Dream Theater: quem seria um bom substituto para James LaBrie?
Por Diogo Azzevedo
Fonte: Sexo, Cinema e Rock and Roll
Postado em 17 de fevereiro de 2016
Este é James LaBrie, vocalista do Dream Theater.
Dream Theater - Mais Novidades
Sua voz é uma das marcas registradas da banda de metal progressivo, conseguindo se sobressair em meio ao virtuosismo de músicos tidos como os melhores do mundo.
Para muitos fãs, porém, é justamente LaBrie o grande problema do quinteto norte-americano. Segundo os críticos do cantor, seu estilo não se encaixa no instrumental, sem contar que ao frontman cabe, basicamente, cumprir o papel de intérprete, já que a maioria das letras é de autoria do guitarrista John Petrucci (função que era dividida com o ex-baterista Mike Portnoy). Ou seja, na opinião dos "haters", o cara é quase um inútil.
A discussão vem à tona sempre que o Dream Theater solta um novo trabalho, e não foi diferente com o álbum duplo "The Astonishing", lançado recentemente. Os defensores do vocalista cutucam: tirar o LaBrie e colocar quem no lugar?
Ano passado, durante uma conferência, o físico inglês Stephen Hawking foi questionado por uma garota sobre a saída de Zayn Malik do One Direction. Para consolo da jovem, o cientista disse que era possível que o ídolo dela ainda fosse integrante da boy band em um universo paralelo. Agora, imaginem que, nesta mesma realidade alternativa, o chefão Petrucci resolvesse dar férias vitalícias a James LaBrie. Quem seria, então, a nova voz do Dream Theater?
Num hipotético processo de seleção, eu apostaria minhas fichas em três nomes, todos com larga experiência como vocalistas-estepes.
TIM "RIPPER" OWENS
Este é o que podemos chamar de "reserva titular". O cara já ocupou o posto de ninguém menos que o "metal god" Rob Halford no Judas Priest, depois assumiu os vocais do Iced Earth (no lugar de Matt Barlow). Outra substituição de peso e Tim Owens já pode pedir música no Fantástico.
THIAGO BIANCHI
Por ser um rosto menos conhecido, talvez os gringos se perguntem: quanto tempo esse cara passa na frente do espelho se penteando? Ainda que correndo por fora, Bianchi entraria na disputa pela cota reservada a brasileiros. Foi assim com Aquiles Priester, quando Mike Portnoy largou as baquetas do DT para depois tocar metal emo com o Avenged Sevenfold. Vale lembrar que André Matos, antecessor de Bianchi no Shaman, também pleiteou a vaga deixada por Bruce Dickinson no Iron Maiden nos idos da década de 1990 - posto assumido pelo candidato a seguir.
BLAZE BAYLEY
O ex-Wolfsbane era carta marcada de Steve Harris para substituir Bruce como voz da Donzela – escolha que se mostrou um pouquinho equivocada. Por isso mesmo, Blaze seria uma indicação do próprio LaBrie para substituí-lo no Dream Theater. Consequentemente, após a banda lançar alguns trabalhos malsucedidos, Petrucci não teria outra opção a não ser chamar o antigo vocalista de volta – que, a essa altura, teria feito as pazes com Portnoy e colocaria como condição para seu retorno a readmissão do ex-batera. Assim, pela primeira vez, o DT contaria com dois bateristas na formação.
E você, tem alguma indicação? Deixaria tudo como está? Zayn Malik seria uma boa para o Dream Theater? Ou a banda deveria se tornar apenas instrumental e fazer post-rock? Deixe seu comentário.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Metal Hammer coloca novo álbum da Nervosa como um dos discos que você precisa ouvir em 2026
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring



Mike Portnoy afirma que show do Dream Theater no Chile será gravado para lançamento futuro
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
A recomendação da gravadora na hora de entrevistar Mike Portnoy, segundo Regis Tadeu
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
Confirmado: Axl Rose gosta de sorvete de baunilha


