O metal realmente vai morrer com o fim das grandes bandas?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Castellani
Enviar correções  |  Ver Acessos

Recentemente uma matéria publicada aqui no Whiplash.Net questionava se o metal irá morrer com o inevitável fim de bandas clássicas como Iron Maiden, Motörhead, Black Sabbath e outras mais. É fato que estes artistas envelheceram, e apesar de ainda terem muita lenha pra queimar não são eternos, mas será que o fim dessas bandas resultará na morte do metal?

Metal: O fim das grandes bandas será o fim do gênero?Metal
O fim das grandes bandas será o fim do gênero?

A resposta é simples e óbvia: não. Desde "Rock around the clock" falam na morte do rock, que se reinventa a cada dia, e continua como um dos gêneros musicais mais populares do mundo. E o metal, com sua característica de tribo, dificilmente partirá dessa pra uma melhor.

Prova disso é a quantidade de bandas boas em atividade por aí formadas nos últimos 15 ou 20 anos. Do fenômeno Ghost a bandas já consagradas como Mastodon e Slipknot o metal renovou-se e mantém-se vivo na mídia e no coração do público.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O último Rock in Rio realizado no Brasil é uma amostra disso. Dois dos 7 dias foram dedicados ao som pesado, acelerado e que nos faz balançar a cabeça, e lá no palco principal, entre dinossauros como Sepultura, Iron Maiden e Metallica estavam artistas novos, no caso o já citado Ghost e o Avenged Sevenfold.

Na edição anterior, em 2011, tivemos também dois dias de metal, e entre Motörhead e Metallica o Slipknot fez um dos melhores shows da história do festival, e é uma banda com menos de 20 anos de história. No outro dia, quando o Guns n' Roses foi o headliner, tivemos System of a Down e Evanescence.

Outro festival que mostrou que o metal não depende apenas dos dinossauros foi o Monsters of Rock de 2013. Um dos dias foi dedicado ao chamado nu metal, mas recheado de artistas novos que atrairam um público imenso. Killswitch Engage, Gojira, Hatebreed, Korn, Limp Bizkit e Slipknot (mais uma vez) levaram o público a loucura durante um dia em que o sol não poupou ninguém. E reverenciaram a geração anterior ovacionando o Sepultura.

Detalhes, todas essas bandas surgiram após 1992 e estão firmes e fortes na ativa. E, claro, além das já citadas existe uma infinidade de novos artistas que tem tudo pra manter a chama acesa e fazer sua cabeça querer saltar do pescoço de tanto agitar.

Pra fechar, uma lista de bandas novas ou não tão antigas assim que vale a pena conhecer, em ordem alfabética. E se eu esqueci de alguma use a área de comentários para postar um som dos caras.

- All That Remains
- Asking Alexandria
- Avenged Sevenfold
- Baroness
- Children of Bodom
- Disturbed
- Evanescence
- Five Finger Death Punch
- Ghost
- Gojira
- Hatebreed
- Killswitch Engage
- Korn
- Lamb of God
- Limp Bizkit
- Mastodon
- Monster Magnet
- Opeth
- Slipknot
- System of a Down
- Tool
- Trivium
- Volbeat




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Religião: os rockstars que se converteramReligião
Os rockstars que se converteram

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1984


Sobre Marcelo Castellani

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor