Shaman: E o ritual finalmente chegou ao Rio de Janeiro
Resenha - Shaman (ATL Hall, Rio de Janeiro, 29/09/2002)
Por Rafael Carnovale
Postado em 29 de setembro de 2002
Fotos: Anderson Guimarães (Show do Rio de Janeiro)
E o ritual chegou ao Rio. Depois de começar sua turnê mundial, com shows no interior do País e em São Paulo, o Shaman chegava para sua primeira apresentação na cidade maravilhosa. Um Atl Hall não muito cheio (cerca de 1800 pessoas) esperava ansiosamente pela banda.
A abertura coube aos cariocas do Allegro, que entraram em cena às 21 horas com "Sweet as Wine, Holy as Blood", de seu primeiro (e único) cd, seguida de "Enigma". A banda apresentou seu novo baterista, Fabiano Martins, e o vocalista Ilton Nogueira homenageou a também banda carioca SIGMA 5, vestindo sua camiseta durante boa parte do show. Levaram ótimas músicas, como "Stormy Nights", "Third Millenium", "As one Will Survive" (aonde Ilton vestiu a camisa de seu time favorito, o glorioso "Tabajara Futebol Clube") e um cover maravilhoso para "Eyes of a Stranger" do Queensryche. Embora o Allegro demonstre a competência de sempre, e a agitação total, boa parte da platéia permaneceu o show todo apenas observando, chegando à heresia de não reconhecer o cover do Queensryche (QUALÉ GALERA?), mas o Allegro deu conta do recado, se firmando como um dos grandes nomes do heavy nacional, embora o show tenha soado um tanto morno.
Uma rápida pausa para a preparação do palco para o show principal e somos brindados com o clipe de "Fairy Tale" nos telões do Atl Hall, com a belíssima Pietra Ferrari. Rapidamente a Intro "Ancient Winds" rola nas caixas de som e a galera se agita. E o Ritual começa. O Shaman entra com tudo com "Here I Am", seguida de "Distant Thunder" e "Time Will Come". Uma pausa para André saudar o público carioca e a banda toca "For Tomorrow" e o que aconteceu no show do Allegro se repete: parte da platéia fica apática, apenas observando. Para quebrar o clima a banda manda dois sons do Angra, que são recebidos com euforia pelo público: "Wings of Reality" e "Lisbon". A galera cantava junto e de longe notamos a competência do quarteto e do tecladista de apoio, Fábio Ribeiro. Hugo Mairutti consegue dar conta nas músicas do Angra com extrema competência, e Luís está mais solto no palco. Ambos fazem bons backings para André, que de longe é o destaque, com sua voz cada vez melhor e explorando timbres diferentes, desde o mais agudo ao mais rasgado.

Um solo de Hugo, muito bom por sinal, com interação com a galera foi a deixa para uma rápida "jam" com Ricardo e Luís, seguida de um solo de bateria curto, mas super eficiente de Ricardo, que dispensa comentários. Para fechar esse momento de total improviso da banda, emendam "Nothing to Say". Mas era hora de voltar aos sons do Shaman e "Over Your Head" invade o Atl, seguida do hit "Fairy Tale" que contou com Hugo na percussão e com a euforia da galera."Pride" e "Ritual" fecham a parte séria do show, já que o Shaman nitidamente busca sua identidade ao vivo. Afinal, são os primeiros shows com o cd lançado, e a banda não demonstra medo de recomeçar,tanto que André avisa que "Vamos tocar uma música setentista" e levam "Burn" do Deep Purple (e a galera de novo apática....) e "Living for the Night" (o "maiden brasileiro" segundo André) com a participação de Yves Passarel. Este foi o único momento negativo da noite. Yves estava totalmente deslocado e a música se extendeu por vários minutos, ficando entediante, valeu apenas pelo clima de festa.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | André não se cansou de elogiar o público carioca, chamando o Rio de Janeiro de "A segunda casa do Shaman". Mas faltava alguma coisa e "Carry On" veio para esquentar a galera, que finalmente agitou como deveria (o que houve amigos cariocas????). Aí tudo virou diversão. André foi para a bateria, Ricardo assumiu a segunda guitarra e levaram "Paranoid" (com Luís no vocal,que, ao ouvir os insistentes pedidos por "Painkiller" avisou "se tocar Painkiller agora é a última!") e "Ace of Spades", com Luís incorporando o espírito de Lemmy (inclusive na inclinação do microfone!). "Painkiller", muito bem executada com apenas uma guitarra, fechou a noite.
Podemos ver que o Shaman ainda está acertando muita coisa no seu show ao vivo, mas a produção foi de primeira qualidade, com efeitos de laser perfeitos e explosões de "Glitter". Mas é uma atitude corajosa e digna de aplausos da banda, que não mostra medo de se divertir e procurar encaixar suas músicas ao vivo, sem renegar o passado. Mais alguns shows e o Shaman vai se tornar (se já não o é) uma das melhores bandas de heavy metal do Brasil.










Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
Sepultura lança "The Cloud of Unknowing", último EP de sua carreira
Metaleiros fazem Mosh na baleia da Faria Lima ao som de Gojira
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Derrick Green posta foto pra lá de aleatória, em que aparece ao lado de Felipe Dylon
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Conheça todos os 11 músicos que já tocaram na Legião Urbana além de Russo, Bonfá e Dado
A música menos ouvida de cada disco do Iron Maiden no Spotify
Chaves Metaleiro foi o pior convidado da história e Danilo Gentili explica motivo

Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil

