Angra: O que vem na cabeça de um fã, agora?
Por Pedro Bertassp
Postado em 27 de maio de 2012
Nada. Simplesmente nada. É isso que nós, fãs, obtemos quando temos perguntas sobre o futuro do Angra. Nada mais foi. Após o (vergonhoso) show do Rock In Rio, muita coisa se especulou. O problema é que não temos nada de oficial, nada de verdadeiro vindo dos membros da banda. Com isso, nós, fãs, começamos a enlouquecer e então escrevemos textos para o Whiplash.net falando de como fica nossa cabeça.
Em 2009, a notícia do retorno do Angra foi uma grande explosão. No intervalo de 2007 para 2009, até o retorno com Aquiles fora e Ricardo dentro, novamente, foi dito muita coisa. Especulações de um retorno da formação original (boato reforçado pela participação de Confessori no disco solo de Rafael), novo vocalista, enfim, várias coisas. No fim, Ricardo assumiu novamente as baquetas e o resto da banda se manteve. Rafael inclusive disse na edição 123 da Roadie Crew que fãs ameaçavam se matar caso a banda encerrasse as atividades. O perigo mora aí. É melhor encerrar as atividades ou permanecer, fazendo coisas 'mornas'? Nesta mesma edição da revista, Rafael diz o seguinte:
"Muitas vezes, os fãs me perguntam se é difícil fazer sucesso. Eu respondo que não, comparado com você se manter fazendo sucesso. Para isso, é preciso reinventar...'
E então, o Angra não se reinventou.
Com o retorno de Confessori, o Angra fez uma turnê de sucesso com o Sepultura. Edu, com sua voz descansada dos tons que machucavam sua garganta no Angra, estava fazendo shows realmente muito bons. Todos acreditavam na banda, no que estava acontecendo, no então retorno da banda na qualidade que se vê no único DVD. E no fim, mais decepções. Infelizmente, no meio da turnê, já encontrávamos videos de Edu dando alguns deslizes e a banda cometendo alguns erros. Enfim, a qualidade caindo. Obviamente, como frontier, o peso sempre vinha nas costas de Falaschi, mesmo não sendo somente dele o fardo.
Após a turnê, finalmente o novo álbum. Edu exaltava muito o disco, fazendo-nos esperar por coisas incríveis. Tudo bem, o álbum é realmente muito bom, mas muito abaixo do que nós, fãs, esperávamos.
Com isso, mais uma turnê e o medo batia na porta. Discussões entre fãs sobre o futuro do vocalista e da banda estavam cada vez mais fortes. E então, a banda completou 20 anos. E nada foi feito. Nenhum DVD, nenhuma homenagem, nenhuma nota no site, nada. O site do Angra, por sinal, é incrível. O abandono chega a assustar, mesmo na época de shows. Após isso, o show no Rock In Rio foi marcado e ali foi onde o barco afundou de vez.
E é a partir disso que a dúvida vem. O que nós, fãs da banda, vamos fazer agora? Obviamente, queremos o melhor, mesmo não sabendo se o melhor seja um retorno triunfal da formação clássica (que não é a original, diga-se de passagem), a continuidade com a mesma formação, caras novas ou o encerramento dos trabalhos. As polêmicas declarações de Edu vem fazendo um pouco de sua caveira, mesmo ele apenas expressando, apesar da forma que ele costuma fazer isso, suas ideias e sentimentos. O Edu vem muito bem no Almah e o que ele fez pelo Angra é incontestável. Apesar de N problemas, Edu tem um papel fundamental em tudo o que ocorreu na história da banda. O problema é saber se o tempo dele já terminou, ou se ainda tem algo mais. Em recente entrevista para a Roadie Crew edição n° 154, Edu comenta sobre sua operação, assume que cantou mal no Rock In Rio e o principal, diz que o Angra queria deixa-lo descansar e colocar outro vocal até o fim de sua recuperação. Edu foi contra e com razão.
Mas então, outra questão nos surge é: Quem? Quem o Angra estaria de olho? Edu diz o seguinte:
"Se o Angra quiser outro vocalista, tudo bem, mas se continuar comigo vou cantar só na região que minha voz permitir."
E aí a cabeça de um fã de Angra para. Como assim? Quer dizer que músicas da época do Titio Dedé estarão fora do repertório? E então, mais confusão, especulação, conversa, vuco vuco, paçoquinha, sucrilhos e toda a conversa sem rumo que fãs de Angra tomam para eles.
Fontes não seguras disseram que, em uma certa conversa com Marcelo Moreira, baterista do Almah, pelo facebook, este confirmou que o médico liberou contra sua vontade que o Edu cantasse no (vergonhoso) Metal Open Air. Mas dada as proporções do festival, este acabou liberando.
Entendam, não sou contra o Edu, e sim a favor do Angra, seja lá o que isso queira dizer hoje. Muito se diz, muito é especulado e nada de oficial surge. Enquanto isso, os fãs enlouquecem, como eu.
Então, senhores membros, se possível, pronunciem-se. Sei que Edu está ocupado com Almah, Ricardo com o Shaman, Kiko com o disco novo e Rafael com suas aulas. Mas nos dêem uma luz. São 10 minutos, ou até menos, que vocês gastariam.
No fim de tudo, o pedido é um só: Resolvam-se e nos de uma resposta. Não nos deixe no escuro. Queremos o melhor da banda para a banda, seja lá o que isso queira dizer hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
35 músicas de bandas de rock com mais de 1 bilhão de reproduções no Spotify
A lista das 10 melhores músicas lançadas em 1994, segundo Renato Russo
James Hetfield, do Metallica, surpreende ao listar suas músicas de que mais se orgulha


O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



