Fuvest: véspera de vestibular é dia de Rock'n'Roll
Por Roberta Forster
Postado em 26 de novembro de 2011
Estudantes amantes do bom e velho rock’n’roll, é chegada a hora do temido e inominado vestibular que já eliminou, por seleção natural, vários candidatos ao longo da Setembrite; febre denominada que pode acometer os vestibulandos no mês de setembro e, na transição para outubro, transforma-se em Outubrite; ora, você já passou por essa fase, considere-se um vitorioso! Afinal, ao sobreviver aos surtos e pressões psicológicas impostas pela febre, você já se provou forte o suficiente para enfrentar as tropas de choque que o aguardam no fim da linha e sobreviver para contar a história.
Você está munido das armas que precisa, já está preparado, não é hora para estudar, afinal, você já estudou tudo o que tinha que estudar até aqui (se não o fez e tocou viola o ano todo, não vai ser às vésperas do vestibular que aprenderá tudo o que o seu concorrente aprendeu ao longo de um ano inteiro de preparo; se você conta com a sorte, saiba que nesse jogo a sorte só está ao lado de quem trabalhou para merecê-la). Portanto, nada de cadernos; você já estudou, já se dedicou, merece um descanso antes da tão esperada prova.
Hoje é dia de rock’n’roll: saia com os amigos. Se for para um bar, que seja para curtir a boa conversa e ouvir um bom rock, nada de encher a cara para fazer a prova de ressaca; evite arrumar dor de cabeça (nos dois sentidos!). Comida? Faça uma refeição leve, não se aventure naquela comida mexicana cheia de condimentos que poderão causar turbulências intestinais. Sushi? É uma delícia, mas é melhor deixar o peixe cru para a segunda feira. Recomendações de um professor de química (grande Nabil!): prefira açúcares e carboidratos – como um bom macarrão – nada de se empanturrar de feijoada para dormir e babar em cima da prova; prudência, guerreiros, prudência! Ela é essencial neste momento.
Faça hoje uma playlist para amanhã, construa o seu "the very Best of" de todos os tempos, carregue seu mp3 player, seu iPod, iPhone, celular, discman ou toca fitas (sem preconceito contra aqueles que ainda são do tempo da fita K7 associada a uma caneta bic). Saia cedo de casa, conheça o local de exame com antecedência e saiba que imprevistos acontecem: motoqueiros se jogam na frente dos carros e se quebram todo só para te atrapalhar; então previna-se e contabilize tudo isso! Afinal, não queremos que você, desesperado, se agarre ao portão fechado implorando por clemência e seja entrevistado pelo fantástico e responda a perguntas super inteligentes e criativas do tipo "Você perdeu a prova? Estava se preparando o ano inteiro? Como você se sente agora?"; não, definitivamente não queremos isso.
Após ter se precavido dos possíveis imprevistos, você então chegou ao local, encontrou alguns amigos ou acabou se enturmando com uma galera; a conversa estava boa, mas o assunto começou a se enveredar para o vestibular; fuja disso! Demonstre sua segurança e o quanto você está tranquilo, afinal, vai ser uma provinha ridícula! Pegue seu aparelho sonoro (seja lá qual ele for) que contém a playlist que você já preparou coloque os fones, goze do melhor do rock’n’roll, faça cara de paisagem e não pense em mais nada até que se abram os portões.
Lembre-se: "No pain no gain, The weak will fall, the stong remain!"; esse não é o fim da guerra, é apenas mais uma batalha; seja lá qual for o resultado que te espera agora, jamais desista dos seus sonhos e objetivos. Boa prova a todos!
Um agradecimento especial à querida professora de biologia Patrícia Teixeira Ribeiro Passos, do Curso e Colégio Objetivo, por toda a sua dedicação e discurso motivador às vésperas do dia do terror.
Referência da música: No Pain No Gain – Scorpions.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Jimmy Page, do Led Zeppelin, responde se ficava nervoso de tocar para multidões
Quando o Rush abriu para uma banda lendária e Alex Lifeson quase desistiu da guitarra
O clássico do Black Sabbath cantado por Dio que inspirou música do Iron Maiden

A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
De fãs a palpiteiros, o que o heavy metal e o futebol têm em comum
Pink Floyd: entenda o "estilo Gilmour" de tocar guitarra
Thrash Metal: a estagnação criativa do gênero



