Rock: Muito mais do que um estilo musical....
Por Ricardo Bellucci
Fonte: Canal AC DC Brasil
Postado em 23 de março de 2018
Creio que para muitas pessoas ouvir música, no meu caso, Rock, seja muito mais do que meramente escutar um som. A música faz parte da minha vida, não apenas porque marcou momentos importantes, significativos de minha vida, tristes ou felizes. Não, é mais do que isso, muito mais.
A música, o rock é algo maior, bem maior! É algo transcendente, que envolve emoções, fundamentalmente, mas também uma forma de encarar a vida, envolvendo valores, uma verdadeira filosofia de vida.
Com o rock aprendi a ter uma visão mais ampla de mundo, aprendi a escutar os outros, a perceber diferentes formas de ver as coisas. Nas rodas de amigos, ao debater um novo álbum conceitual, uma música, sempre surgiam opiniões divergentes, claro. Aprendi, então, a respeitar essas opiniões diversas, e aos poucos, percebi que era possível formar uma nova visão das coisas através de uma espécie de amálgama, uma forma abrangente de ver tudo!
Claro que não foi apenas o rock! Muitas pessoas me influenciaram: família, professores, pensadores! Mas, é inegável, o rock tem o seu lugar nesse roll de influências. É algo além das letras, do som, dos acordes, dos arranjos. É o "pacote" todo junto!
Essa forma de perceber as coisas acaba por ficar ali, em nossa alma, fazendo parte de nós. Somos nós. Escrever sobre esse tipo de transcendência não é simples. Abrange emoções. Cada um de nós encara as coisas da sua forma, da sua maneira, mas o rock faz com que todos nós acabemos por formar uma espécie de família, uma empatia ampla.
No vídeo abaixo, em uma entrevista do ACDC é possível perceber alguns desses elementos essenciais da cultura rock. Não somos apenas uma tribo, não, é um estilo, uma marca, uma forma de criar autoria no mundo. Somos seres autorais, todos nós, escrevendo nossas histórias de vida. Ser autor do nosso próprio destino, eis um dos traços marcantes do rock.
Muitas bandas possuem essa autoria, esse traço, marcante. Mas creio que uma delas, que representa essa "minha forma de ver as coisas" é o ACDC, sua autenticidade (concorde ou não com os caras), sua simplicidade e tenacidade são verdadeiros marcos. Lógico, os caras não são perfeitos, são humanos. Mas esses marcas são inegáveis.
Longa Vida ao Rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
A gravação dos anos sessenta que Flea, do Red Hot Chili Peppers, considera uma das maiores da hist
Steven Wilson tenta desvendar o fenômeno criado pelo Angine de Poitrine
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
Seria do Iron Maiden o melhor álbum de heavy metal de todos os tempos?
Pitty: Segundo a cantora, 2013 foi o pior ano de sua vida
Quando Renato Russo invadiu o palco para dar um beijão na boca da cantora que ele amava

Acender sinalizadores em shows é uma tremenda besteira
O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
O fã não é nenhum idiota, e merece mais respeito
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
Heavy Metal: Bem vinda, Nova Geração da Velha Escola



