Metaleiro é realmente afobado demais em suas opiniões?
Por Rodrigo Contrera
Postado em 06 de janeiro de 2018
Tem metaleiro aqui de todos os tipos. Tem também roqueiro, que é algo diferente. Até pela abordagem do tema musical, a forma com que os metaleiros compreendem sua paixão parece bem diferente. Os roqueiros geralmente entendem mais da história do gênero rock. Metaleiro muitas vezes é bitolado em suas bandas, em alguns assuntos, e não liga muito para os subgêneros (sei que estou generalizando).
Mas me pergunto se metaleiro costuma ser afobado demais, quase sempre, em suas opiniões. Reparo nisso nos comentários, em que os sujeitos gostam ou desgostam sem opinar muito a respeito disso. Ou seja, pegam pesado e deixam para lá. Como se determinados assuntos nem merecessem argumentação.
Pegue-se por exemplo a questão de ser fã de uma banda ou outra. O sujeito que é metaleiro carrega sua paixão para lá ou para cá, mas dificilmente argumenta quanto a porquê gosta de determinada banda ou desgosta de outra. Diz que quem gosta de GNR é isso ou aquilo, e tudo certo. Comenta detalhes da própria banda de preferência, mas dificilmente se mete a pensar ou a questionar o porquê disso tudo.
Quando aparece um gênero diferente, por exemplo, simplesmente rotula disso ou daquilo e pronto, já fez a sua parte. Não lhe interessa em geral pesquisar sobre o gênero que não lhe cai bem, e entender em que medida esse gênero mereceria alguma atenção. Pega os glams e pronto, diz que é viadagem. Pega os roqueiros do hard rock ou do hard punk e sintetiza, dizendo que não fazem parte de sua turma. Não tem muito escrúpulo em rotular ou mesmo em espinafrar. Torce o nariz ou gosta, mas não se preocupa em entender.
Será isso mesmo comum? Será que metaleiro é mais limitado em termos musicais em parte por causa disso? Por causa de sua escolhida estreiteza mental? Ou seja, será que metaleiro está mesmo condenado a se considerar um escolhido ou um maldito, e em sequer considerar os gostos alheios com maior deferência? Será que é coisa de idade? Não sei. Mas gostaria de colocar essa provocação aqui, para vocês.
Tenho reparado nisso ao ampliar os meus gostos, ao ouvir coisas que antigamente odiava, a ampliar meu repertório musical, e ao reparar por que é que os metaleiros afinal parecem ser tão relegados a um segundo plano, entre músicos de maior amplitude. Devo dizer que tenho aprendido muito nessa abordagem.
Grande abraço.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Ex-vocalista do Uriah Heep, Steff Fontaine morre aos 70 anos
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Kerry King, do Slayer, acha que a Bíblia é um "conto de fadas"


As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior


