Identidade e resistência: O punk rock ainda vive e incomoda o sistema
Por Lucas Monteiro
Postado em 11 de outubro de 2025
O rock and roll e seus diversos subgêneros, desenvolvidos ao longo dos anos, tiveram grande permeabilidade entre os jovens. O punk rock merece destaque nesse contexto, pois se consolidou como um estilo musical rebelde, representando uma forma de resistência aos padrões sociais. Nos anos 70 e 80, o movimento punk articulou música e ativismo político de maneira distinta dos movimentos musicais anteriores. Ainda que a cena tenha se arrefecido em algumas partes do mundo, a cena do sudeste asiático é uma exceção, e se faz como um importante expoente do punk rock contemporâneo e da rebeldia musical.
O documentário "Punk Rock vs Sharia Law" (2019), da VICE Asia, mostra como músicos e fãs enfrentam perseguição política na Indonésia, onde o governo de algumas localidades é influenciado por um fundamentalismo religioso muçulmano radical. Jovens que se afastam da norma e veem no punk rock parte de sua identidade cultural podem sofrer restrições civis, prisão e serem enviados a campos de reeducação social. As cenas registradas revelam as dificuldades de jovens que vivem envoltos em pobreza e violência. O documentário de F. V. Silva, disponível no canal Aetia, também traz detalhes importantes sobre esta cena punk, destacando bandas relevantes e explicando de forma didática seu desenvolvimento e as conexões políticas e sociais envolvidas.
A situação precária desses jovens encontra no punk rock um refúgio e uma forma de resistência contra as rígidas normas políticas e culturais de um país marcado por graves problemas econômicos e sociais. Embora a música não seja capaz de derrubar um governo, ela tem o poder de unir as pessoas em torno de uma mesma ideia, motivando esses jovens a se organizarem socialmente e a lutarem por melhores condições de vida. A cena punk rock do sudeste asiático vai além da música e representa a esperança de pessoas que sonham em viver sem que seu estilo de vida seja criminalizado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
Regis Tadeu "revela a verdade" que se esconde por trás do Angine de Poitrine
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Como a nova era dos festivais está sufocando os shows menores
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Vamos admitir sem hipocrisia: não há banda nova que preste


