Guns N' Roses: Por que o próximo álbum já está pronto e pago?
Por Lucas Surjus
Fonte: Axl Rose - Fã Clube
Postado em 11 de maio de 2013
Muito tem se especulado sobre as gravações e o lançamento do próximo álbum do Guns N’ Roses. No entanto, parece com o início das especulações muita gente se esqueceu de algo de grande importância nesse assunto: o Guns N’ Roses tem dois álbuns prontos nunca lançados.
Entre 1997 e 2007, o Guns N’ Roses passou por uma maratona de gravação. Existem relatos de músicos dizendo que na segunda metade da década noventa os ensaios da banda eram uma loucura, com inúmeros membros diferentes – variando de Zakk Wylde à Chris Vrenna do Nine Inch Nails – entrando e saindo do estúdio.
Guns N' Roses - Mais Novidades
E não é segredo para nenhum fã que Axl Rose sempre foi um grande fã de grunge e de rock industrial, sendo essa a principal diferença artística entre ele e Slash, que queria que o grupo continuasse tocando hard rock. Nos 10 anos de gravação do Chinese Democracy, a banda passou por inúmeros gêneros musicais, algo bem visível no álbum lançado. Talvez se tivessem lançado CDs a cada dois anos – existia música o suficiente pra isso - o choque com Chinese Democracy fosse menor, e a formação atual fosse mais aceita.
Comparemos o Guns N’ Roses com o Aerosmith: imagine que é 1976 e você comprou uma cópia do Rocks. Você ama a pegada hard rock e mal pode esperar pelo próximo álbum, acontece que não existe um. Em vez disso, o Aerosmith se tranca no estúdio por 17 anos. Eles gravam todos os CDs: Draw the Line, Pump, Permanent Vacation, mas nunca os lançam. De repente, é 1993, e depois de 17 anos de silêncio, Aerosmith finalmente lança o novo CD Get A Grip. Você compra pensando "vai ser como Rocks, talvez melhor!" Você chega em casa, põe o CD pra tocar esperando um Rocks 2, mas em vez disso você tem um CD que em alguns momentos soa remanescente de 1976, mas que é carregado de baladas, colaborações, sintetizadores e um monte de coisa que parece fora de lugar. Aerosmith não é mais o mesmo, eles mudaram de maneira que ficaram irreconhecíveis. A realidade é que ambas as bandas tem muitas semelhanças, Aerosmith mudou muito desde seus primeiros dias com Toys In The Attic e Rocks e seu presente com o "baladesco" Get A Grip e o pop Just Push Play, mas suas mudanças foram graduais, ao longo do curso de inúmeros álbuns, então foi mais fácil para os fãs aceitar essas mudanças. O Guns N’ Roses, no entanto, desapareceu por 17 anos tendo gravado mais de... 70 músicas! Isso mesmo, de acordo com Tom Zutaut, empresário do Guns N’ Roses na época do Appetite For Destruction, em 2002 Axl Rose tinha mais de 70 demos para o Chinese Democracy, imagine hoje, 11 anos depois. Suas mudanças também foram graduais, havia até nos Illusions indícios do que esperar nos próximos álbuns, dicas da direção musical que Axl Rose seguiria, mas nós nunca vimos – ou melhor, ouvimos – o que se passou entre 1993 e 2008, por isso Chinese Democracy a princípio é um álbum difícil de processar. Por isso é necessário ouvi-lo de mente aberta.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Imagine que Axl Rose tivesse lançado em 1999 seu álbum 2000 Intentions, e em 2002 Chinese Democracy, e mais outro álbum em 2006 e 2008. Talvez hoje as pessoas ainda dissessem "a época do Slash era melhor", mas com certeza aceitariam muito mais essa banda de hoje como o Guns N’ Roses.
O fato é que haviam mais de 70 demos nessa época, e o baixista da banda, Tommy Stinson, disse uma vez que "Estamos trabalhando em 35 músicas, entre uma porrada de demos." Em sua entrevista para Eddie Trunk em 2006, Axl Rose afirmou que tinha acabado de chegar de um ensaio em que estavam tocando uma música do terceiro Chinese Democracy. Enfim, são inúmeras as citações de inúmeros membros da banda em que eles afirmam que havia música suficiente para dois ou três álbuns. Sebastian Bach chegou a falar em quatro álbuns! Mas nivelemos por baixo, utilizando a citação em que Axl Rose fala no menor número: "Temos 32 músicas [...] Sempre imaginei Chinese Democracy como um CD duplo."
Excluindo-se as 14 músicas lançadas, restariam 18 músicas, o suficiente para um CD grande. Em um chat com os fãs em Dezembro 2008, Axl Rose confirmou o título de 13 músicas:
Ides of March
Oklahoma (que de acordo com Axl "Eu estava sentado no julgamento com minha ex-esposa Erin, no dia do atentado (de Oklahoma, em 20 de Abril de 1995). Ai tivemos um intervalo, e eu estava com um sorrio meio nervoso conversando com meus advogados, pensando "Pessoal, desculpa, mas eu estou tendo problemas em levar isso a sério. É muito irônico que estejamos aqui sentados e uma certa pessoa está falando todo tipo de merda e 168 pessoas simplesmente morreram. E essa certa pessoa com que estou sentado aqui, ela não liga. Me obliterar é o único objetivo dela")
Atlas Shrugged (que contém colaboração de Brian May, do Queen, e foi descrita por Jeff Leeds como "uma mistura de Glam anos 70 e November Rain")
Oh My God (lançada como single em 1999 mas regravada pela banda)
Silkworms (já tocada ao vivo pela banda em 2001)
Down By The Ocean (escrita por Axl Rose e Izzy Stradlin)
Soul Monster/Leave Me Alone (nas palavras de Axl Rose: "Robin faz um solo meio Stevie Ray Vaughan. É nosso momento mais Black Sabbath, é umas das músicas mais pesadas que eu já cantei. Sei que muitos vão discordar disso...")
Checkmate (ouça o refrão aqui)
Seven (que, nas palavras do animado baterista Brian Mantia "É UMA BALDA ÉPICA COM UM REFRÃO QUE VAI ARRANCAR SUA CARA E UMA PONTE DO CARALHO!!!!!)
The General (que de acordo com Sebastian Bach é a continuação de Estranged. Ouça a intro aqui.)
Thyme
Quick Song (que de acordo com Jeff Leeds tem um riff semelhante ao de Smells Like Teen Spirit)
Zodiac (que de acordo com Jeff Leeds é um rock industrial eletrônico)
Outro fato interessante, é que a mídia adora dizer que Axl Rose gastou 14 milhões de dólares para fazer Chinese Democracy. Mas na verdade, ele gastou 14 milhões de dólares para fazer muito mais que as 14 músicas lançadas no Chinese Democracy, considerando que foram no mínimo 32 músicas entre 70 demos, o que não fica tão caro.
Outra coisa que deve ser considerada, é que a Best Buy, pagou 14 milhões de dólares para ter os direitos de venda exclusivos do álbum nos EUA, o mesmo valor de produção das músicas. Acontece que esse foi o valor gasto para produzir 32 músicas, e Axl Rose vendeu 14 das músicas pelo mesmo preço, ou seja, uma negociação brilhante para ele. Com o acordo, ele cobriu os gastos de produção do Chinese Democracy e de qualquer álbum subsequente.
A negociação da Best Buy tem outro aspecto brilhante: das 14 músicas lançadas, 11 já tinham vazado meses ou até mesmo anos antes. Ou seja, Axl Rose recebeu 14 milhões (custo de produção de 32 músicas) para lançar 3.
Ou seja, o próximo álbum do Guns N’ Roses não está apenas pronto, mas também pago.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
Bruce Dickinson lança vídeo de versão reimaginada da clássica "Tears of the Dragon"
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Com ex-membros do Death, Left to Die anuncia álbum "Initium Mortis"
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
Dennis Stratton quer ir ao Hall of Fame, mas respeitará decisão do Iron Maiden
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
10 discos ao vivo que mostram o coração do blues em sua forma mais direta
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Nick Mason relembra o dia em que o Pink Floyd encontrou seus heróis: os Beatles
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson descreve motivo de sua saída da banda
Como Raul Seixas escolheu o guitarrista para gravar seu álbum de maior sucesso
Vinnie Paul gostaria que disco do Guns N' Roses fosse tocado em seu funeral
TVs destruídas, formigas aspiradas, hotéis em chamas: as extravagâncias absurdas dos rockstars
A opinião de Slash sobre o clássico "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin
Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
A música de 1969 que mudou a vida de Slash - e ajudou a moldar o hard rock moderno
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Nergal, do Behemoth, assiste show do Guns N' Roses ao lado do palco
A música revolucionária que o Guns N' Roses começou a criar num porão em 1985
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
Iron Maiden: Eddie, um símbolo do rock vilipendiado por idiotas
