Metaleiro é realmente afobado demais em suas opiniões?
Por Rodrigo Contrera
Postado em 06 de janeiro de 2018
Tem metaleiro aqui de todos os tipos. Tem também roqueiro, que é algo diferente. Até pela abordagem do tema musical, a forma com que os metaleiros compreendem sua paixão parece bem diferente. Os roqueiros geralmente entendem mais da história do gênero rock. Metaleiro muitas vezes é bitolado em suas bandas, em alguns assuntos, e não liga muito para os subgêneros (sei que estou generalizando).
Mas me pergunto se metaleiro costuma ser afobado demais, quase sempre, em suas opiniões. Reparo nisso nos comentários, em que os sujeitos gostam ou desgostam sem opinar muito a respeito disso. Ou seja, pegam pesado e deixam para lá. Como se determinados assuntos nem merecessem argumentação.
Pegue-se por exemplo a questão de ser fã de uma banda ou outra. O sujeito que é metaleiro carrega sua paixão para lá ou para cá, mas dificilmente argumenta quanto a porquê gosta de determinada banda ou desgosta de outra. Diz que quem gosta de GNR é isso ou aquilo, e tudo certo. Comenta detalhes da própria banda de preferência, mas dificilmente se mete a pensar ou a questionar o porquê disso tudo.
Quando aparece um gênero diferente, por exemplo, simplesmente rotula disso ou daquilo e pronto, já fez a sua parte. Não lhe interessa em geral pesquisar sobre o gênero que não lhe cai bem, e entender em que medida esse gênero mereceria alguma atenção. Pega os glams e pronto, diz que é viadagem. Pega os roqueiros do hard rock ou do hard punk e sintetiza, dizendo que não fazem parte de sua turma. Não tem muito escrúpulo em rotular ou mesmo em espinafrar. Torce o nariz ou gosta, mas não se preocupa em entender.
Será isso mesmo comum? Será que metaleiro é mais limitado em termos musicais em parte por causa disso? Por causa de sua escolhida estreiteza mental? Ou seja, será que metaleiro está mesmo condenado a se considerar um escolhido ou um maldito, e em sequer considerar os gostos alheios com maior deferência? Será que é coisa de idade? Não sei. Mas gostaria de colocar essa provocação aqui, para vocês.
Tenho reparado nisso ao ampliar os meus gostos, ao ouvir coisas que antigamente odiava, a ampliar meu repertório musical, e ao reparar por que é que os metaleiros afinal parecem ser tão relegados a um segundo plano, entre músicos de maior amplitude. Devo dizer que tenho aprendido muito nessa abordagem.
Grande abraço.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Edu Falaschi e o "chá revelação" ao saber que não era considerado branco fora do Brasil
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
A frase que Ritchie Blackmore ouviu de Eddie Van Halen que mostra como ele era humilde
O músico que faz Dave Grohl se sentir insignificante: "Um grão de poeira musical"
Solito e Casagrande, ex-jogadores do Corinthians, assistem show do Megadeth em São Paulo
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Arjen Lucassen diz que "entre 30 e 50" gravadoras recusaram o Ayreon; "Eles riram de mim"
Baixista Roberto "Ra" Diaz conta como foi chamado para ajudar o Korn
A banda que deu esperança a Billy Idol, de acordo com o próprio
Ex-baterista do Suffocation pede desculpas por ter xingado antigos colegas
Megadeth toca "The Conjuring" em show de São Paulo; confira o setlist
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
Como a nova era dos festivais está sufocando os shows menores
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Vamos admitir sem hipocrisia: não há banda nova que preste


