Metaleiro é realmente afobado demais em suas opiniões?
Por Rodrigo Contrera
Postado em 06 de janeiro de 2018
Tem metaleiro aqui de todos os tipos. Tem também roqueiro, que é algo diferente. Até pela abordagem do tema musical, a forma com que os metaleiros compreendem sua paixão parece bem diferente. Os roqueiros geralmente entendem mais da história do gênero rock. Metaleiro muitas vezes é bitolado em suas bandas, em alguns assuntos, e não liga muito para os subgêneros (sei que estou generalizando).
Mas me pergunto se metaleiro costuma ser afobado demais, quase sempre, em suas opiniões. Reparo nisso nos comentários, em que os sujeitos gostam ou desgostam sem opinar muito a respeito disso. Ou seja, pegam pesado e deixam para lá. Como se determinados assuntos nem merecessem argumentação.
Pegue-se por exemplo a questão de ser fã de uma banda ou outra. O sujeito que é metaleiro carrega sua paixão para lá ou para cá, mas dificilmente argumenta quanto a porquê gosta de determinada banda ou desgosta de outra. Diz que quem gosta de GNR é isso ou aquilo, e tudo certo. Comenta detalhes da própria banda de preferência, mas dificilmente se mete a pensar ou a questionar o porquê disso tudo.
Quando aparece um gênero diferente, por exemplo, simplesmente rotula disso ou daquilo e pronto, já fez a sua parte. Não lhe interessa em geral pesquisar sobre o gênero que não lhe cai bem, e entender em que medida esse gênero mereceria alguma atenção. Pega os glams e pronto, diz que é viadagem. Pega os roqueiros do hard rock ou do hard punk e sintetiza, dizendo que não fazem parte de sua turma. Não tem muito escrúpulo em rotular ou mesmo em espinafrar. Torce o nariz ou gosta, mas não se preocupa em entender.
Será isso mesmo comum? Será que metaleiro é mais limitado em termos musicais em parte por causa disso? Por causa de sua escolhida estreiteza mental? Ou seja, será que metaleiro está mesmo condenado a se considerar um escolhido ou um maldito, e em sequer considerar os gostos alheios com maior deferência? Será que é coisa de idade? Não sei. Mas gostaria de colocar essa provocação aqui, para vocês.
Tenho reparado nisso ao ampliar os meus gostos, ao ouvir coisas que antigamente odiava, a ampliar meu repertório musical, e ao reparar por que é que os metaleiros afinal parecem ser tão relegados a um segundo plano, entre músicos de maior amplitude. Devo dizer que tenho aprendido muito nessa abordagem.
Grande abraço.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
O cantor que Bob Dylan chamou de "o maior dos maiores"


Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


