Rock in Rio: veja lista que desmente a picuinha de "não ter rock"
Por Denner Maxwell
Postado em 11 de agosto de 2015
Ficaria surpreso em saber que só nas duas últimas edições — isto é, em catorze dias —, mais de 60 bandas/artistas que possuem o rock como estilo principal pisaram no(s) palco(s) do Rock in Rio? Em 2011, só entre as atrações nacionais, somaram-se mais de 20 bandas que tinham rock como principal estilo. Em 2013, dos sete dias, cinco foram dedicados a algum tipo de rock — dois dias para o heavy metal, um para o hard rock, um alternativo e o outro catapultou o "clássico" com Bruce Springsteen.
Mas por incrível que possa parecer, tem muita gente que simplesmente adora repetir aquela ladainha que insiste em dizer que "o Rock in Rio não é MAIS rock", que "só foi rock na época do Queen", e o fazem como se fosse um mantra. Mera falácia para quem COM CERTEZA não conhece nada sobre a proposta do festival! Já na tão idolatrada primeira edição, o festival recebeu "frevo" empalado por Morais Moreira, e até marchinha de carnaval regida por Eduardo Dussek. Na segunda quem deu as caras foi nada mais nada menos que George Michael, mostrando que a parceria do Rock in Rio com a música pop é mais velha do que café com leite.
Assim, o maior problema do Rock in Rio não é — e NUNCA foi — a falta de inclusão de artistas que "toquem rock" no cast do festival. E logo essa reclamação coletiva não tem nexo! Faria mais sentido, talvez, se fosse contra a gritante falta de organização do evento, já que o incrível senhor Medina — & cia.— tem a capacidade única de criar uma estrutura estratosférica e depois estragar tudo misturando artistas que pouco tem em comum para tocar um atrás do outro. Isso quando não colocam um Sepultura no palco sunset para empurrarem uma banda zilhões de vezes menos experiente no palco principal. Aí dá nisso: A indignação do público — que as vezes é mal-educado, incapaz de assistir a um show interessante que não "bata" com seu gosto pessoal —, acaba por protagonizar aquelas "clássicas vaias" que já se tornaram tão populares quanto o próprio evento (quem será a próxima vítima?).
E quem diria que uma chuva atrasaria por uma hora e meia o encerramento do que chamam de "maior evento de entretenimento do mundo". Por que ao invés de variar o repertório do evento, trazem a mesma banda 229 vezes seguidas? Adoramos o Metallica e o Iron Maiden, mas tão óbvio quanto isso é que todos nós gostaríamos de ver (também) outras grandes bandas que ainda não vieram — Minha Nossa Senhora do Chuveiro Elétrico, o BLACK SABBATH está aí na ativa de novo! Temos ainda o AEROSMITH, DEEP PURPLE, ROLLING STONES, VAN HALEN, SLASH, THE WHO, KISS, DREAM THEATER, HEART, RUSH e o PAUL MCCARTNEY, e isso é só pra salientar. O tempo de fazer esses astros pisarem no palco do Rock in Rio é reduzido a cada edição que se passa, e sabe-se lá por quanto tempo ainda esses senhores vão estar tocando? Então, ao invés de gastar dúzias de textos propagando a falácia de que o "Rock in Rio não tem rock", por que não nos unimos pra pedir alguns desses shows nas próximas edições?
Lista de Bandas/artistas nacionais e internacionais que tocaram (qualquer tipo de) rock apenas nas duas últimas edições do Rock in Rio:
Nacionais
— ALMAH
— ANDRÉ MATOS
— ANGRA
— ARNALDO ANTUNES
— CAPITAL INICIAL
— CIDADÃO INSTIGNADO
— DETONAUTAS ROQUE CLUBE
— DR. SIN
— ERASMO CARLOS
— FREJAT
— GLORIA
— HIBRIA
— JOTA QUEST
— JÚPITER MAÇÃ
— KIARA ROCKS
— KORZUS
— KRISIUM
— LULU SANTOS
— MATANZA
— MUTANTES
— NAÇÃO ZUMBI
— NANDO REIS
— PARALAMAS DO SUCESSO, Os
— PITTY
— SEPULTURA
— SKANK
— TITÃS
— TOM ZÉ
— VIPER
— XUTOS & PONTAPÉS
Internacionais:
— ALICE IN CHAINS
— AVENGED SEVENFOLD
— BON JOVI
— BRUCE SPRINGSTEEN & THE STREET BAND
— COHEED AND CAMBRIAN
— COLDPLAY
— DESTRUCTION
— ELTON JOHN
— EVANESCENCE
— LENNY KRAVITZ
— FLORENCE AND THE MACHINE
— GHOST
— GUNS N' ROSES
— HELLOWEEN
— IRON MAIDEN
— JOHN MAYER
— LIVING COLOUR
— MANÁ
— MARKY RAMONE
— MATCHBOX TWENTY
— METALLICA
— MOTORHEAD
— MUSE
— NICKELBACK
— OFFSPRING, The
— ROB ZOMBIE
— SEBASTIAN BACH
— SLAYER
— SLIPKNOT
— SNOW PATROL
— STONE SOUR
— SYSTEM OF A DOWN
— TARJA TURUNEN
— THIRTY SECONDS TO MARS
Rock In Rio 2015
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps