Rock: Muito mais do que um estilo musical....
Por Ricardo Bellucci
Fonte: Canal AC DC Brasil
Postado em 23 de março de 2018
Creio que para muitas pessoas ouvir música, no meu caso, Rock, seja muito mais do que meramente escutar um som. A música faz parte da minha vida, não apenas porque marcou momentos importantes, significativos de minha vida, tristes ou felizes. Não, é mais do que isso, muito mais.
A música, o rock é algo maior, bem maior! É algo transcendente, que envolve emoções, fundamentalmente, mas também uma forma de encarar a vida, envolvendo valores, uma verdadeira filosofia de vida.
Com o rock aprendi a ter uma visão mais ampla de mundo, aprendi a escutar os outros, a perceber diferentes formas de ver as coisas. Nas rodas de amigos, ao debater um novo álbum conceitual, uma música, sempre surgiam opiniões divergentes, claro. Aprendi, então, a respeitar essas opiniões diversas, e aos poucos, percebi que era possível formar uma nova visão das coisas através de uma espécie de amálgama, uma forma abrangente de ver tudo!
Claro que não foi apenas o rock! Muitas pessoas me influenciaram: família, professores, pensadores! Mas, é inegável, o rock tem o seu lugar nesse roll de influências. É algo além das letras, do som, dos acordes, dos arranjos. É o "pacote" todo junto!
Essa forma de perceber as coisas acaba por ficar ali, em nossa alma, fazendo parte de nós. Somos nós. Escrever sobre esse tipo de transcendência não é simples. Abrange emoções. Cada um de nós encara as coisas da sua forma, da sua maneira, mas o rock faz com que todos nós acabemos por formar uma espécie de família, uma empatia ampla.
No vídeo abaixo, em uma entrevista do ACDC é possível perceber alguns desses elementos essenciais da cultura rock. Não somos apenas uma tribo, não, é um estilo, uma marca, uma forma de criar autoria no mundo. Somos seres autorais, todos nós, escrevendo nossas histórias de vida. Ser autor do nosso próprio destino, eis um dos traços marcantes do rock.
Muitas bandas possuem essa autoria, esse traço, marcante. Mas creio que uma delas, que representa essa "minha forma de ver as coisas" é o ACDC, sua autenticidade (concorde ou não com os caras), sua simplicidade e tenacidade são verdadeiros marcos. Lógico, os caras não são perfeitos, são humanos. Mas esses marcas são inegáveis.
Longa Vida ao Rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
Rachel Bolan nega que o Skid Row tenha comprado nome da banda de Gary Moore
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
As melhores músicas de cada álbum do Opeth, segundo a Loudwire
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
Como Black Sabbath teve dois cantores seguidos que interpretaram Jesus Cristo?
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
A gambiarra que Iggor Cavalera fez para deixar o Sepultura mais true no início da carreira
A resposta de Roger Waters para as críticas do Genesis ao Pink Floyd nos anos 70
Regis Tadeu e as piores bandas de Power Metal de todos os tempos


As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



