Matérias Mais Lidas

AC/DC: as ordens de Malcolm para quem ia subir ao palcoAC/DC
As ordens de Malcolm para quem ia subir ao palco

Iron Maiden: As 44 músicas nunca tocadas ao vivo, segundo a LoudwireIron Maiden
As 44 músicas nunca tocadas ao vivo, segundo a Loudwire

AC/DC: a reação de Angus Young quando ouviu Jimi Hendrix pela primeira vezAC/DC
A reação de Angus Young quando ouviu Jimi Hendrix pela primeira vez

David Ellefson: a diferença de trabalhar com Max Cavalera e Dave Mustaine, segundo eleDavid Ellefson
A diferença de trabalhar com Max Cavalera e Dave Mustaine, segundo ele

Metallica: a fortuna que Robert Trujillo recebeu só para se juntar à bandaMetallica
A fortuna que Robert Trujillo recebeu só para se juntar à banda

Metaleiro também ama: músicas escritas por bandas de metal que falam de amorMetaleiro também ama
Músicas escritas por bandas de metal que falam de amor

Guns N' Roses: quando a banda ajudou Ian Astbury, do The Cult, a fugir da políciaGuns N' Roses
Quando a banda ajudou Ian Astbury, do The Cult, a fugir da polícia

Gene Simmons: como Paul Stanley teve a ideia do nome KissGene Simmons
Como Paul Stanley teve a ideia do nome Kiss

Nightwish: As 10 músicas que mudaram a vida de Floor JansenNightwish
As 10 músicas que mudaram a vida de Floor Jansen

Motorhead: 10 das frases mais marcantes de Lemmy KilmisterMotorhead
10 das frases mais marcantes de Lemmy Kilmister

Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidasPitty
Cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas

Dia dos Namorados: 15 músicas para você ouvir junto com mozão nesta data especialDia dos Namorados
15 músicas para você ouvir junto com "mozão" nesta data especial

Brian May: por que ele prefere tocar com moeda ao invés de palhetaBrian May
Por que ele prefere tocar com moeda ao invés de palheta

Andre Matos: músicas gravadas em 2019 chegaram a reuni-lo com Rafael BittencourtAndre Matos
Músicas gravadas em 2019 chegaram a reuni-lo com Rafael Bittencourt

Sepultura: Wacken Open Air compartilha quatro clássicos da banda do show de 2018Sepultura
Wacken Open Air compartilha quatro clássicos da banda do show de 2018


Blind Guardian
Stamp

Internet e a Evolução do Mercado Musical

Por Fabio Reis
Em 16/12/15

Há tempos, o mercado fonográfico não sobrevive mais da vendagem de CD’s, DVD’s e LP’s. As grandes gravadoras demoraram pra perceber que os MP3 se estabeleceriam independentemente do esforço despendido para que isso não ocorresse. Não se prepararam de forma adequada para a era dos downloads, perderam espaço, dinheiro e por isso a música como negócio, é hoje diferente do que era a 20 anos atrás. A forma como se consome música mudou e as pessoas envolvidas nesse mercado só tem uma alternativa: Se adaptar!

A principal responsável pelo bom funcionamento de uma das maiores indústrias do mundo nos dias de hoje se chama Internet. As bandas de menor porte e as bandas iniciantes, aprenderam rapidamente a se utilizar dos recursos que estão a sua disposição e conseguem alcançar um público que jamais teriam aceso na década de 80. Este caminho encurta a distância entre artista e fã e os grupos finalmente aprenderam na pratica, o conceito de que "o conteúdo é rei, mas a distribuição é rainha". Isto quer dizer que além da qualidade ser imprescindível, o material precisa chegar ao consumidor final de forma atrativa.

A música além de boa, tem que estar literalmente em todos os lugares possíveis. As pessoas precisam falar da banda, conhecê-la e ter boas referências sobre o seu material. Somente desta maneira, um grupo sem o suporte financeiro de um grande investidor, será reconhecido nos dias de hoje e talvez, através de muita luta e sorte, consiga um lugar no almejado mainstream.

Mesmo divulgando amplamente os seus respectivos trabalhos, acredito que existem apenas 3 maneiras de uma pessoa comum se deparar com uma música de um artista novo e ser fisgada instantaneamente. A primeira delas é o acaso, você praticamente "tropeça" em um link, acaba escutando a música sem qualquer perspectiva e se surpreende com a qualidade. A segunda maneira é através de pesquisa. Isso requer tempo, paciência e boa vontade. Além disso, precisa-se ter a facilidade de peneirar os bons dos ruins e estar realmente no propósito de se permitir gostar do novo. O terceiro, que é o mais comum e o mais eficaz, é através de indicações.

Blogs, mídias sociais, Youtube, Soundcloud, Spotify e outros, se mostram dia após dia, mais poderosos, eficazes e verdadeiramente indispensáveis na missão de levar o produto ao seu consumidor. O artista que não enxergar e não tirar proveito de tais meios, fatalmente terá o seu público alvo muito reduzido e corre o sério risco de não ter longevidade em sua trajetória.

Um outro ponto a ser mencionado é o compartilhamento de arquivos MP3. Isto é uma realidade e por mais que algumas pessoas se posicionem contra ou sigam a tradição de adquirir material físico, cada vez mais essa prática será tratada como um hobby. Querendo ou não, a quantidade de bons lançamentos é cada vez mais alta e a maioria esmagadora do público, é constituída de trabalhadores assalariados. Portanto, além de possuírem diversas prioridades, estas pessoas não tem condições financeiras para comprar uma grande quantidade de álbuns, produtos oficiais e ainda conseguir ir a shows como querem alguns defensores do Underground.

Vivemos uma situação de crise e a não ser que você seja parte do pequeno e seleto grupo que está em uma situação financeira muito boa, não existe a menor possibilidade de comprar todo bom registro que seja lançado. Hoje em dia os bangers selecionam bastante os trabalhos que vão adquirir e a maior parte dos novos discos estão fadados a ganhar uma vaga no HD do computador. Não é o ideal, porém já vem acontecendo há um bom tempo e não será essa prática que vai matar ou causar a erradicação do metal. Se fosse, com toda a certeza ele já estaria morto e enterrado.

A questão chave não é "pirataria" e muito menos as trocas livres de arquivos MP3, o problema mais sério que vejo é a luta contra o que já está consolidado. Os downloads não irão cessar pois as pessoas não vão parar de ouvir música por estarem sem dinheiro pra comprar CD’s. Quem luta nessa guerra, luta por uma causa que está perdida. O que precisa ser feito é mudar o foco, fazer com que o os downloads efetuados, de alguma forma convertam-se em algo bom e proveitoso para o artista.

Antigamente a música era tratada de uma outra forma. Existia todo um ritual que consistia em ir comprar o álbum, chegar em casa, parar tudo simplesmente pra ouvi-lo, encarte em mãos para acompanhar as letras e realmente apreciar a musicalidade. Ouvia-se o mesmo CD por semanas a fio (as vezes meses). As composições iam sendo digeridas aos poucos e fixando-se no nosso subconsciente. Hoje os processos são outros, ouvimos Rock/Metal fazendo uma série de outras coisas, a internet facilitou tudo e em poucos cliques temos acesso a qualquer banda do mundo. Não se tem mais o hábito de parar pra ouvir música e muito menos ocorre o ato de fixar a atenção em um único registro. Acabamos de escutar um lançamento e automaticamente pulamos para outro, depois outro e outro…

É um ciclo vicioso que de certa forma, banalizou e transformou a forma com que escutamos nossos estilos musicais preferidos. O mercado mudou e nós mudamos junto com ele, nos adaptamos a uma nova condição e a uma nova realidade. Com relação ao futuro, mesmo com a quantidade enorme de ótimos álbuns sendo lançados, serão poucos os que alcançarão o status de clássicos. Quanto menos se ouve um disco, menor a chance de ele se tornar marcante e isso acaba sendo preocupante. Em compensação, olhando por uma outra perspectiva, o mercado para o Metal se tornou mais competitivo e honesto, os artistas saíram das mãos das grandes gravadoras e com a ajuda de uma boa assessoria, conseguem fazer com que seu trabalho chegue a ao grande público sem que ocorra interferência na sua identidade musical.

"Quase todo mundo concorda que a moeda de troca para a música gravada será a atenção dos fãs. Se um artista atrair atenção, será capaz de vender ingressos para os seus shows"

(Mike McCReady)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Blind Guardian
Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Fabio Reis

Paulista, 32 anos, Editor do Blog Mundo Metal, fã de Rock Clássico e Diversos subgêneros do Metal. Banda favorita: Megadeth. Conheceu o Rock ainda quando criança por intermédio dos pais (amantes de Beatles) e com 11 anos já ia na galeria do Rock comprar seus primeiros LP's, desde sempre fez do Metal seu estilo de vida e até os dias de hoje essa paixão pela música só aumenta.

Mais matérias de Fabio Reis.