Imprensa e rock: quanto mais velho, mais novidade

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Cinthia Demaria, Fonte: Da Morte ao Mito
Enviar correções  |  Ver Acessos

É notável como a imprensa faz do velho sempre novidade. Será que as bandas de hoje não são mais notícia? Ou o antigo é muito mais atraente e carrega consigo o caráter de exclusividade? A quebra do tradicional e dos paradigmas é o princípio básico do jornalismo de se caracterizar como notícia.

Indústria: atrizes pornô começam a seguir mesmo rumo das bandasNuno Bettencourt: Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com ela

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas o que aconteceu para o que o novo seja apenas conteúdo de fofocas, de relacionamentos amorosos ou escândalos? Fazer música parece que é uma tarefa midiática para novas bandas, enquanto as antigas tentam se destacar pelas novidades que vão além de suas produções musicais.

Aonde estão os músicos que querem fazer música pela qualidade e não pela visibilidade? Talvez seja esse um indício que nos diferencia da década de 1990, a última em que as bandas ganhavam notoriedade por serem autênticas. Hoje é tão comum ver músicos desvirtuando-se de seus objetivos para repetir o que "é comercial e vende"... Em contrapartida, é evidente que não dá para viver da música sem a visibilidade da imprensa.

O fato é que continuamos a esperar pelo show dos "velhos" e queremos que eles cantem "as velhas" canções. Ir a um show de uma banda favorita sem ouvir os clássicos é quase inadmissível pelos fãs. Será que nos tornamos mais intolerantes? Ou a mídia que veicula visibilidade nos passou a ideia de "ter preguiça do que é novo?"

Fica a pergunta para reflexão.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Indústria: atrizes pornô começam a seguir mesmo rumo das bandasIndústria
Atrizes pornô começam a seguir mesmo rumo das bandas

Nuno Bettencourt: Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com elaNuno Bettencourt
Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com ela


Sobre Cinthia Demaria

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Cli336x280 CliIL