 08 de abril de 2006
Curitiba curtiu uma agradável noite de Heavy Metal com a promissora banda Shadowside e os mestres do melódico do Helloween. Mesmo com repertório mais voltado para as três partes da saga "Keeper Of The Seven Keys", o público adorou cada composição executada pela turma de Andi Deris.
Fotos: Makila Crowley (www.makilacrowley.com.br)
Esta foi a quinta apresentação do Helloween em Curitiba, sendo que a banda abriu para o Iron Maiden duas vezes, uma em 1996, no Couto Pereira, com outras duas bandas, o Motorhead e Skid Row. O segundo show foi em 1998, na Pedreira Paulo Leminski, também como abertura para a Donzela. Os outros shows foram em 2001 e em 2003, no Moinho São Roque. Tão diferente quanto as apresentações passadas, está a formação da banda alemã.
O Master Hall estava lotado, com cerca de 2,4 mil pessoas. Peço desculpas ao leitor por atrasos terem me impedido de conferir a apresentação da Shadowside, que na diferenciada voz de Dani Nolden devem ter dado uma grande introdução para a noite de festa. Já que a banda esteve ao lado do Helloween em mais apresentações pelo país, com certeza ótimas retratações podem ser feitas em outros reviews do show. Ainda quero a minha chance de conferir de perto o Heavy Metal do quinteto.
A atração vinda da Alemanha já tomou o gosto do público brasileiro e está entre as bandas mais queridas e populares entre os apreciadores de música pesada. Sob coros e muitas palmas, Andi Deris nos vocais, Michael Weikath e Sascha Gerstner nas guitarras, Marcus Grosskopf no baixo e Dani Löble na bateria sobem ao palco e executam quatro das novas composições do álbum "Keeper Of The Seven Keys – The Legacy", mais seis canções entre as duas partes do Keepers lançada nos anos 80. Como pudemos ver, o Helloween quer mesmo deixar a imagem de que teve momentos brilhantes no passado e mostrar que está muito bem do presente.
Ainda assim foram tocadas mais quatro canções variadas. O restante foi de solos e momentos divertidos. Inusitado foi ver Markus duelar em um kit pequeno de bateria, o solo com Dani. Outra ocasião animada também foi proporcionada pelo novo baterista do grupo – que já teve passagem pelo Rawhead Rexx e pela banda Blaze. Enquanto Sascha teve um momento todo seu para fazer firulas, Dani aparece à frente do palco com uma guitarra bem menor e começa a dedilhá-la. O improviso teria sido soberbo se a "gravação do solo" tivesse sido tocada no momento em que o animado baterista fingisse a ação. Mais engraçado ainda foi ver que, em seguida, quando as velozes notas soavam nos alto-falantes, Dani não estava preparado para tocar, dando a entender o motivo da brincadeira. A solução para os músicos era rir.
Animado como sempre, Andi Deris esbanjava notas altas, baixas e muitos sorrisos ao público que estava enlouquecido. Marcus também foi um dos mais inquietos, deixando clara a boa presença de palco do Helloween. Até Michael Weikath estava mais sorridente do que de costume.
No geral, o show foi muito bom, com destaque para a participação do público em "Future World" e o agito em "I Want Out" e "Dr. Stein" que fecharam a noite. Curitiba foi muito carinhosa com os alemães, que retribuíram com músicas muito bem executadas (algumas em tom abaixo da gravação de estúdio) e bastantes sorrisos ao final do show.
Set-list:
1 - Intro
2 - The King For 1000 Years
3 - Eagle Fly Free
4 - Hell Was Maiden In Heaven
5 - Keeper Of The Seven Keys
6 - A Tale That Was't Right
7 - Solo de Bateria (Dani)
8 - Ocasion Avenue
9 - Mr.Torture
10 - If I Could Fly
11 - Solo de Guitarra (Sascha)
12 - Power
13 - Future World
14 - The Invisible Man
15 - Mrs.God
16 - I Want Out
17 - Dr.Stein
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Shane Embury (Napalm Death) fala abertamente sobre luta contra o alcoolismo
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
Deep Purple lança "Guilt Trippin'", faixa de seu próximo disco de estúdio
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religião
Bon Jovi: Richie Sambora enumera motivos para ter saído da banda
O veterano músico que salvou a vida de Eddie Vedder; "sem ele eu não estaria aqui"


Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) anuncia novo álbum solo, "Born With a Hammer"
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) lança novo single solo, "Feeding the Beast"
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



