Metal Fest Chile: "limpando a imagem" da América do Sul
Por Julio Ferraz
Fonte: Powermetal.cl
Postado em 30 de abril de 2012
Animado por transmitir a sensação de festa absoluta que existe na Arena Movistar. É o maior festival de metal feito na cena metaleira chilena e que tenta levar a coisa a sério, e que é feita de verdade, onde você ouve todos os tipos de metal, MEGADETH, METALLICA, MAIDEN e SLAYER, mas além dessas classicas, alguns fãs devem suportar a ausência de sua bandas favoritas, e as que vieram, devem agir diante de uma platéia cuja quantidade não faz justiça ao seu nome no meio.
Onde eu quero chegar é na emoção que faz com que a experiência de milhares de fãs de metal batam palmas com os clássicos do ANNIHILATOR, ACCEPT com UDO nos vocais, enlouquecidos moshpits, stage diving nos shows de TESTAMENT e ANTHRAX... e tudo em paz, alegria, diversão e festa, sem qualquer transtorno, uma harmonia que eu tenho certeza que todos os outros eventos invejaria, um choque positivo decorrente do entusiasmo de todos ali presente, como um sonho do qual se tem consciência que está sendo vivido, portanto, todos se mobilizam para que assim não seja estragado um momento como esse.
Tanto fora como dentro da Arena Movistar, Metal Fest é o festival que sempre sonhamos ter aqui no Chile, com bandas tocando diante de uma platéia ilustre, impensáveis se tivessem que vir tocar sozinhas. Como todas essas frases clichê e tudo mas, agora vale mais do que nunca: a união faz a força.
É justo sentir algum tipo de receio depois do que aconteceu no último fim de semana no Metal Open Air no Brasil, o evento irmã do Metal Fest Chile, que por causa da negligência dos próprios produtores se tornou um dos mais tristes marcos na história do metal sul-americano. No entanto, todo o medo em Santiago sempre foi infundado, porém vários reclamaram por ser realizado em um recinto fechado ou a pouca variedade de estilos, mais ainda assim a organização até agora tem sido impecável, e o comportamento dos metaleiros, exemplar!
Tudo estava em ordem, horários compridos os grupos tocando na hora exata conforme programação... o primeiro atraso foi do TESTAMENT, uns quatro ou cinco minutos, e todos já estavam ansiosos e querendo saber o por que diabos não aparecia! Sobre a qualidade do som... uma banda que sempre esteve em dívida com Chile nesse aspecto era o OBITUARY, que agora soava incrível, podre como só eles sabem, claro e estrondoso. Um luxo desde o início.
Na verdade, é difícil não se sentir uma criança diante de tanta energia em um festival como esse, indo de um lado para outro para não perder nada. Além disso, as bandas chilenas mostravam a sua cara num palco raramente visto em nossa cena, entregando um som amplificado e de excelente desempenho dos nossos compatriotas. CALEUCHE soava poderoso como jamais havia escutado, o mesmo de uma hora atrás, no show do MASSAKRE... som de qualidade internacional, absolutamente esmagador! Talvez como nunca tenha soado, oferecendo potência, detalhe, cor e energia.
Quem teria imaginado OBITUARY tocando para três mil pessoas?, Ou UDO retornando depois de um ano para se vingar de uma audiência local digna desse nome? Ou apenas ver ANNIHILATOR, uma banda que ninguém tinha marcado em sua agenda e de repente vem para roubar o filme?
Finalmente, Joey Belladonna diria no final do show do ANTHRAX, "sempre adorem a música"! Esse é o espírito do The Metal Fest que muitos já sentem desde o seu primeiro dia.
Hoje, domingo 29/04, teremos BLIND GUARDIAN levantando a bandeira da música que nós amamos tanto, DESTRUCTION voltando a tocar em um festival como o fez em 2000 com THE HAUNTED e IMMORTAL, e como eles merecem! Veremos seus irmãos do KREATOR numa apresentacao exclusiva só para os chilenos, em que poderemos dizer ao mundo como soa Mille Petrozza e companhia em 2012...
O Metal Fest tem a responsabilidade de limpar a imagem da América do Sul mediante o desastre do Metal Open Air, e até agora todos os envolvido nele estão colocando o Chile no olho da cena, em um festival ate o momento impecável, desde a organização aos grupos, e claro, até o público presente. Que orgulho e prazer, agora só desfrutar o que falta...
Texo Original Jorge Ciudad
Traduzido Julio Ferraz
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Tom Araya chorou ao receber a notícia da morte de Jeff Hanneman
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
A frustração de Raul Seixas que não incomodava Renato Russo: "Não é essa a questão"
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"



Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Confirmado: Axl Rose gosta de sorvete de baunilha



