Rock: Muito mais do que um estilo musical....
Por Ricardo Bellucci
Fonte: Canal AC DC Brasil
Postado em 23 de março de 2018
Creio que para muitas pessoas ouvir música, no meu caso, Rock, seja muito mais do que meramente escutar um som. A música faz parte da minha vida, não apenas porque marcou momentos importantes, significativos de minha vida, tristes ou felizes. Não, é mais do que isso, muito mais.
A música, o rock é algo maior, bem maior! É algo transcendente, que envolve emoções, fundamentalmente, mas também uma forma de encarar a vida, envolvendo valores, uma verdadeira filosofia de vida.
Com o rock aprendi a ter uma visão mais ampla de mundo, aprendi a escutar os outros, a perceber diferentes formas de ver as coisas. Nas rodas de amigos, ao debater um novo álbum conceitual, uma música, sempre surgiam opiniões divergentes, claro. Aprendi, então, a respeitar essas opiniões diversas, e aos poucos, percebi que era possível formar uma nova visão das coisas através de uma espécie de amálgama, uma forma abrangente de ver tudo!
Claro que não foi apenas o rock! Muitas pessoas me influenciaram: família, professores, pensadores! Mas, é inegável, o rock tem o seu lugar nesse roll de influências. É algo além das letras, do som, dos acordes, dos arranjos. É o "pacote" todo junto!
Essa forma de perceber as coisas acaba por ficar ali, em nossa alma, fazendo parte de nós. Somos nós. Escrever sobre esse tipo de transcendência não é simples. Abrange emoções. Cada um de nós encara as coisas da sua forma, da sua maneira, mas o rock faz com que todos nós acabemos por formar uma espécie de família, uma empatia ampla.
No vídeo abaixo, em uma entrevista do ACDC é possível perceber alguns desses elementos essenciais da cultura rock. Não somos apenas uma tribo, não, é um estilo, uma marca, uma forma de criar autoria no mundo. Somos seres autorais, todos nós, escrevendo nossas histórias de vida. Ser autor do nosso próprio destino, eis um dos traços marcantes do rock.
Muitas bandas possuem essa autoria, esse traço, marcante. Mas creio que uma delas, que representa essa "minha forma de ver as coisas" é o ACDC, sua autenticidade (concorde ou não com os caras), sua simplicidade e tenacidade são verdadeiros marcos. Lógico, os caras não são perfeitos, são humanos. Mas esses marcas são inegáveis.
Longa Vida ao Rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
Ed Motta diz que não é muito fã do Rush por conta da voz de Geddy Lee
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti
Rolling Stone publica listas com os 200 melhores rocks do século atual
Conheça os dois deuses egípcios citados pelo Iron Maiden no megahit "Powerslave"
A música do U2 que virou hit mesmo com uma letra, segundo Bono, "inacabada"
A importante e cultuada vertente do rock que Raul Seixas abominava completamente

Acender sinalizadores em shows é uma tremenda besteira
O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
Heavy Metal: Bem vinda, Nova Geração da Velha Escola



