Stratovarius: Fãs vindos de diversos estados lotaram o Olympia
Resenha - Stratovarius (Olympia, São Paulo, 27/08/2005)
Por Carol Oliveira
Postado em 07 de setembro de 2005
Depois do susto, com o repentino anúncio da saída de Jörg Michael e a substituição de Timo Kotipelto por uma vocalista pop, finalmente o Stratovarius volta às boas e os fãs podem respirar aliviados.
Fotógrafo: Rafael Sasso
Para selar essa reunião, a banda resolveu gravar o seu primeiro DVD ao vivo. O cenário escolhido para completar esse momento não podia ser outro: o público brasileiro, considerado um dos mais animados do mundo. E a galera fez jus á esse título; fãs vindos de diversos estados do Brasil lotaram o Olympia em São Paulo para fazer parte da história do Stratovarius (minutos antes do início do show o telão anunciava que naquela noite seria gravado um DVD e todos ali presentes concordavam em ceder sua imagem).
As cortinas se abrem e nos extremos do palco dois telões mostram cenas da banda nos bastidores e em passeios pela Argentina, Chile e Brasil (Curitiba e São Paulo). Sem muito falatório nem apresentações a banda invade o palco mandando "Maniac Dance" seguida de "Speed Of Light". Dono de uma extraordinária presença de palco, Kotipelto arrisca algumas palavras em português dizendo que é ótimo estar de volta a São Paulo e que cada um vai dar o melhor de si nesse show. E cumprem o prometido com "Kiss Of Judas", "Legions". "Twilight Symphony" e "Will The Sun Rise?"
Ao apresentar o novo baixista, Kotipleto chama "o homem com um sobrenome bem diferente" e Lauri Porra mostra toda a sua habilidade em um impressionante solo de baixo. Não sei se o público gostou mais do solo ou do sobrenome, mas a verdade é que Porra foi ovacionado pela galera, que gritava sem parar o seu nome e até um trocadilho "Porra você é do Cara*&%".
Logo após "Land of Ice and Snow" vem um dos momentos mais emocionantes do show, durante a introdução da belíssima "United" o telão exibe números de mortos em guerras, a mensagem "When will we learn? We are UNITED!" e a declaração universal dos direitos humanos. Depois desse momento politizado, o frontman pergunta "vocês querem ouvir canções bastante rápidas?", e nem espera pela resposta pra mandar "Against The Wind" seguida por "Season Of Change" e "Father Time".
O excêntrico guitarrista Timo Tolkki passou o show inteiro "na dele" e provou que os problemas de saúde não afetaram em nada o seu talento, o cara mandou muito bem os seus tradicionais solos e até fez alguns backing vocals.
De volta ao palco, para o primeiro Bis Kotipelto diz que ao vir pra São Paulo sente como se estivesse voltando pra casa e após esse deixa manda "Coming Home". Enquanto resolvem um problema técnico o vocalista provoca a platéia perguntando se essa consegue fazer mais barulho que o público de Buenos Aires e a galera responde com um coro "Brasil, Brasil..." muito bem acompanhado pelos teclados de Jens Johansson. Depois de "Destiny" e "Hunting High And Low" a banda deixa o palco mais uma vez.
De volta pra um segundo Bis Kotipleto anuncia uma música inédita naquela turnê "Visions", "Forever" foi um dos pontos altos do show, o coro estava tão alto que Kotipelto e Tolkki pararam de tocar e deixaram a galera terminar a música. Fazendo uma brincadeira com o público o vacalista pergunta: "Is it blue?...is it red?... is it yellow?... IS IT BLACK??", denunciando que o fim estava próximo com o grande hit "Black Diamond"
Pra quem perdeu, agora só resta aguardar pelo lançamento do DVD.
Set List:
Maniac Dance
Speed Of Light
Kiss Of Judas
Legions
Twilight Symphony
Will The Sun Rise?
Solo de baixo
Land Of Ice And Snow
United
Against The Wind
Season Of Change
Father Time
Bis 1
Coming Home
Destiny
Hunting High And Low
Bis 2
Visions
Forever
Black Diamond
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Último show do Sepultura sofre mudança de local
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
EP póstumo de John Sykes será disponibilizado em novembro
King Diamond fala sobre saída do guitarrista e produtor Andy LaRocque
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
King Diamond conta como se deu parceria com Gus G
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A letra cruel que Slash tentou fazer Axl Rose mudar antes de sair no disco do Guns N' Roses
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
A traumática saída de Arnaldo Antunes dos Titãs antes do álbum "Titanomaquia"
Para Kurt Cobain, Jon Bon Jovi era uma "pedaço de m*rda desesperado e sem talento"
Matt Sorum revela a música que Guns N' Roses gravou com todos bêbados

5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



