Desmistificando o "Kill' em All", do Metallica
Postado em 21 de setembro de 2013
"Kill' em All" é o melhor álbum do Metallica e é o expoente do thrash metal? A resposta é "não". E veja por que.
Primeiramente - e isso é reconhecido pela própria banda - Kill' em All foi um álbum muito mal produzido. Na época, segundo o próprio Lars Ulrich, ele e James eram péssimos músicos. Isso se percebe na execução das músicas. Boa parte dos "clássicos" deste álbum é mal tocada, pois na ocasião eles ainda eram músicos amadores. Mas aí tem os fãs inveterados que reafirmam a importância do álbum como um expoente do thrash metal, e dizem que apesar de ter sido mesmo mal produzido, ele é o primeiro álbum de thrash metal da história e foi ele que influenciou outras bandas do gênero.
Isso poderia ser verdade. Poderia. Mas infelizmente para os fãs nem mesmo o próprio Metallica acha isso. Kill'em All tem, em suma, a mesma sonoridade de composições anteriores do Motörhead. E apesar da própria banda não se considerar thrash, a sonoridade dos álbuns "Overkill" (1979) e "Ace of Spades" (1980) serve justamente para provar isso. A própria canção "Ace of Spades", uma das mais conhecidas da banda, é de longe reconhecível por seu peso, velocidade e agressividade, tudo característico do thrash metal que vemos em Kill'em All, porém com uma execução e produção muito superior.
Sem sombra de dúvidas, se alguma banda pode ser reconhecida como um marco para o thrash metal, esta banda é o Motörhead, cuja influência é nítida em tudo que feio no início da década de 1980. E isso é algo reconhecido pelo próprio Metallica. Tanto é verdade que em seu segundo álbum, o "Ride the Lightning", a sonoridade do Metallica passa a ser bem diferenciada, tornando - este sim - o melhor ou pelo menos o segundo melhor álbum da banda, levando em conta que muitos ainda preferem "Master of Puppets", que é outro excelente álbum.
Até então o que este texto diz é factual. Não é opinião. De fato, os dois álbuns citados do Motörhead foram lançados anos antes de Kill'em All, e qualquer pessoa com o mínimo conhecimento na história do gênero sabe que o primeiro álbum do Metallica é, praticamente, uma cópia do que Lemmy já tinha feito. Mas aí você se questiona: porque esse mito em cima do Metallica, então?
A explicação é simples: Falso saudosismo. Fãs de thrash metal - o que também sou - têm o péssimo hábito de saudar demais os "primeiros clássicos" de qualquer banda do gênero. E como Motörhead não é considerado thrash metal, não se encaixa nesta categoria, e aí os fãs precisam ter alguém para idolatrar. Então, independente do que o Kill'em All tivesse apresentado, ele seria chamado de clássico e teria a mesma idolatria, porque é provável que a maioria das pessoas que se dizem fãs deste álbum sequer o escutam quando estão sozinhos em casa; devem escutar, porém, na presença de outras pessoas, para mostrar o quanto são "true".
Assim sendo, o agora desmistificado álbum se torna apenas um álbum de thrash metal, e não "O álbum" de thrash metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
Por que Yngwie Malmsteen não é tão difícil quanto dizem, segundo Zakk Wylde
Aerosmith realiza segundo show comemorativo; veja setlist, convidados e vídeos
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
A opinião de Humberto Gessinger sobre o Mamonas Assassinas
A atitude de Gene Simmons que fazia Scorpions sentir nojo quando abria shows do Kiss
O hit da Legião Urbana que revela crítica de Renato Russo a hábito de apresentadoras infantis

Dave Mustaine revela hit do Metallica diretamente influenciado por "Sweet Home Alabama"
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Heavy Metal: Bem vinda, Nova Geração da Velha Escola



