Combate Rock: Rock é oposição, não é de direita nem de esquerda
Por Bruce William
Fonte: Combate Rock
Postado em 11 de março de 2016
Marcelo Moreira, do Combate Rock, publicou um artigo comentando a declaração recente de Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, que disse recentemente que "o rock ficou de direita".
Confira o texto completo do Combate Rock no link a seguir e abaixo alguns trechos:
Capital Inicial - Mais Novidades
O brilhante jornalista, cartunista e escritor Millôr Fernandes costumava dizer que o jornalismo que importa é o que faz oposição – o resto é armazém de secos e molhados. Com um espírito levemente parecido, um grupo de malucos ingleses que tocavam rock progressivo criou nos anos 70 o movimento RIO – Rock in Opposition que. Frank Zappa também tinha uma filosofia semelhante ao destroçar seus alvos em suas músicas repletas de ironia, sarcasmo e crítica sociopolítica.
Por definição, conceito e histórico de criação, rock sempre foi de "oposição'', caso contrário não teria provocando o terremoto que provocou na cultura ocidental – e, por tabela, na cultura pop mundial.
E quando alguns decidem rotular que o rock tem de ser de esquerda? Será que uma coisa está ligada à outra? Como explicar isso, então, a artistas importantes como Johnny Ramone, o guitarrista dos Ramones (morto em 2004), ou a Ted Nugent, um dos expoentes da direita norte-americana xenófoba e defensora do porte de armas?
O cantor Dinho Ouro Preto afirmou dias atrás, ao jornal "Folha de S. Paulo'', que fica assustado quando percebe que o "rock ficou de direita'' (note a generalização). Afinal, quem é que disse que o rock tem de ser obrigatoriamente de esquerda?
Rotular é uma atividade tão antiga na humanidade quanto qualquer outra atividade. Aplicar rótulos é uma maneira de simplificar as coisas em várias circunstâncias sem que isso seja necessariamente bom.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps