Desmistificando o "Kill' em All", do Metallica
Postado em 21 de setembro de 2013
"Kill' em All" é o melhor álbum do Metallica e é o expoente do thrash metal? A resposta é "não". E veja por que.
Primeiramente - e isso é reconhecido pela própria banda - Kill' em All foi um álbum muito mal produzido. Na época, segundo o próprio Lars Ulrich, ele e James eram péssimos músicos. Isso se percebe na execução das músicas. Boa parte dos "clássicos" deste álbum é mal tocada, pois na ocasião eles ainda eram músicos amadores. Mas aí tem os fãs inveterados que reafirmam a importância do álbum como um expoente do thrash metal, e dizem que apesar de ter sido mesmo mal produzido, ele é o primeiro álbum de thrash metal da história e foi ele que influenciou outras bandas do gênero.
Isso poderia ser verdade. Poderia. Mas infelizmente para os fãs nem mesmo o próprio Metallica acha isso. Kill'em All tem, em suma, a mesma sonoridade de composições anteriores do Motörhead. E apesar da própria banda não se considerar thrash, a sonoridade dos álbuns "Overkill" (1979) e "Ace of Spades" (1980) serve justamente para provar isso. A própria canção "Ace of Spades", uma das mais conhecidas da banda, é de longe reconhecível por seu peso, velocidade e agressividade, tudo característico do thrash metal que vemos em Kill'em All, porém com uma execução e produção muito superior.
Sem sombra de dúvidas, se alguma banda pode ser reconhecida como um marco para o thrash metal, esta banda é o Motörhead, cuja influência é nítida em tudo que feio no início da década de 1980. E isso é algo reconhecido pelo próprio Metallica. Tanto é verdade que em seu segundo álbum, o "Ride the Lightning", a sonoridade do Metallica passa a ser bem diferenciada, tornando - este sim - o melhor ou pelo menos o segundo melhor álbum da banda, levando em conta que muitos ainda preferem "Master of Puppets", que é outro excelente álbum.
Até então o que este texto diz é factual. Não é opinião. De fato, os dois álbuns citados do Motörhead foram lançados anos antes de Kill'em All, e qualquer pessoa com o mínimo conhecimento na história do gênero sabe que o primeiro álbum do Metallica é, praticamente, uma cópia do que Lemmy já tinha feito. Mas aí você se questiona: porque esse mito em cima do Metallica, então?
A explicação é simples: Falso saudosismo. Fãs de thrash metal - o que também sou - têm o péssimo hábito de saudar demais os "primeiros clássicos" de qualquer banda do gênero. E como Motörhead não é considerado thrash metal, não se encaixa nesta categoria, e aí os fãs precisam ter alguém para idolatrar. Então, independente do que o Kill'em All tivesse apresentado, ele seria chamado de clássico e teria a mesma idolatria, porque é provável que a maioria das pessoas que se dizem fãs deste álbum sequer o escutam quando estão sozinhos em casa; devem escutar, porém, na presença de outras pessoas, para mostrar o quanto são "true".
Assim sendo, o agora desmistificado álbum se torna apenas um álbum de thrash metal, e não "O álbum" de thrash metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra



"Enter Sandman", do Metallica, supera 2 bilhões de plays no Spotify
Baixista do Megadeth conta como reagiu à notícia de que regravaria "Ride the Lightning"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
A opinião contundente de Andre Barcinski sobre "Lulu", do Metallica; "Tudo é horrível"
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Metallica será homenageado como Parceiro Visionário pela Cruz Vermelha
Confirmado: Axl Rose gosta de sorvete de baunilha


