Estou me tornando um tiozão do Rock?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carlos Eduardo Garrido
Enviar correções  |  Ver Acessos

Há algum tempo venho querendo escrever esse texto, mas sempre me faltava tempo. Bom, o tempo ainda está me faltando, então vou tentar falar sobre o tema sem me estender muito.

Mini Iron Maiden: tocando "Ghost Of The Navigator" na escolaSlayer: Tom Araya não é ateu, acredita em Deus e fez a Primeira Comunhão

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ultimamente venho notando que estou me tornando, a figura icônica de "tiozão do rock n roll". Você deve saber do que se trata e deve até conhecer alguém que em algum momento recebeu essa alcunha.

Quando era mais jovem, sempre que ia à algum show me deparava com a representação do tiozão. Aquele cara um pouco mais velho que a gente, geralmente tinha de 35 anos para cima. O que já nos parecia ser alguém bem mais velho, visto que tínhamos entre 16 e 25 anos. Essa figura mais experiente manjava demais de música pesada, mas só conhecia as bandas das antigas. Sempre que perguntado de algum som mais novo, ele torcia o nariz ou simplesmente dizia que não conhecia. O pior que muitas vezes isso acontecia até com músicas recentes das bandas antigas, que ele curtia.

Como a vida inteira gostei de pesquisar novas bandas e músicas, muito me estranhava a figura dessas pessoas "paradas no tempo", que só conheciam velharia. Porém, o tempo foi passando e cada vez mais, me vejo nessa situação. Acredito que no alto dos meus 31 anos estou me tornando o tiozão da música pesada.

Notei que com as responsabilidades da vida adulta, trabalho e família, cada vez tenho menos tempo para ir atrás de conhecer novas músicas. Nunca deixei de acompanhar sites relacionados ao assunto, mas nada próximo do que eu fazia a dez anos atrás, por exemplo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora casado, nem sempre consigo colocar a música que eu quero para ouvir. Mesmo minha esposa sendo fã de rock, nem sempre ela quer ouvir determinada banda e nem todas as bandas que eu gosto, ela gosta. Têm muitas em comum, mas tem muitas outras que eu adoro e ela odeia. Além disso, mesmo que os dois gostem do mesmo disco, acontece de simplesmente um não estar afim de ouvir um som naquele momento, preferindo o silencio, a Netflix ou qualquer outra coisa. Então o tempo para a música se torna escasso.

Porém, o comportamento que mais chama a atenção e mais me deixa com o jeito do "tiozão", é que quando sobra tempo para a música, acabo ouvindo sons que já conhecia ou então sons que eu não ainda não conhecia, mas de bandas antigas. Dessa forma, fica complicado escutar bandas novas. Uma que não tenho mais tanto tempo e em segundo que tem muitas canções que são novas para mim, mas que foram gravados a 20, 30 ou 40 anos atrás. Então, eu acabo optando por escutar aquele disco do LED ZEPPELIN ou do PINK FLOYD que nunca tinha ouvido, quando não, ouço o Master of Puppets, Long Live Rock n Roll ou o Scenes From a Memory pela milésima vez.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas é claro que vez por outra me dou ao luxo de ouvir bandas mais novas. O problema é que em muitos casos, a síndrome de "véio paia" ataca e não acho nada muito legal. Ou é tudo muito produzido e sem alma ou não passa de mais do mesmo, ou tudo isso junto. Quer papo mais tiozão que esse? Mas é o pior é que é verdade.

Ainda assim, grupos como BLUES PILLS, VOLBEAT e THE ANSWER agradam meus calejados ouvidos e mostram que ainda vale a pena procurar novas bandas para curtir. O problema é que existem milhares de bandas novas lançando seus discos e videos no Youtube todos os dias e fazer o trabalho de peneiras isso é que complica. Mas graças a Deus ainda existem tem um pessoal talentoso formando novas bandas, mesmo que não seja fácil separar o joio do trigo, afinal, o IRON MAIDEN e seus contemporâneos estão chegando ao final de suas brilhantes carreiras.

E você o que acha disso tudo, sou um tiozão do rock, conhece alguém que seja? Que bandas novas indicariam para essas pessoas? Enquanto vocês pensam e respondem, vou colocar o A Night at the Opera para curtir mais uma vez...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Mini Iron Maiden: tocando Ghost Of The Navigator na escolaMini Iron Maiden
Tocando "Ghost Of The Navigator" na escola

Slayer: Tom Araya não é ateu, acredita em Deus e fez a Primeira ComunhãoSlayer
Tom Araya não é ateu, acredita em Deus e fez a Primeira Comunhão


Sobre Carlos Eduardo Garrido

Jornalista formado. Descobriu o Heavy Metal aos 15 anos de idade e desde então, não vive mais sem esse estilo de música. Suas bandas preferidas são Metallica, Iron Maiden, Savatage, Angra, Blind Guardian, dentre muitas outras. Através do jornalismo conseguiu unir suas duas paixões: escrita e música. Além de colaborar com o Whiplash, mantém o blog ociocomcafe.blogspot.com.

Mais matérias de Carlos Eduardo Garrido no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280