AC/DC: Angus Young é um guitarrista subestimado?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ivison Poleto dos Santos, Fonte: própria
Enviar correções  |  Ver Acessos

Milhões de anos atrás eu fui à casa de um amigo. Bem antes de entrar, ele foi me intimando:

Iron Maiden: "pequena falha" em outdoor na Russia em 2011O lado escuro do rock: você acredita em magia negra?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

'Cara, você tem que ouvir isso!'

Pensei que fosse me mostrar algum álbum novo ou uma banda nova, ou coisa do gênero. Ele ligou o toca-discos (Toca-discos!). Tinha um álbum preparado para tocar, mas ele fez tudo de uma maneira que eu não consegui ver o que era. E o disco começou a tocar. Murmurei algo como: 'AC/DC, cara!'. Ele me olhou daquele jeito. Retruquei meio sem jeito: 'Não?'. Ele nem respondeu, pegou uma capa escondida em algum lugar e mostrou. Pô, era um disco do B. B. King! (Não me pergunte qual, por favor!). Algumas muitas caras de surpresa depois e ele me mostrou o truque: o toca-disco estava ajustado para tocar em uma rotação mais rápida, 45 rpm ou 78 rpm, não me recordo. Mas posso dizer que parecia e muito o AC/DC. Tive certeza que era o Angus tocando. Eu tinha uns 16 ou 17 anos na época, mas essa memória sonora do fato permanece vívida.

O que me levou a tal julgamento? Estava eu viajando? Falta de noção? Ou devemos simplesmente aceitar que o Angus é um guitarrista tão bom que podemos compará-lo a um B. B. King mais rápido? Sei que não é tão simples assim. Porém, se não me falha a memória, eu nunca vi o Angus em alguma lista de melhores guitarristas. Mas todos nós concordamos que ele é fantástico, não?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um ponto interessante a se considerar, e eu creio o próprio Angus concordaria com isso, é que Angus Young é o AC/DC, e vice-versa. É quase impossível considerá-los em separado. Ninguém o vê como um guitarrista, mas como parte de um todo na banda. O AC/DC é muito maior que o Angus. Ou apenas talvez, as pessoas prestem mais atenção ao seu estilo extravagante de tocar que à sua técnica. Muitos o veem apenas como um guitarrista que faz muitas travessuras no palco, que fica pulando de um lado para outro e se esquecem de prestar atenção no guitarrista. Essa, entretanto, não é a minha opinião. Estou apenas conjecturando algumas alternativas do porquê ele é tão subestimado e não considerado como um guitarrista fantástico.

Mas o que temos a dizer sobre o estilo de tocar do Angus Young?

A comparação que fiz exemplifica bem a sua técnica e estilo. Angus Young toca como o B. B. King, porém mais rápido e cheio de distorção. Ele é um guitarrista da velha escola de rock, para quem o blues é a grande influência. Seu fraseado é simples, preciso, distinto e claro. Você percebe quando é o Angus tocando. Seus riffs e licks são intensos e vívidos. Ele é o tipo de guitarrista que toca uma nota só, mas que parece que tocou um monte, tal a sua profundidade. A música TNT é um bom exemplo:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Perceba que no início são tocadas poucas notas. Nenhuma rapidamente, mas o efeito é surpreendente. Excitante e dinâmico. Assim é o seu estilo. Ele escolhe as notas certas que com a distorção e a amplificação soam muito bem. Pode ser mais simples? E mais legal?

Detalhe: Angus usa somente uma Gibson SG, afinação padrão, amplificação Marshall e um compressor. Só isso.

Eu acho que o Angus Young é um guitarrista muito subestimado. E aí, concorda?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por escolha do autor os comentários foram desativados nesta nota.


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "AC/DC"Todas as matérias sobre "Angus Young"


Phil Rudd: quem disse que é fácil tocar AC/DC?Phil Rudd
Quem disse que é fácil tocar AC/DC?

AC/DC: outro integrante do Guns poderia ter entrado na bandaAC/DC
Outro integrante do Guns poderia ter entrado na banda


Iron Maiden: pequena falha em outdoor na Russia em 2011Iron Maiden
"pequena falha" em outdoor na Russia em 2011

O lado escuro do rock: você acredita em magia negra?O lado escuro do rock
Você acredita em magia negra?


Sobre Ivison Poleto dos Santos

Veterano das guerras metálicas. Pesquisador, escritor, resenhista, músico frustrado (por isso tudo o anterior). Ao contrário da opinião comum, acho que o melhor do Metal ainda está por vir e que existem grandes bandas novas por aí. Só procurar. No meu caso elas vêm até mim.

Mais matérias de Ivison Poleto dos Santos no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280