Tamanho não é documento - Um manifesto contra a padronização do cabelo grande
Por Victoria Borges
Postado em 01 de março de 2014
Desde que eu fui inserida pela minha mãe no meio do Rock, eu fui apresentada aos estereótipos. Meu pai dizia que esse gênero era coisa de gente violenta, suja , que gostava de arrumar brigas sem motivo e que não se cuidavam, pois tinham os cabelos enormes e que abrigavam dezenas de piolhos. Já minha mãe, dizia que meu pai era mentiroso e que não podia falar de Rock, já que ele tocava Samba e nunca tinha visto como tudo funciona de perto.
Cresci entre os discos do Queen, Bon Jovi e Van Halen da minha mãe, e fui esquecendo o que meu pai dizia, enquanto cantarolava "You Give a Love a Bad Name" ao lado dela em casa, mas uma coisa ficou cravada na minha mente: "Todo banger tem cabelão", e isso durou só até eu conhecer Judas Priest, me surpreender com a careca reluzente de Mr. Halford e perceber que não havia um padrão rígido e fixo de como um apreciador de metal deva ser.
Mesmo assim, se você der uma rápida volta em meia dúzia de páginas voltadas ao público headbanger, você vai ver o tipo tradicional. Cabeludo, com uma cara não muito amigável, às vezes adornado com tatuagens e piercings, seguidos de alguns comentários com o objetivo de exaltar essa característica marcante dos moços. Se tudo ficasse por aí, não seria algo de que se reclamar, mas não acaba por aqui.
Muitas moças (não estou generalizando, por favor), fazem disso um parâmetro de avaliação para os homens. Já tive de consolar um amigo que levou um fora de namorada porque cortou o cabelo para conseguir uma promoção no emprego. E o que mais me surpreende é que essas mesmas pessoas que dizem abominar estereótipos, acabam o propagando sem perceber, e trazendo junto com ele aquele velho habito de medir o conhecimento musical de alguém pelo tamanho das madeixas, o que nem sempre funciona. Wesley Safadão é o melhor exemplo disso hoje em dia.
Entendam que o problema não é gostar, admirar e querer ter um parceiro de cabelos longos, e sim fazer disso algo padrão e indispensável para qualquer relacionamento. Seja amizade, namoro ou algo parecido.
Moços, não se sintam diferentes por não ter um cabelo gigante, pois isso não te define. O que te define são as tuas atitudes, o jeito como tu te portas e como você pensa. Se tu queres ter um cabelo enorme porque te sentes bem e acha que te favorece, siga em frente! Invista, cuide e faça bom uso de suas longas madeixas. Mas se você quer isso apenas para se afirmar como banger, repense essa ideia. Até porque, se cabelo fosse tão importante, não te mandariam cortar por causa de trabalho, não é?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Ex e atuais membros da banda de King Diamond lançam novo projeto, Lex Legion
Veja o Arch Enemy se apresentando pela primeira vez com a vocalista Lauren Hart
Silenoz explica significado do próximo disco do Dimmu Borgir
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"


Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite


