RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemShow do Mayhem é cancelado com a banda no local; produtor da turnê se pronuncia

imagemO sufoco que Derrick Green passou em uma pizzaria ao se mudar pro Brasil

imagemAs duas bandas "de Metal" que derrotaram o Metallica nas buscas do Google

imagemAs 10 piores músicas de metal do mundo, segundo inteligência artificial ChatGPT

imagemOzzy Osbourne escolhe a pessoa mais divertida com quem tomou uns gorós

imagemA decepção de Chris do Black Crowes ao ver o que Steven Tyler andava fazendo

imagemAs divertidas descrições de Bruno Sutter para bandas que tocarão no Summer Breeze Brasil

imagemA sincera e hilária reação de João Gordo ao descobrir horário de seu show no Summer Breeze

imagemEuronymous se oporia ao black metal da extrema direita, diz amigo do ex-membro do Mayhem

imagemA banda brasileira que Bruno Sutter achou que não fosse de verdade devido técnica extrema

imagemO dia que Syd Barrett ficou chapadão e achou que cereal matinal estava cantando para ele

imagemMötley Crüe & Def Leppard: um dia épico no Allianz Park

imagemO disco que mudou a vida do Scott Ian: "se alguém se importa comigo é por causa dele"

imagemRegis Tadeu: crítico musical foi realmente convidado pela banda Coldplay para o show?

imagemQuando o Nirvana, sem fazer esforço algum, se igualou ao Guns N' Roses


Andreas Kisser: Projeto Brasil Rock Stars vira CD instrumental

Resenha - Brasil Rock Stars (São Paulo, 14/02/2006)

Por Maurício Dehò
Postado em 19 de fevereiro de 2006

Andreas Kisser não pára! Desta vez o guitarrista do Sepultura se apresentou com os seus amigos do Brasil Rock Star para gravar um CD ao vivo. A iniciativa veio de uma parceria entre Andreas e uma empresa apoiando-se em leis de incetivo fiscal do Ministério da Cultura. Para contar com esse apoio, Andreas resolveu gravar apenas músicas instrumentais para o CD, como manda a lei. A idéia surgiu pois "havia um amigo comum entre eu e a empresa", disse o guitarrista. Acertando todos esses aspectos legais, foi só ensaiar para o show (e olhe que foram apenas dois ensaios!).

Bruce Dickinson

O Brasil Rock Stars começou em 2000 e a sua formação permaneceu praticamente constante: Daniel Latorre (teclado), Paulo Zinner (bateria), Vasco Faé (vocal e gaita) e Sílvio Alemão (baixo). Para completar, esta noite trazia um convidado especial , o baixinho Theo Werneck tocando guitarra, guitarra havaiana e cantando, sempre com o seu jeito bastante animado e até meio excêntrico. O lugar escolhido foi o Blen Blen, em São Paulo, no dia 14/02, uma terça-feira à noite. A escolha se deu pela tradição do local e pelo fato de ter sido um primeiros locais onde o Brasil Rock Star se apresentou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como é comum na carreira de Andreas fora do Sepultura, o público, que compareceu em grande número, não é feito pelos tradicionais metaleiros. Nesta noite o que se via era um público heterogêneo, mistura de homens mulheres, jovens e mais velhos, porém, unido em torno de um interesse, ouvir um bom rock. Para Andreas não importa a diferença com o Sepultura, "aqui eu não estou fazendo Sepultura".

Para começar, "Sunshine of Your Love", do Cream e "The Wizard", do Black Sabbath. Nesta última Vasco arrasou na gaita, o que foi uma constante no show. "Purple Haze", do Jimi Hendrix foi a próxima.

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi então que o guitarrista anunciou que as músicas instrumentais do show seriam gravadas para um CD ao vivo. Foi "Wring That Neck" que teve o papel de abrir as gravações. A música do Deep Purple é muito boa e foi recheada de duetos de Latorre e Kisser. Foi uma ótima maneira de mostrar ao público que a idéia de um CD de covers, mas com músicas instrumentais, tinha sido muito boa.

Mas não foi apenas com músicas que originalmente não possuem vocais que o show continuou. Na verdade, a banda fez versões instrumentais mesmo de músicas que possuem letras. O responsável pelas harmonias vocais foi ora Andreas, com a guitarra, ora Vasco, com a gaita. Seguiram, então, com "Get Back", dos Beatles, "Jailhouse Rock", do Elvis Presley, e "Moby Dick", do Led Zeppelin. Foi aí que se pode ver um dos principais talentos da música brasileira.

Paulo Zinner fez um solo de arrasar! O baterista mostrou que não é preciso apenas de agilidade, mas de muita criatividade para fazer um solo de bateria. "Essa é a parte mais fácil do show", disse o simpático Zinner, "só fica difícil quando a galera bate palmas fora do ritmo, não sei se entro no ritmo deles ou tento fazê-los entrar no meu ritmo". O solo de Zinner é registrado como uma música, "Zinner’s Ritual". "Eu mudo algumas partes no meio, hoje fiz ritmos que nem sei o nome". Paulo, tanto quanto Andreas, é um tremendo workaholic, para se ter uma idéia, ele tem a Paulo Zinner Rockestra, participa do Golpe de Estado, de um trio de Jazz e do Devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Saindo do palco sob aplausos, Zinner deu lugar a Daniel Latorre e o seu solo no Hammond. Latorre é tão famoso pelo instrumento que ajudou a Meteoro na produção de uma série de produtos que são réplicas das antigas caixas Leslie e a linha ainda saiu com o seu nome. O solo também foi aprovado pelo público. O tecladista é um grande fã de Zinner, com quem toca em mais dois projetos (Paulo Zinner Rockestra e um trio de Jazz), "Ele é o maior batera desse país, com certeza". Juntos, em 2003, eles tocaram com o grande ídolo Ian Paice, também no palco do Blen Blen.

Emendando com o solo de Latorre, a banda voltou ao palco para executar uma versão de "Lazy", mais uma do Deep Purple, também sem os vocais. Como o solo de Latorre teve problemas na gravação, tanto o solo quanto "Lazy" foram executadas novamente no final do show.

Bruce Dickinson

O que parecia, por si só, uma idéia original, foi reforçado nas próximas três músicas. A primeira foi "Balada do Louco", de Arnaldo Batista. E se você acha que houve algum preconceito contra a música, ledo engano. Enquanto Andreas fazia a melodia na guitarra, o público cantava, num dos momentos mais emocionantes do show. Essa música também teve problemas e foi repetida duas vezes.
A segunda foi Kaiowas. É claro que o público sempre pede para que Andreas toque algumas música do Sepultura, mas é difícil que sejam atendidos. Por se encaixar perfeitamente ao tema, a música foi uma boa escolha e ainda fez os fãs da banda irem à loucura.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A terceira e mais surpreendente foi o mega-clássico do Queem "We Will Rock You", apesar de a música originalmente ter apenas vocal, bateria e solo de guitarra, a banda fez uma bela versão, com Vasco fazendo a melodia na gaita e, no final, solos e a banda toda tocando.

Para fechar o show, outra de Jimi Hendrix, "Crosstown Trafic", desta vez com Theo Werneck cantando, e Black Night, do Deep Purple. Na verdade o show acabou apenas depois que "Balada do Louco" foi repetida duas vezes, para a alegria da galera, que ainda queria mais.

A experiëncia foi mais que aprovada e o CD tem tudo para obter destaque. Afinal, não é apenas mais um álbum de covers, mas um álbum de covers, ao vivo e instrumental, mesmo que a música originalmente não seja. Criatividade pouca!

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre o Sepultura, as novidades são o lançamento, em março, do DVD ao vivo da banda e do novo CD, Dante XXI, em maio. E para quem acha que a ausência de Igor Cavalera na próxima turnê européia, Toninho, presidente do fã-clube oficial do Sepultura e que prestigiava a festa, garante "ele pode fazer o que quiser, agora ele preferiu cuidar do filho [que acabou de nascer], mas ele é do Sepultura". É esperar que tudo ocorra bem.

Set List
Sunshine Of Your Love (Cream)
The Wizard (Black Sabbath)
Purple Haze (Jimi Hendrix)
Wring That Neck (Deep Purple)
Get Back (Beatles)
Jailhouse Rock (Elvis Presley)
Moby Dick (Led Zeppelin)
Lazy (Deep Purple)
Balada do Louco (Arnaldo Batista)
Kaiowas (Sepultura)
We Will Rock You (Queen)
Crosstown Traffic (Jimi Hendrix)
Black Night (Deep Purple)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

Andreas Kisser: Max e Igor hoje são "pessoas totalmente diferentes"

Andreas Kisser: seus solos de guitarra preferidos no Metal


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Maurício Dehò

Nascido em 1986, é mais um "maidenmaníaco". Iniciou-se no metal ao som da chuva e dos sinos de "Black Sabbath", aos 11 anos, em Jundiaí/SP. Hoje morando em São Paulo, formou-se em jornalismo pela PUC e é repórter de esportes, sem deixar de lado o amor pela música (e tentando fazer dela um segundo emprego!). Desde meados de 2007, também colabora para a Roadie Crew. Tratando-se do duo rock/metal, é eclético, ouvindo do hard rock ao metal mais extremo: Maiden, Sabbath, Kiss, Bon Jovi, Sepultura, Dimmu Borgir, Megadeth, Slayer e muitas, muitas outras. E é de um quarteto básico que espera viver: jornalismo, esporte, música e amor (da eterna namorada Carol).
Mais matérias de Maurício Dehò.