Estou me tornando um tiozão do Rock?
Por Carlos Eduardo Garrido
Postado em 28 de agosto de 2016
Há algum tempo venho querendo escrever esse texto, mas sempre me faltava tempo. Bom, o tempo ainda está me faltando, então vou tentar falar sobre o tema sem me estender muito.
Ultimamente venho notando que estou me tornando, a figura icônica de "tiozão do rock n roll". Você deve saber do que se trata e deve até conhecer alguém que em algum momento recebeu essa alcunha.
Quando era mais jovem, sempre que ia à algum show me deparava com a representação do tiozão. Aquele cara um pouco mais velho que a gente, geralmente tinha de 35 anos para cima. O que já nos parecia ser alguém bem mais velho, visto que tínhamos entre 16 e 25 anos. Essa figura mais experiente manjava demais de música pesada, mas só conhecia as bandas das antigas. Sempre que perguntado de algum som mais novo, ele torcia o nariz ou simplesmente dizia que não conhecia. O pior que muitas vezes isso acontecia até com músicas recentes das bandas antigas, que ele curtia.
Como a vida inteira gostei de pesquisar novas bandas e músicas, muito me estranhava a figura dessas pessoas "paradas no tempo", que só conheciam velharia. Porém, o tempo foi passando e cada vez mais, me vejo nessa situação. Acredito que no alto dos meus 31 anos estou me tornando o tiozão da música pesada.
Notei que com as responsabilidades da vida adulta, trabalho e família, cada vez tenho menos tempo para ir atrás de conhecer novas músicas. Nunca deixei de acompanhar sites relacionados ao assunto, mas nada próximo do que eu fazia a dez anos atrás, por exemplo.
Agora casado, nem sempre consigo colocar a música que eu quero para ouvir. Mesmo minha esposa sendo fã de rock, nem sempre ela quer ouvir determinada banda e nem todas as bandas que eu gosto, ela gosta. Têm muitas em comum, mas tem muitas outras que eu adoro e ela odeia. Além disso, mesmo que os dois gostem do mesmo disco, acontece de simplesmente um não estar afim de ouvir um som naquele momento, preferindo o silencio, a Netflix ou qualquer outra coisa. Então o tempo para a música se torna escasso.
Porém, o comportamento que mais chama a atenção e mais me deixa com o jeito do "tiozão", é que quando sobra tempo para a música, acabo ouvindo sons que já conhecia ou então sons que eu não ainda não conhecia, mas de bandas antigas. Dessa forma, fica complicado escutar bandas novas. Uma que não tenho mais tanto tempo e em segundo que tem muitas canções que são novas para mim, mas que foram gravados a 20, 30 ou 40 anos atrás. Então, eu acabo optando por escutar aquele disco do LED ZEPPELIN ou do PINK FLOYD que nunca tinha ouvido, quando não, ouço o Master of Puppets, Long Live Rock n Roll ou o Scenes From a Memory pela milésima vez.
Mas é claro que vez por outra me dou ao luxo de ouvir bandas mais novas. O problema é que em muitos casos, a síndrome de "véio paia" ataca e não acho nada muito legal. Ou é tudo muito produzido e sem alma ou não passa de mais do mesmo, ou tudo isso junto. Quer papo mais tiozão que esse? Mas é o pior é que é verdade.
Ainda assim, grupos como BLUES PILLS, VOLBEAT e THE ANSWER agradam meus calejados ouvidos e mostram que ainda vale a pena procurar novas bandas para curtir. O problema é que existem milhares de bandas novas lançando seus discos e videos no Youtube todos os dias e fazer o trabalho de peneiras isso é que complica. Mas graças a Deus ainda existem tem um pessoal talentoso formando novas bandas, mesmo que não seja fácil separar o joio do trigo, afinal, o IRON MAIDEN e seus contemporâneos estão chegando ao final de suas brilhantes carreiras.
E você o que acha disso tudo, sou um tiozão do rock, conhece alguém que seja? Que bandas novas indicariam para essas pessoas? Enquanto vocês pensam e respondem, vou colocar o A Night at the Opera para curtir mais uma vez...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025

A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Bandas novas: a maldição dos covers
Lobão: afundando vertiginosamente ao trocar música por desrespeito


